Esta seção é apenas um "boost" para quem
anda tropeçando em Final Fantasy IX :)
1 - Estratégia escrita pelo nosso membro Spider (que fez um trabalho
bastante profissional), a qual é exclusiva da RPG-A e para uso
privado, ou seja, você não pode e não terá
autorização para publicá-la em seu site.
2 - Se é iniciante ou está começando a jogar Final
Fantasy IX com esta estratégia, dê uma passada na seção
"Sistema de jogo", "Dicas" e coisas do tipo para aprender
algumas das coisas básicas do game.
3 - Por falta de espaço, muitas imagens da estratégia estão
em forma de links. Então, fique ligado nos textos em azul, que
são links com uma imagem relacionada ao texto :)
4 - Divirta-se :)
|
 |
|
|
Introdução |
Final
Fantasy IX começa com uma animação computadorizada
(CG ou FMV) de Intro espetacular porém curta para a importância
do momento, narrando um sonho da princesa de um reino não tão
distante de onde uma Airship atravessa os céus. Você então
vê um garoto loiro com rabo de macaco chegar a uma sala um tanto
escura... E é ai que você interfere no rumo desta história
definindo o destino de dois mundos.
|
01.
Alexandria - Armando um Sequestro Real! |
Zidane
(este é o nome dele) está
em uma sala bem escura. Siga adiante com sua vela e pegue nos pontos
de Exclamação um Potion e 47 Gil. Depois Examine a mesa
central e um Ponto de Interrogação aparecerá. Escolha
a primeira opção e após uma conversa entre você
e seus amigos uma batalha contra uma figura com cabeça de dragão
se iniciará, além de você ter a oportunidade de renomear
o nome de Zidane. Apenas use Steal no inimigo até conseguir um
Potion, um Wrist e um Mage Masher. Após isso (é fundamental
roubar para ganhar o seu sustento facilmente) apenas use ataques fisicos.
Baku se revela e chama todos para uma conferencia na sala ao lado. Lá
ele explicará que ele e vocês são o grupo de Ladrões
Tantalus e estão ali para raptar a Princesa Garnet (foto à
direita) de Alexandria com a peça "Eu quero ser um canário"
como pretexto. Baku perguntará o que você deverá fazer,
apenas responda com a segunda opção (se escolher diversas
vezes a primeira Ruby virá).
Uma
cena vira mostrando a Airship encostando-se ao castelo de Alexandria aonde
o Cristal
reside. Um Black Mage solitário e confuso é o novo protagonista
na cena. Sob o
controle dele pegue um Potion ao lado esquerdo na parede, depois entre
na casa de onde a garotinha saiu e pegue 9 Gil e um Potion no nível
inferior e uma Fang Card no superior que você acessa pela escada.
Saia e vá para baixo da tela, de onde tantos garotos e garotas
surgem zunindo. Nesta nova e grande tela investigue paralelamente ao cenário
e consiga uma Sahagin Card, uma Lizard Man Card e uma Zombie Card. Consiga
também um Potion no mato atrás da estátua de Madelene.
Volte tudo e siga pelo caminho que as crianças fazem. Provavelmente
você já deve ter batido de cabeça no Rat Kid. Na nova
tela consiga 33 Gil e uma Goblin Card nos matos próximos a tela.
Entre no Bar do outro lado e ache uma Flan Card, um Potion e 27 Gil. Saia
e siga para a próxima tela. Siga para o Doug's Item Shop e consiga
38 Gil. Saia e continue a caminhada.
Na
nova tela siga para a direita e entre na loja. Consiga um Ether do lado
do balcão. Saia e examine uma carroça adiante as portas
do castelo para ganhar um Phoenix Pinion, depois examine a ?
do meio da tela. Escolha a primeira opção e fale com o homem.
Ele lhe perguntará o que você deseja, escolha a primeira
opção e descubra que seu ticket para a peça é
falso! Então para não deixá-lo triste ele lhe dá
uma Goblin Card, uma Fang Card e uma Skeleton Card. Esclareça certas
coisas com ele. Siga para a esquerda e encontre umas garotas brincando
de pular corda, participe desta, hum... Interessante brincadeira. Pule
com X e quando a corda estiver na altura do chapéu de Vivi. Os
Prêmios vão de 10 Gil e uma Cactuar Card até um Token
que prova que você é o melhor em pular-corda (que útil...).
Siga para a esquerda e encontre novamente Rat Kid, ele lhe propõe
uma sociedade para que os seus planos dêem certo. Aceite e escolha
sempre a primeira opção. Ele roubará uma escada e
fugirá, siga-o. Deixe-o descer e espere uma menina sair de sua
casa, então entre, verifique a casa e encontre um Eye Drops e 3
Gil! Saia e fale com Tom no cais, ele perdeu seu gato marrom, ajude a
encontrá-lo escolhendo a primeira opção. Siga de
volta até a Memorial Square, onde reside a estátua de Madelene.
Examine o gato e Tom virá correndo agradecê-lo. Depois volte
até onde ele ficava no cais e ele lhe entregará uma Bomb
Card por seus esforços. Vá ao caminho que Rat Kid seguiu
para encontrar a torre do sino, ele ordenará que você suba
as escadas, mas antes disso cheque envolta da torre e encontre um Potion
e um Tent. Fazendo o que ele pediu... Um Moogle cai na sua cabeça!
As apresentações serão
feitas e Rat Kid subirá na torre com a escada. Stiltzkin aparecera
e conversara com Kupo (esse é o nome do primeiro Moogle). Depois
que você ganhar controle novamente converse com Kupo e aprenda a
usar o Correio Moogle, o Mognet. Aceite o pedido de ajuda dele e ganhe
uma Carta de Kupo para Monty. Salve de preferência e depois suba
pela escada. Você então encontrara Rat Kid que começara
a cruzar os telhados em direção ao Castelo de Alexandria.
Siga-o e explore todos os telhados e encontre 29 Gil, mais 92 Gil e mais
63 Gil! Rat Kid então literalmente lançará a escada
e vocês ganharão acesso ao castelo. No meio da travessia
pelos telhados, Rat Kid perguntará o seu nome, coloque o que bem
entender, mas, como Zidane, Vivi será Vivi. Uma CG se iniciará
e mostrará a queima de artifícios e também a tristeza
de Garnet diante do tanto que tem, enquanto sua suposta mãe, Rainha
Brahne gargalha diante de tantas luzes e fogos. Um cavaleiro demonstra
pena da princesa, mas afinal quem será ele?
