Estratégia - Primeiro CD
Final Fantasy IX


[ Introdução ]
[ Artworks & Imagens | Trilha Sonora | Skins | Papéis de Parede ]
[ Equipamentos | Estratégia | Game Shark | Guia de Menus | Habilidades ]
[ Habilidades Equipáveis | Informações Gerais | Itens | Personagens | Dicas ]
[ Reviews | Side-Quests | Mapas | Comparação com FF8 e FF7 ]

 

Esta seção é apenas um "boost" para quem anda tropeçando em Final Fantasy IX :)

1 - Estratégia escrita pelo nosso membro Spider (que fez um trabalho bastante profissional), a qual é exclusiva da RPG-A e para uso privado, ou seja, você não pode e não terá autorização para publicá-la em seu site.

2 - Se é iniciante ou está começando a jogar Final Fantasy IX com esta estratégia, dê uma passada na seção "Sistema de jogo", "Dicas" e coisas do tipo para aprender algumas das coisas básicas do game.

3 - Por falta de espaço, muitas imagens da estratégia estão em forma de links. Então, fique ligado nos textos em azul, que são links com uma imagem relacionada ao texto :)

4 - Divirta-se :)

 

Acesso Rápido


Introdução


Final Fantasy IX começa com uma animação computadorizada (CG ou FMV) de Intro espetacular porém curta para a importância do momento, narrando um sonho da princesa de um reino não tão distante de onde uma Airship atravessa os céus. Você então vê um garoto loiro com rabo de macaco chegar a uma sala um tanto escura... E é ai que você interfere no rumo desta história definindo o destino de dois mundos.

 

01. Alexandria - Armando um Sequestro Real!


Zidane (este é o nome dele) está em uma sala bem escura. Siga adiante com sua vela e pegue nos pontos de Exclamação um Potion e 47 Gil. Depois Examine a mesa central e um Ponto de Interrogação aparecerá. Escolha a primeira opção e após uma conversa entre você e seus amigos uma batalha contra uma figura com cabeça de dragão se iniciará, além de você ter a oportunidade de renomear o nome de Zidane. Apenas use Steal no inimigo até conseguir um Potion, um Wrist e um Mage Masher. Após isso (é fundamental roubar para ganhar o seu sustento facilmente) apenas use ataques fisicos. Baku se revela e chama todos para uma conferencia na sala ao lado. Lá ele explicará que ele e vocês são o grupo de Ladrões Tantalus e estão ali para raptar a Princesa Garnet (foto à direita) de Alexandria com a peça "Eu quero ser um canário" como pretexto. Baku perguntará o que você deverá fazer, apenas responda com a segunda opção (se escolher diversas vezes a primeira Ruby virá).

Uma cena vira mostrando a Airship encostando-se ao castelo de Alexandria aonde o Cristal reside. Um Black Mage solitário e confuso é o novo protagonista na cena. Sob o controle dele pegue um Potion ao lado esquerdo na parede, depois entre na casa de onde a garotinha saiu e pegue 9 Gil e um Potion no nível inferior e uma Fang Card no superior que você acessa pela escada. Saia e vá para baixo da tela, de onde tantos garotos e garotas surgem zunindo. Nesta nova e grande tela investigue paralelamente ao cenário e consiga uma Sahagin Card, uma Lizard Man Card e uma Zombie Card. Consiga também um Potion no mato atrás da estátua de Madelene. Volte tudo e siga pelo caminho que as crianças fazem. Provavelmente você já deve ter batido de cabeça no Rat Kid. Na nova tela consiga 33 Gil e uma Goblin Card nos matos próximos a tela. Entre no Bar do outro lado e ache uma Flan Card, um Potion e 27 Gil. Saia e siga para a próxima tela. Siga para o Doug's Item Shop e consiga 38 Gil. Saia e continue a caminhada.