Baku
entrara no palco como o Rei e iniciara com uma narração
a Peça. Depois de alguns diálogos uma batalha fictícia
se iniciará. Você perdeu temporariamente o comando Steal
e este foi substituído por SFX, efeitos especiais e sonoros, que
resumem as magias falsas Poly, Pyro e Medeo. Use para vê-las e depois
desça o cacete nos inimigos. Depois disso você sai da batalha
e Zidane e Blank discutem e partem para uma briga em pleno palco. Este
é mais um Mini-Game do jogo, o objetivo é apertar os comandos
que aparecerem na tela (entre seta a esquerda, a direita, a cima, a baixo,
triangulo, bola, quadrado e X). Quanto mais pessoas impressionar entre
100, inclusive a Rainha Brahne, maior o seu prêmio. Quando acabar
escolha a opção No. Zidane e Blank entrarão no castelo.
- topo da página
- |
02.
Castelo de Alexandria - Encenação com amor, tragédia
e perseguição! |
Você
voltará a ver Zidane já dentro do castelo. Ele e Blank se
disfarçaram de soldados (e nocautearam os dois verdadeiros também)
para poderem raptar a princesa. Blank ira distrair a Rainha Brahne enquanto
você deve ir atrás de Garnet. Suba a escada adiante e encontre
uma Jovem Encapuzada. Zidane então começara a jogar o Xaveco
nela e surgirão opções. Escolha a segunda, depois
Blank chamara a sua atenção e a Garota zunira fora da frente
dos dois. Eles então correm atrás dela, pois Zidane tem
certeza que é Garnet. A perspectiva agora está em dois bobos
da corte, Zorn e Thorn. Sabendo que a Princesa sumiu, eles estão
com problemas. Então os mesmos vão para onde a Rainha Brahne
está. Chegando Steiner não permite a passagem deles, mas
Beatrix permite e vai falar com a Rainha, causando o furor de Steiner.
Steiner então (surge a opção de renomear o nome dele,
apenas) vai atrás de Garnet e encontra dois de seus soldados, os
Knights of Pluto, pelados! Depois da bronca corra atrás deles e
fale com ambos. Examine os papéis na nova sala e saiba a relação
dos nomes dos Knights of Pluto. Do outro lado há um Phoenix Down.
Fale como Moogle Mosh, não será desta vez que o Mognet será
utilizado, mas, salve seu progresso.
Agora
há mais um Mini-Game lhe aguardando, você deve encontrar
os Oito Knights of Pluto para ganhar um Elixir. Você já encontrou
dois deles. Siga para a sala ao fundo e siga para o lado direito, mas
não entre na sala, espere um dos Knights sair e corra atrás
dele. Mais um. O caminho da esquerda dá na cozinha aonde você
pode ver a Quina, mas tudo bem, siga para a direita, aonde você
não entrou e fale com o Knight boiando ali. Mais um, já
são quatro. Desça as escadas e siga para a esquerda para
ir a biblioteca. No fundo dela há um Knight, ele pedira para sair
dos Knights of Pluto, escolha qualquer uma, mediante sua escolha ele sairá
correndo de qualquer maneira. Volte e saia do castelo. Siga para a fonte
e para a direita, faça o mesmo esquema daquele Knight que aparecia
somente quando você fingia entrar em uma das salas, mas na direita.
Ele passara direto por você. Fale com ele. Vá a borda e fale
com o Knight sentado. Siga para a esquerda e fale com o Knight paquerando
a Soldado. Siga em frente e suba as escadas, no meio do caminho encontre
o último Knight of Pluto. Fale com ele novamente e ganhe um Elixir.
Termine de subir as escadas e você sairá em uma das Torres
do Castelo de Alexandria. Enquanto ele
se indaga onde estaria Garnet, ela esta fugindo de Zidane logo adiante
na outra torre. Então uma cena supermovimentada começa e
Garnet se joga da Torre presa as bandeirinhas, Zidane faz o mesmo e até
Steiner!
A
princesa literalmente cairá em cima de você e fugira, enquanto
Steiner se esborrachou numa das paredes da Airship. Controlando Zidane
siga uma sala adiante e Garnet trombara com Ruby, fale com Ruby e Garnet
continuara a fugir. Siga-a e você descobrira, numa conversa naquela
primeira sala do game, de que ela quer ser raptada e que você, um
seqüestrador trabalha no Teatro afinal. Depois disso Cinna entra
na sala (há até uma piadinha um pouco engraçada para
o nível das traduções de piadas de Japonês
para Inglês) e esconde vocês na sala seguinte. Steiner irrompe
na sala (putz, quantas vezes já disse sala?¿?) junto de
um Knight of Pluto. Ele procura por Garnet e nada. Então Cinna
mostra na outra room (hum...) uma passagem para fora. Descendo por ela
Steiner e o Knight entram pela porta. O Knight tenta descer primeiro,
mas fica preso (de propósito) e Steiner sai correndo em busca de
Garnet em outro lugar. Você sairá na sala da maquinas, investigue
a máquina a vapor com a opção? Escolha primeiro a
segunda e depois a primeira, ou a primeira e depois a segunda, tanto faz.
Depois desça as escadas e vasculhe ali embaixo em busca de dois
tesouros que caíram, caso tenha notado, quando você aumentou
e diminuiu a força das máquinas. No baú não
visível, atrás da máquina, há um Phoenix Pinion
e no pouco visível, bem abaixo, há um Phoenix Down. Siga
para a sala adiante de onde Cinna e Garnet o esperam. Lá você
encontrara Steiner. Uma
batalha então começará. Apenas use Steal até
que roube um Leather Hat e um Silk Shirt. Então o ataque, em um
momento, que não demorara muito, ele quebrara a armadura de Cinna
e dela muitos Oglops (um inseto do mundo Final Fantasy IX) saltaram, Steiner
gritara que nem uma mocinha porque odeia Oglops. A batalha acaba. A cena
então passa para Baku que ainda esta no palco com Marcus, então
Zidane e Garnet chegam,
logo depois Steiner e começam todos a improvisar! Steiner não
entende absolutamente nada e pensa que Garnet morreu, Vivi então
chega e sem querer conjura Fire na roupa de Garnet que a tira e se revela
diante de todo o público (e Steiner continua sem entender nada).
Então Steiner decide agir, ele e seus dois Knights of Pluto entram
em batalha
contra você. Apenas ataques os Inimigos com Zidane e Marcus, até
Garnet se bobear, e use Fire com Vivi. Após
a batalha Baku tentara fugir com a Airship, porém a Rainha
Brahne atacará com Lanças de Ferro e correntes destruindo
a Airship e finalizando com um Bomb incandescente! Uma nova batalha se
iniciara contra Steiner, mas desta vez o Bomb
estará atrás dele. Apenas ataque com todos e use Fire com
Vivi. Uma hora o Bomb explodira e a Airship conseguira fugir, mas se esborrachara
na Evil Forest, uma floresta que ninguém conseguiu entrar e sair
vivo.
- topo da página
- |
03.
Evil Forest - Perigo na Floresta do Mal! |
Zidane
entra em cena aos pulos e encontra Cinna que diz que Steiner, Vivi e Garnet
foram lançados da Airship para fora e cairam em algum lugar da
Evil Forest. A primeira ATE surgira. Aperte SELECT e selecione a primeira
opção, para ver o que esta ocorrendo com os outros (esta
é a função da ATE). Examine acima dos instrumentistas
deitados para encontrar um Phoenix Down. Salve seu progresso no Moogle
Mosco. Depois entre no Tronco abaixo. Não é necessário
treinar ou evoluir habilidades, espere ter mais de um membro no grupo
para fazer isso. Siga para a esquerda e encontre Vivi, Steiner e Garnet,
sendo que ela esta presa em um monstros da floresta. Uma batalha se iniciara.
Apenas ataque com Steiner a planta e use na opção Dyne a
Free Energy (note que Zidane entrou em Trance). Não é necessário
mas por via das dúvidas use um Potion em Garnet para que ela se
recupere devido ao Absorb que o monstro usa. A batalha então acaba
e a planta foge. Vivi se sente culpado por não ter feito nada e
então uma planta surge e captura ele também. Outra batalha
se inicia mas desta vez sem o Trance de Zidane. Apenas ataque com Steiner
e Zidane, no monstro é claro, que Vivi conjurara Fire na planta.
Quando a batalha termina a planta solta sementes venenosas em Steiner
e Vivi. Zidane os leva para o que restou da Airship.
A
cena volta com Blank dando um remédio a Vivi e explicando que a
poção irá remover os efeitos das sementes do corpo
dele. Depois a cena mostra Steiner que esta sendo guiado pelos irmãos
Zenero e Genero. Verá Steiner criticando tudo e que seu dever é
proteger Garnet. Ele será trancado na sala. Então Zidane
pede ajuda a Baku mas ele diz que o grupo Tantalus não deve se
envolver nos problemas dos outros e que não ajudará. Assim
que ganhar o controle de Zidane pegue uma Bronze Gloves no baú
ao lado e desça as escadas. Três ATEs surgirão. Uma
com Ruby, outra com Steiner e outra com Cinna. Pegue no baú ao
lado das escadas um Wrist, fale com Blank e depois entre na sala aonde
Vivi esta hospedado. Pegue no bau acima um Ether e suba na beliche e consiga
116 Gil. Fale com Vivi e os dois se apresentarão. Saia da sala
e Zidane tera um Flashback com Garnet. Escolha a primeira opção
e Blank falara para você ir falar com Baku. Antes disso siga para
a esquerda e pegue no Bau um Ether. Desça outras escadas e pegue
ao fundo da nova sala um Rubber Helm. Desça uma tela e pegue um
Leather Hat no baú. Volte tudo outra vez
e entre pela porta restante. Lá, Baku falara que não aprova
que você saia mas que a beleza de Garnet é motivo suficiente,
então vocês terão uma batalha, pois somente assim
Zidane pode deixar o grupo, mas isso na outra sala. Pegue um Potion no
Baú ao lado e atualize seus equipamentos. Depois, fale com Baku
e escolha a primeira opção para batalhar. Apenas ataque-o
e cuide de seu HP, pois Baku desistira da batalha. Depois de vencê-lo
vá aonde Steiner esta, ele e Zidane discutem e decidem ir atrás
de Garnet juntos mas com Vivi também. Você saira da sala
mas entre novamente e pegue um Ether no Baú. Siga a direita e continue
até chegar aonde Vivi esta, fale com ele e ele aceitara vendo que
seus poderes são realmente de grande valor. Steiner combina com
Vivi de ambos tentarem usar a Magic Sword... Depois que todos estiverem
juntos desça tudo e encontre Blank no meio do caminho, ele lhe
entregará o Key Item Blank's Medicine e uma carta de Baku. Além
de fazer um breve tutorial de como equipar as habilidades. Saia e depois
siga para a Evil Forest.
Ah...
o gosto das batalhas, level ups, ability ups novamente sentidos em mais
um Final Fantasy! Eu aconselho que não vise subir de level, pois
isto sera uma consequência. Apenas libere todas as habilidades possíveis
com todos os poucos equipamentos que detem. Quando estiver com um level
aceitável arrisque roubar alguns itens dos inimigos. Considerando
estes atributos aos seus personagens siga tranquilamente pela floresta
encontrando apenas Flans, Goblins e Dendobriums. Os Goblins concedem a
Blue Magic Goblin Punch mas esta somente poderá ser aprendida quando
com a Quina em seu grupo, isso um pouco adiante. Siga três telas
adiante passando por onde Garnet e Vivi foram atacados ocorrerá
uma ATE envolvendo os ladrões do grupo de Tantalus, e siga até
chegar em uma tela com uns troncos e um Moogle! Este Moogle é Monty
e a ele você deve entregar a carta e começar a engrenar a
função Mognet. Vá na opção Mognet várias
vezes assim você também lera uma carta de Stilzkin que esta
em um lugar um tanto frio. Salve seu progresso e recupere HP e MP na fonte
de água cristalina que esta no meio da tela. Depois siga duas telas
adiante e veja a planta
monstro que guarda a Evil Forest. Avance algumas telas e encontre
o planta monstro
se aproximando de Garnet. Uma batalha
começa. Use Steal com Zidane e roube um Iron Helm e um Eye Drops,
com Vivi use Fire, fraqueza do monstro e com Steiner use Fire Sword em
Sword Magic. Blank entra na batalha após alguns golpes. Termine
com ela rapidamente. Então Zidane usa o remédio em Garnet
e todos fogem pois mais monstros ai vêm. Uma perseguição
começa e você entra em batalha.