Na nova tela siga para a direita e entre na loja. Consiga um Ether do lado do balcão. Saia e examine uma carroça adiante as portas do castelo para ganhar um Phoenix Pinion, depois examine a ? do meio da tela. Escolha a primeira opção e fale com o homem. Ele lhe perguntará o que você deseja, escolha a primeira opção e descubra que seu ticket para a peça é falso! Então para não deixá-lo triste ele lhe dá uma Goblin Card, uma Fang Card e uma Skeleton Card. Esclareça certas coisas com ele. Siga para a esquerda e encontre umas garotas brincando de pular corda, participe desta, hum... Interessante brincadeira. Pule com X e quando a corda estiver na altura do chapéu de Vivi. Os Prêmios vão de 10 Gil e uma Cactuar Card até um Token que prova que você é o melhor em pular-corda (que útil...).

Siga para a esquerda e encontre novamente Rat Kid, ele lhe propõe uma sociedade para que os seus planos dêem certo. Aceite e escolha sempre a primeira opção. Ele roubará uma escada e fugirá, siga-o. Deixe-o descer e espere uma menina sair de sua casa, então entre, verifique a casa e encontre um Eye Drops e 3 Gil! Saia e fale com Tom no cais, ele perdeu seu gato marrom, ajude a encontrá-lo escolhendo a primeira opção. Siga de volta até a Memorial Square, onde reside a estátua de Madelene. Examine o gato e Tom virá correndo agradecê-lo. Depois volte até onde ele ficava no cais e ele lhe entregará uma Bomb Card por seus esforços. Vá ao caminho que Rat Kid seguiu para encontrar a torre do sino, ele ordenará que você suba as escadas, mas antes disso cheque envolta da torre e encontre um Potion e um Tent. Fazendo o que ele pediu... Um Moogle cai na sua cabeça! As apresentações serão feitas e Rat Kid subirá na torre com a escada. Stiltzkin aparecera e conversara com Kupo (esse é o nome do primeiro Moogle). Depois que você ganhar controle novamente converse com Kupo e aprenda a usar o Correio Moogle, o Mognet. Aceite o pedido de ajuda dele e ganhe uma Carta de Kupo para Monty. Salve de preferência e depois suba pela escada. Você então encontrara Rat Kid que começara a cruzar os telhados em direção ao Castelo de Alexandria. Siga-o e explore todos os telhados e encontre 29 Gil, mais 92 Gil e mais 63 Gil! Rat Kid então literalmente lançará a escada e vocês ganharão acesso ao castelo. No meio da travessia pelos telhados, Rat Kid perguntará o seu nome, coloque o que bem entender, mas, como Zidane, Vivi será Vivi. Uma CG se iniciará e mostrará a queima de artifícios e também a tristeza de Garnet diante do tanto que tem, enquanto sua suposta mãe, Rainha Brahne gargalha diante de tantas luzes e fogos. Um cavaleiro demonstra pena da princesa, mas afinal quem será ele?

Baku entrara no palco como o Rei e iniciara com uma narração a Peça. Depois de alguns diálogos uma batalha fictícia se iniciará. Você perdeu temporariamente o comando Steal e este foi substituído por SFX, efeitos especiais e sonoros, que resumem as magias falsas Poly, Pyro e Medeo. Use para vê-las e depois desça o cacete nos inimigos. Depois disso você sai da batalha e Zidane e Blank discutem e partem para uma briga em pleno palco. Este é mais um Mini-Game do jogo, o objetivo é apertar os comandos que aparecerem na tela (entre seta a esquerda, a direita, a cima, a baixo, triangulo, bola, quadrado e X). Quanto mais pessoas impressionar entre 100, inclusive a Rainha Brahne, maior o seu prêmio. Quando acabar escolha a opção No. Zidane e Blank entrarão no castelo.