Use Steal com Zidane e Blank e Fire com Vivi, além de Attack com
Steiner. Continue avançando até uma CG começar, que
convenhamos é espetacular. Zidane então se sente culpado
por Blank estar petrificado e ele estar a salvo. Todos dormem depois que
Zidane decide e bate boca com Steiner. No dia seguinte um Moogle, Moguo
chega e lhe diz que poderá chamá-lo no mapa para fazer certas
coisas como salvar e usar Tents. Uma ATE ocorre, um breve Tutorial entre
Mogster e seu
irmãozinho. Aprenda algumas coisas com ele e depois você
estará no mapa.
- topo da página
- |
04.
Ice Cavern - O Ataque do Black Waltz! |
-
- |
Agora
você esta no mapa.
Tomara que tenha conferido o Tutorial com Mogster porque as coisas vão
começar a engrossar agora. Primeiro se acostume com os comandos
no mapa (R1 & L1 giram a câmera; Select muda os modos de mapa;
[quadrado] para chamar um Moogle). No mapa há batalhas portanto
cuidado. Vise masterizar todas as habilidades, que são muito poucas
com Garnet. Os inimigos aqui são Goblins, Pythons e Mus. Seu objetivo
é chegar a Ice Cavern que esta marcada em seu mapa, mas primeiro
siga para a extrema direita para chegar ao North Gate (foto à esquerda).
Chegando ali
o grupo se separa (sai do corpo de Zidane em outras palavras) e discutem
que o portão esta fechado por que as nações estão
em guerra (apesar de ninguem confirmar isso as bandeiras afirmam a verdade).
Garnet então diz que quer sair dali o mais rápido possivel.
Antes disso, quando ja controlando Zidane, pegue nos dois baús
um Potion e um Eye Drops nos baús do lado do cercado. Se desejar
Potions examine o portão e escolha a primeira opção
duas vezes. Saia
e siga direto para Ice Cavern.
Entrando
na caverna todos ficam maravilhados com o gelo e principalmente Garnet,
com as flores congeladas. Assim que ganhar controle de Zidane suba um
pouco e depois desça para pegar um Tent no baú. Antes que
comece a avançar note nos sopros de vento que estão espalhados
pelos cenário: eles são responsáveis por batalhas
extras contra Wyerds, portanto, evite-as. Os inimigos aqui se resumem
a Flans, geléias que usam Blizzard, Cave Imps, monstros que usam
magias de efeito negativo e os Wyerds que têm uma habilidade em
especial um tanto chata, HP Swifting, ou algo assim, que troca o seu HP
atual pela atual dele, e ele usa isso em Zidane, Steiner ou quando ele
esta com pouco HP, portanto atenção. Ele ainda pode usar
Blizzard. Com todos use Fire de Vivi, afinal no chefe você não
irá usá-lo. Para descer examine a borda. Continue até
mudar de tela. Na tela seguinte siga para a direita e note uma parede
diferente, examine-a e Vivi usara Fire
nela de forma que abrira passagem para um
baú contendo um Ether. Agora volte e siga por trás do caminho
que leva a saida desta sala e pegue no baú um Potion. Ja na próxima
tela siga pela esquerda e revele um Elixir na parede congelada. Desça
e passe batido por cima da ponte com o pedaço de gelo. Pegue
no baú de cima um Potion. Desça e examine a ponte para Vivi
derretê-la e você poder descer para pegar um Mage Masher.
Suba uma tela. Na nova tela pegue um Phoenix Down a sua direita e no caminho
a esquerda você abre passagem pela parede congelada, com Vivi é
claro, para um Leather Wrist no baú. Avance uma tela. Agora o caminho
se divide em dois, siga o da esquerda e descongele o Moogle Mois.
Uma ATE acontecerá e Mogster voltara esclarecendo Status negativos,
elementals e Card Games com seus Tutoriais uteis e seu irmão puxa-saco.
Quando voltar ao controle de Zidane use a opção Mognet e
ganhe uma carta de Mois para Gumo. Salve e volte pelo caminho da direita.
Os
membros de seu grupo começarão a dormir, consequencia do
congelamento. Depois Zidane acorda com um barulho e você volta
a controlá-lo, sozinho. Equipe nele as melhores armas/habilidades.
Siga adiante e
enfrente Black Waltz n.º 1 e seu bichinho, Sealion. Você
pode roubar um Silk Shirt e um Remedy de Black Waltz n. 1 e uma Mythril
Dagger e um Ether de Sealion. Batalhando: Primeiro mate com dois ou
três golpes Black Waltz (provavelmente você entrara em Trance!
portanto use Tidal Wave). Depois parta com tudo contra Sealion e use Potions
se seu HP ficar abaixo da margem de 150-100, por segurança. Ele
costuma usar Blizzard (como Black Waltz) e Blizzara, além de Tsunami,
uma magia poderosa. Use Tidal Wave nele se em Trance. Depois tudo volta
ao normal e você escuta vozes
dizendo que ainda têm Black Waltz 1 e 2 lhe esperando. Zidane volta
e junta-se a todo mundo. Faça caminho para fora e Garnet resolvera
mudar de nome para Dagger (sugestão de Zidane). Você saira
na parte alta do mapa
e em frente à uma cidade e uma outra construção.
- topo da página
- |
05.
Aldeia Dali - Serão os Black Mages nossos Inimigos? |
-
- |
Antes
de mais nada siga para a esquerda da Ice Cavern e entre no North Gate
que esta ali a vista. Aqui não há nada de mais, mas
conta como uma locação no mapa e você ainda confere
um Inn e um Item Shop. Volte ao mapa. Os inimigos daqui se limitam aos
Friendly Monsters, Carve Spider e inimigos ja vistos como Pythons por
exemplo. Adiante
esta um Observatório, entre nele. Ali você encontra um
Hi-Potion próximo a saída/entrada e 135 Gil ao fundo. Entre
na casa e fale com o velho, ele tem uma miniatura da Prima-Vista Airship
(a sua airship que destruiu-se) que comprou no Auction House (leilão)
de Treno. Mas ele quer os cafés do mundo e em troca deles lhe dará
a miniatura (que faz parte de dois side-quests). Apenas se lembre daqui.
Saia e fique rondando no mapa para que batalhas aleatórias incomuns
surjam, nestas, você não batalhará e sim atenderá
as ordens do inimigo, mas estas se limitam a certos itens, e faz parte
de um outro side-quest. Por enquanto não se preocupe e siga para
a localidade restante: Dali.
O
grupo resolve sem demora tirar um cochilo no Inn ao lado. Lá o
dono do Inn fica observando Vivi mas Zidane pensa que ele é um
tarado e está olhando para Dagger! Depois disso todos entram no
quarto e lá Zidane e Steiner discutem outra vez antes de irem dormir.
Zidane acorda sozinho e decide ir encontrar o resto do povo, mas antes
disso uma, ou melhor, duas ATEs ocorrem, uma com Vivi e outra com Dagger.
Pegue um Potion no baú a esquerda e um Antidote no baú a
direita. Saia e entregue uma carta ao Moogle Gumo de Mois. Salve e saia.
Entre na casa em frente, que é um Weapon/Armor Shop. Compre alguns
equipamentos novos e saia. Siga e evite a casa ao lado, do prefeito, pois
você será chutado de lá (sentido pejorativo? não
sei...). Explore o resto da vila até que diversas ATEs ocorram.
Depois disso siga para o Weapon/Armor Shop e fale com Dagger. Ela sairá
para o Hotel para esperar o resto do grupo. Siga para o moinho e tenha
uma conversa com Vivi sobre garotas e chocobos (?!), depois disso, ele
será sequestrado. Volte ao Inn e fale com Dagger para ocorrer uma
ATE envolvendo Steiner. Depois disso saia junto de Dagger em busca de
Vivi (volte ao lugar qeu você o viu pela ultima vez) e eles descobrirão
que Vivi esta preso no sub-solo. Entre no moinho e pegue atrás
das máquinhas (ainda no 1º andar) a Stellazio Aries, que faz
parte de um Side-quest bem remunerador. Examine a escotilha de ferro e
desça para o sub-solo.
Lá,
desça pelo elevador bem rudimentar e pegue no baú 156 Gil,
avança para a a próxima tela. Lá, você ouvira
vozes de dois homens e encontrara Vivi mas Dagger para Zidane antes que
ele faça algo pois Alexandria tem alguma relação
com isso tudo. Eles voltam uma tela e papeam, depois volte e pegue nos
dois baús (aquele criatura penosa e amarelada é um Chocobo
para quem não teve contato ainda para com eles) um Eye Drops e
um Potion. Na sala seguinte examine o barril para que Kumop saia, pegue
uma carta com ele para entregar a Mogki. Examine os caixotes atras do
barril e suba neste, depois suba nos dois empilhados a fim de chegar no
baú mais ao alto e pegar um Ether. Desça e chute a alavanca
(primeira opção) para um baú contendo um Potion cair.
Siga em frente e você saira em uma sala enorme, pegue nos dois baús
um Potion e um Iron Helm. Na tela seguinte Dagger ouvira o choro de Vivi,
com isso você encontrara-o em uma das caixas. Depois que estiver
em equipe pegue 95 Gil ao lado da porta e abra a mesma para uma batalha
contra Ghosts,
nesta e nas outras conseguintes use Cure neles para matá-los em
um Hit apenas e economizar MP com as ineficazes magias
de Vivi. Adentro da porta você avistara a Mist sendo recolhido por
mais máquinas e sendo levada a uma outra na sala anterior que faz
Ovos (?!). Pegue nos báus um Phoenix Down, um Potion e um Phoenix
Pinion. Volte e siga para a direita aonde avistara um Chocobo fazendo
o serviço pesado. Avance e Zidane antes de mudar de tela avistara
os ovos rachando. Na outra tela a verdade: os ovos eram de Black
Mages, mas tudo ainda é um mistério a ser revelado,
Zidane escuta um barulho e agarra Vivi e Dagger correndo e acaba sendo
preso na empacotadora. A visão agora é de Steiner,
espere o velho descer a escadaria e fale com ele em sua casa, depois saia
e aviste a Cargo
Ship. Chegando lá Steiner vê um barril com o emblema
de Alexandria e averiguando acaba (escolha a primeira opção)
espetando Zidane com sua espada (wow!). Depois de certa conversação
vá ao Inn (primeira opção), recupere suas forças,
atualize seus equipamentos e salve o jogo no Moogle Gumo. Corra até
a Airship e entre nela.
- topo da página
- |
06.
Airship - Confronte aéreo! Black Waltz 3 contra-ataca! |
Zidane
convence todos a entrarem na Airship e Dagger teme porque pode descobrir
mais do que deseja. Durante a entrada pela escada Zidane aproveita e aperta
a bunda de Dagger contra sua cara mas leva um tapa! Ja dentro Vivi tenta
conversar com os outros Black Mages mas nada... Quando ganhar controle
suba para o convés. Você vera Steiner se lamentando sozinho
por ser um Knight fracassado por não conseguir proteger a princesa!
Zidane aproveita para tirar sarro dele e vai para a cabine. Repare nas
diversas CGs, espetaculares principalmente o visual das penas de Black
Waltz, que ocorrerão a partir de em diante! Nisso todos sobem e
Black Waltz 3 sai de seu canto para atacar a Airship. Dagger e Vivi sobem
ao convés e dão de cara com o Monstrão! Repare nas
diversas CGs que ocorrerão a partir de em diante! Então
Black Waltz ataca e numa CG fabulosa os
Black Mages que tentaram proteger Vivi acabam sendo jogados para fora
da Cargo Ship, Slow Motion em ação! Hora de corações
se partirem (:P)! Vivi fica triste, confuso e desorientado no convés,
então Zidane ordena a Dagger que tome conta do leme e decidir se
vão a Alexandria ou a Lindblum, para que eles possam batalhar.
Cuidado, você somente conta com Zidane, Steiner e Vivi, mas Vivi
estara de Trance!
portanto apenas faça o que eu disser: use Dbl Mag com Vivi, alterne
ao seu gosto entre Fire e Thunder, com Steiner use Mag Swd Thunder ou
Fire, e com Zidane use ataques fisico e roube de Black Waltz um Steepled
Hat, uma Linen Cuirass e um Silver Gloves, é possivel que Black
Waltz fique voando, nessa hora só ataques mágicos de Vivi
o acertarão. Com o fim da batalha Black Waltz foge e Zorn
e Thorn (os bobos de Brahne) não acreditam que suas criações
perderam. Dagger ruma para Lindblum e uma CG de perseguição
emocinante se dá início aonde Black Waltz ruma com raiva
em cima da Cargo Ship e Vivi fica perdido no convés. Talvez os
portões se fechem, mas eles devem arriscar e então quando
Black Waltz vai acertar Vivi, este surpreende a todos ao lançar
uma super magia (provavelmente família Fire) certeiramente em Black
Waltz que sai desorientado pelo ar de Lindblum, apesar de retornar. A
perseguição continua dentro de South Gate mas no fim tudo
da certo e eles estão sãos e salvos em Lindblum.
- topo da página
- |
07.
Lindblum - O Reino Fabuloso do Regente Cid! |
-
- |
Chegando em Lindblum os guardas ficarão um tanto quanto suspeitos
com vocês e quando Dagger se apresenta eles não acreditam.
Então com o Emblema da família real ela pede uma audiência
e somente é atendida quando seu tio Artania chega. Passada uma
tela suba as escadas a esquerda e em seguida entre na porta mais próxima.
Suba as escadas
e encontre nos baús um Glass Armlet e um Ether. Entregue uma
carta para o moogle Mogki e pegue uma para Atla. Salve e saia. Volte a
sala com a fonte e siga para o elevador (ultimo caminho restante). No
elevador Artania
explicara algumas coisas a respeito dos 3 níveis que Lindblum possui.
Chegando ao terceiro
andar aonde o Regente Cid vive você assistira uma interessante e
cômica cena envolvendo o grupo descobrindo a verdadeira forma de
Cid: um Oglop! Ele dirá que um vilão transformou-o em
um Oglop e raptou sua mulher. Zidane então sai do castelo pois
não gosta de comida de alta-classe e ruma para um barzinho ali
perto. Lá ele dá em cima de uma garçonete mas uma
rata briga com ele, e que ele já conhecia há 3 anos... ela
é Freya e busca seu namorado perdido. A cena volta para Cid e Dagger
e Cid revela que na verdade ele teve um caso com uma garota e sua mulher
transformou-no em Oglop e fugiu com sua criação: Hilda Garde,
a airship que não utiliza Mist como fonte de alimentação.
A cena volta de novo a Zidane que esta acordando aos toques de Vivi na
porta. Ele decide ir explorar a cidade e você ir visitar o Esconderijo
do Grupo Tantalus, mas antes disso um ATE explicando o Synthesis
Shop.
Vá
ao quarto ao lado e entre para encontrar um Moogle e receba uma carta
de Ruby para Zidane. Saia do Inn mas pegue antes 163 Gil na mesa do primeiro
andar. Do lado de fora siga para cima mas antes veja uma ATE envolvendo
Steiner. Você saira aonde Steiner estava. Entre na casa ao fundo
e pegue nos dois baús um Hi-Potion e um Echo Screen. Saia e pegue
o caminho da esquerda. Lá, verifique atrás da copa das árvores
um Tent e dentro da igreja consiga uma Leather Plate. Volte tudo e pegue
o caminho da direita para sair na praça dos Shops. O da extrema
direita é um Weapon/Armor Shop, o do meio é o Item Shop
e o caminho da esquerda é o Synthesis Shop. Compre primeiramente
no Weapon/Armor Shops e depois no Synthesis Shop, de qualquer forma quando
acabar seus equipamentos "materiais" volte no Weapon/Armor Shop
e compre mais pois será necessário força agora (faça
uma The Ogre para Zidane, de Acessory não se preocupe, todos que
estão ai você terá aos montes futuramente). Volte
até o Inn e entre na construção em frente para pegar
o bonde. Nisto você verá Vivi ganhando uma Kupo Nut em uma
ATE. Entre no bonde e vá para Industrial District.
Chegando em Industrial District saia da estação subindo
as escadas a esquerda e pegue na mureta mais próxima da tela um
Leather Wrist. Suba as escadas ao fundo e chegue na área aonde
ficava o Bar aonde você encontrara Freya. Vá a casa ao fundo
e pegue no segundo andar nos dois baús uma Mimic Card e um Steepled
Hat. Volte a estação e siga para Theather District (pequeno
esse Industrial não?).
Já em Theather District assim que chegar havera uma ATE envolvendo
Steiner. Pegue 127 Gil no mato próximo a tela. Entre na casa ao
lado que é a casa de um pintor e pegue um Ore dentro do baú.
Saia e desça as escadas a esquerda. Entre na casa do relógio
que é o esconderijo do Tantalus, e Zidane tirara uma soneca pensando
aonde esta Dagger, então uma ATE ocorre envolvendo a mesma. Quando
voltar para Zidane duas crianças entram na casa e falam um pouco
e depois partem. Pegue nos três baús 282 Gil, 68 Gil e 97
Gil. Suba as escadas da Beliche e pegue uma Mini-Burmecia. Quando sair
do esconderijo do Tantalus ocorrera uma ATE envolvendo Cinna, Marcus e
Baku, depois siga para a direita abaixo. Chegando lá fale com as
garotas e você verá uma cena engraçada envolvendo
um famoso ator assediado pelas fãs e se vê obrigado a utilizar
um disfarce nada cômodo. Volte até a casa do pintor e fale
com o Ator e ganhe um Autograph. Examine a cadeira para ganhar uma Moogle
Suit. Volte a estação e siga para Lindblum Castle.
Siga
para o quarto real e encontre
Steiner. A princesa não estara lá e Steiner suspeitara
que você fez algo antes de sair. Saia e vá para a fonte e
tente ir ao elevador. Volte e fale com o soldado dormindo para roubar
as vestimentas dele. Depois passe pelo elevador e suba ao nivel superior.
Pegue a escada a esquerda e encontre Dagger
no último nível. Após certo papo use o telescópio
e focalize 6 !'s
para dar continuidade na trama. Depois disso Dagger cantara para Zidane
e uma enorme ATE mostrara o que cada um esta fazendo. Cid esta projetando
a Hilda Garde II, Freya pulando de prédio em prédio entre
lamento e lamento por seu amor Fratley e por ai vai. Então a cena
volta e Zidane aposta um encontro com Dagger se ele vencer o Festival
da Caça. Na cidade todos se arruman libertando os monstros para
que os desafiantes ataquem e nisso você verá Zaghnol, o monstro
chefe deste campeonato. Zidane então chega, atrasado, ao dormitório
aonde o guarda explica as regras do jogo. Você tem 12 minutos para
derrotar o máximo de inimigos em batalha e ganhar pontos com isso,
nos três distritos, a batalha que decidira o vencedor é a
contra Zaghnol. Salve uma última vez seu progresso no Moogle acima
e siga para os bondes. Você começa em Theater District.
Pegue
o primeiro inimigo que esta perseguindo um homem. Para pegar o segundo
fique parado diante da escada, ele é um passaro. Depois desça
as escadas e encontre um na frente do esconderijo do Tantalus, fique parado
para ele surgir, outro passaro. Desça as escadas e fique diante
do barril para confrontar outro inimigo. Volte tudo e pegue o bonde para
Industrial district. Chegando lá enfrente o inimigo que esta atrás
do cachorro e mais um ao subir as escadas. O terceiro você encontra
ao entrar no bar, e o ultimo no fim do caminho. Volte e siga para Business
District. Chegando lá enfrente o pássaro aonde ele voar.
O segundo aparece quando você tenta avançar de tela. Olhe
seu tempo: se tiver mais de 3 a 4 minutos arrisque ir para a igreja e
enfrente mais dois inimigos, se tiver menos siga direto a Zaghnol no caminho
da direita. Na batalha contra Zaghnol você decide quem vence. Para
Zidane ou Freya vencer dê mais ataques com o mesmo no inimigo, já
para Vivi (sim! ele está no meio da zona!) se mate em batalha.
Recomendo fazer Freya vencer.
Durante a premiação um soldado de Burmecia vem ao encontro
de Cid e avisa que eles estão sendo vitimas de ataques de Black
Mages (magos com chapéus pontudos ele diz). Todos reparam que há
alguma ligação com Alexandria e então há uma
discussão mostrando valores de guerra e honra entre um ladrão
e uma princesa (?!). Todos
vão comer e Dagger coloca poção do sono na comida
para que ela possa ir atrás de sua mãe e saber o que está
ocorrendo. Quando acordarem Cid decide levar para vocês a missão
de interceptar os ataques de Brahne através do caminho de Gizamaluke's
Grotto. Siga para o elevador e desça ao último nível.
Pegue o carro da direita e consiga uma Weyrd Card ao fundo. Siga para
Dragon's Gate (você esta no Serpent). Salve no Moogle e olhe a opção
Mognet. Compre itens com o sujeito e saia pela porta para o mapa. Ufa!
É o fim da parte de Lindblum!
- topo da página
- |
08.
Gizamaluke's Grotto - Deus Enfurecido ou Criatura Descontrolada? |
-
- |
Você sairá então do lado de fora de Dragon's Gate,
já no mapa. Siga diretamente em frente e entre na estrutura que
aparenta ser um pântano. Lembre-se, esta parte é um Side-Quest,
mas recomendo fazer e muito, tanto que vou incluí-la na estratégia
e não na seção Side-Quests.
Você
entrará no Qu's Marsh, o pântano da raça Qu. Aviste
os Moogles que lhe ajudam nos tutoriais e siga pelo mato. Fale com Quina
(a cozinheira de Alexandria) e ela estara preocupada em capturar Sapos.
Pegue um sapo
com suas mãos e ela vira até você pedindo-o. Entregue
o bendito sapo a ela e esta ficara muito agradecida. Após isso
Quale chega, da raça Qu como Quina e diz que você
deveria ir com ela para explorar o mundo, isso até você
chegar na casa dele e tudo mais. Vivi
então repara que ele aparenta muito com seu Tio. Capture alguns
sapos com Quina (outro Side-Quest) se quiser e depois saia. Tente deixar
um macho e uma fêmea, e evite pegar os girinos para que os sapos
se reproduzam mais rapidamente para que você obtenha mais sapos
caso queira completar facilmente o Side-Quest que envolve a captura de
99 destes... Saia de Qu's Marsh.
-
- |
Siga para o ponto no Mapa que é Gizamaluke's Grotto. Agora vêm
uma decisão que você deve tomar. Há um lugar perfeito
para subir alguns Levels no começo (ter uma base de 11 à
15) e liberar todas as habilidades realmente fácil. Vá para
aonde no mapa está localizado a Chocobo's Forest (eita! mais um
Side-Quest, este é recomendável ao menos habilitar o Chocobo
pois grande parte dos baús envolve o uso de Ship/Airship e ou caminhos
que você ainda não tem acesso). Lá há um South
Gate e aonde uma ATE envolvendo Tantalus ocorrera a um tempo atrás.
Ali há uma fonte aonde seu HP/MP é recuperado e isso significa
que pode ficar quanto tempo quiser por estas bandas sem preocupar com
itens. Outra coisa que é bom ressaltar é que há algumas
Blue Magics nesta área. Duas delas são a Angel's Snack que
você pode liberar com o Ironite (um dragão rosa que solta
Flame) e Mighty Guard que você pega com os Serpions (um dragão
colorido sentado) sendo esta ultima a melhor Blue Magic do jogo para defesa
e infelizmente realmente fácil de se consegui-la (em FF5 você
tem que batalhar com um inimigo que aparece em 1/10000 batalhas; em FF7
você somente consegue ela em inimigos finais e/ou chefes dificeis;
em FF8 você deve refinar mundos e fundos de itens para poder liberá-la),
lembrando que para liberar Blue Magics você deve bater no inimigo
a ponto de ele estar morrendo e então utilizar o comando da Quina,
Eat... (pegou ela? não? vá rápido...!). Quando completar
seus afazeres chame um Chocobo e volte para Gizamaluke's Grotto.
Chegando
em Gizamaluke's Grotto Freya verá dois guardas de Burmecia mortos
ao pé da porta. Na próxima tela fale com o guarda a esquerda
e ele revelerá que os Black Mages e Alexandria foram os responsáveis
e ainda lhe dará um Sino (Gizamaluke's Bell) para que você
possa abrir as portas, depois ele morre. Examine a porta com o sino encravado
e use o seu sino de forma que os dois toquem e o seu se espatife mas a
porta abra. Adentre e encontre Zorn e Thorn e prepare-se para uma fácil
batalha contra Black Mages. Após isso enfrente outro Black Mage
que perambula pela sala e ganhe um Gizamaluke's Bell. Abra a porta da
esquerda que leva ao guarda morto (são três portas, pegue
a da extrema esquerda) e no caminho pegue uma Bronze Vest. Fale com o
guarda e ganhe outro sino. Batalhe por aqui até encontrar Skeletons,
e coma-os com Quina para ilberar a Blue Magic Pumpkin Bomb. Abra a porta
restante (afinal, a outra esta trancada por dentro) da extrema direita
com seu sino. Siga o caminho e pegue uma Mythril Gloves no meio deste
e debaixo do arco um Magus Hat. Encontre
um casal de Moogles com problemas e ajude-os dando uma Kupo Nut! Wow,
agora pegue no baú um outro sino. Abra a porta da direita e entre
na casinha do casal de Moogles, Mogmi e Moguta. Lá fale com ambos
e salve. Há uma trepadeira ali atrás que o leva ao lado
de fora de Gizamaluke's Grotto em um exato lugar lotado de inimigos poderosos,
portanto não arrisque. Volte e nisso um dos moogles lhe dará
o Holy Bell. Na sala anterior abra a porta da esquerda e equipe bem seus
personagens, e também recupere seu HP/MP pois Gizamaluke
o aguarda. Ele não é de todo difícil mas não
de moleza, apenas use Thunder com Vivi, Attack com Zidane (arrisque roubar
Magus Hat, Elixir e Ice Staff), Jump com Freya e Quina atacando e recuperando
com Potions.
Quando terminar
a cena volta para Steiner e Dagger que estão com problemas para
passar no portão. Fale com os guardas e no lado de dentro pegue
uma Multina Racket no baú a esquerda, fale com o ser no portão,
depois com o sujeito da direita e por fim com a Dona na direita, assim
um guarda vira e lhe dará um Gate Pass. Siga para a direita e Dagger
saira do saco de Gysahl Pickles. Na outra tela pegue no baú um
Potion, fale com o Moogle e ganhe uma carta e salve seu progresso. Compre
itens no balconista se quiser e entre no trem falando com o sujeito ao
alto. Dentro do
trem há uma conversação e depois os dois partem para
Alexandria. Nisso Zidane, Freya, Vivi e Quina saem da Gizamaluke's
Grotto em direção a Burmecia.
- topo da página
- |
09.
Burmecia - O Reino destruído de Freya! |
Assim
que estiver de volta ao mapa siga em frente e um pouco a direita para
chegar em outro North
Gate. Entre nele e pegue um Tent e um Hi-Potion. Depois
saia e dai siga para Burmecia ao norte. Chegando lá Freya se
lembra que faz cinco anos que não visita sua terra natal e esta
está aos pedaços. Vivi, Zidane e Quina se prontificam a
ajudá-la a recuperar o reino. Siga adiante e examine a caixa para
encontrar a Stellazio Cancer (um Side-Quest, apenas pegue!). Batalhe contra
Magic Vices e ganhe a fenomenal Blue Magic Magic Hammer fácil fácil.
Siga adiante e
encontre Zorn e Thorn que lançarão mais dois Black Mages
para você matar, facilmente. Entre na construção
ao lado e pegue um Soft e um Potion nos báus, saia, suba as escadas
e pegue no baú atrás da escada um Soft. Siga depois das
escadas o caminho a esquerda, o baú ali é um Mimic. Já
ali, caminhe, não corra, sobre o caminho da esquerda e pegue uma
Germinas Boots, volte correndo. Volte tudo de novo até aonde você
pegou aqueles dois baús e siga pelo novo caminho. Salte a sacada
e fale com o soldado quase morto. Pegue um sino atrás da cama e
um Ether atrás da estante. Volte tudo até depois dos lances
de escadas e use o sino no portão cheio de folhas. Agora suba o
hall de escadas e encontre Dan, um soldado de Burmecia. Ele alertará
sobre os Black Mages e blablabla. Suba tudo e chegue a uma nova área.
Nesta
nova área siga adiante e Zidane salvará um casal de cidadões
de Burmecia. Volte siga pela estatua que cedeu e se tornou uma ponte pela
escada da direita. Pegue na nova sala um Tent e um Phoenix Down. Siga
uma sala adiante. Entre na porta da esquerda e ganhe uma Mythril
Spear nas armas de Burmecia. Siga para a porta da direita e pegue
no baú um Lightning Staff. Pague a Stilzkin 333 Gil por 3 itens
(para dar continuidade ao jogo, portanto, FAÇA!). Fale com Alta
para entregar uma carta e pegar outra. No MogShop você pode comprar
suprimentos e equipamentos. Salve seu game. Siga adiante e Freya saltará
na frente e Zidane seguirá logo atrás depois seguido por
Quina e Vivi para chegar até Brahne, Beatrix e Kuja, uma aliança
de poderes muito inconsequente que tem ambições além
de acabar com Burmecia. Batalhe
contra Beatrix até ela usar Stock Break e assim você
mudará de CD. :)
|
|