- topo da página -

02. Castelo de Alexandria - Encenação com amor, tragédia e perseguição!


Você voltará a ver Zidane já dentro do castelo. Ele e Blank se disfarçaram de soldados (e nocautearam os dois verdadeiros também) para poderem raptar a princesa. Blank ira distrair a Rainha Brahne enquanto você deve ir atrás de Garnet. Suba a escada adiante e encontre uma Jovem Encapuzada. Zidane então começara a jogar o Xaveco nela e surgirão opções. Escolha a segunda, depois Blank chamara a sua atenção e a Garota zunira fora da frente dos dois. Eles então correm atrás dela, pois Zidane tem certeza que é Garnet. A perspectiva agora está em dois bobos da corte, Zorn e Thorn. Sabendo que a Princesa sumiu, eles estão com problemas. Então os mesmos vão para onde a Rainha Brahne está. Chegando Steiner não permite a passagem deles, mas Beatrix permite e vai falar com a Rainha, causando o furor de Steiner. Steiner então (surge a opção de renomear o nome dele, apenas) vai atrás de Garnet e encontra dois de seus soldados, os Knights of Pluto, pelados! Depois da bronca corra atrás deles e fale com ambos. Examine os papéis na nova sala e saiba a relação dos nomes dos Knights of Pluto. Do outro lado há um Phoenix Down. Fale como Moogle Mosh, não será desta vez que o Mognet será utilizado, mas, salve seu progresso.

Agora há mais um Mini-Game lhe aguardando, você deve encontrar os Oito Knights of Pluto para ganhar um Elixir. Você já encontrou dois deles. Siga para a sala ao fundo e siga para o lado direito, mas não entre na sala, espere um dos Knights sair e corra atrás dele. Mais um. O caminho da esquerda dá na cozinha aonde você pode ver a Quina, mas tudo bem, siga para a direita, aonde você não entrou e fale com o Knight boiando ali. Mais um, já são quatro. Desça as escadas e siga para a esquerda para ir a biblioteca. No fundo dela há um Knight, ele pedira para sair dos Knights of Pluto, escolha qualquer uma, mediante sua escolha ele sairá correndo de qualquer maneira. Volte e saia do castelo. Siga para a fonte e para a direita, faça o mesmo esquema daquele Knight que aparecia somente quando você fingia entrar em uma das salas, mas na direita. Ele passara direto por você. Fale com ele. Vá a borda e fale com o Knight sentado. Siga para a esquerda e fale com o Knight paquerando a Soldado. Siga em frente e suba as escadas, no meio do caminho encontre o último Knight of Pluto. Fale com ele novamente e ganhe um Elixir. Termine de subir as escadas e você sairá em uma das Torres do Castelo de Alexandria. Enquanto ele se indaga onde estaria Garnet, ela esta fugindo de Zidane logo adiante na outra torre. Então uma cena supermovimentada começa e Garnet se joga da Torre presa as bandeirinhas, Zidane faz o mesmo e até Steiner!

A princesa literalmente cairá em cima de você e fugira, enquanto Steiner se esborrachou numa das paredes da Airship. Controlando Zidane siga uma sala adiante e Garnet trombara com Ruby, fale com Ruby e Garnet continuara a fugir. Siga-a e você descobrira, numa conversa naquela primeira sala do game, de que ela quer ser raptada e que você, um seqüestrador trabalha no Teatro afinal. Depois disso Cinna entra na sala (há até uma piadinha um pouco engraçada para o nível das traduções de piadas de Japonês para Inglês) e esconde vocês na sala seguinte. Steiner irrompe na sala (putz, quantas vezes já disse sala?¿?) junto de um Knight of Pluto. Ele procura por Garnet e nada. Então Cinna mostra na outra room (hum...) uma passagem para fora. Descendo por ela Steiner e o Knight entram pela porta. O Knight tenta descer primeiro, mas fica preso (de propósito) e Steiner sai correndo em busca de Garnet em outro lugar. Você sairá na sala da maquinas, investigue a máquina a vapor com a opção? Escolha primeiro a segunda e depois a primeira, ou a primeira e depois a segunda, tanto faz. Depois desça as escadas e vasculhe ali embaixo em busca de dois tesouros que caíram, caso tenha notado, quando você aumentou e diminuiu a força das máquinas. No baú não visível, atrás da máquina, há um Phoenix Pinion e no pouco visível, bem abaixo, há um Phoenix Down. Siga para a sala adiante de onde Cinna e Garnet o esperam. Lá você encontrara Steiner. Uma batalha então começará. Apenas use Steal até que roube um Leather Hat e um Silk Shirt. Então o ataque, em um momento, que não demorara muito, ele quebrara a armadura de Cinna e dela muitos Oglops (um inseto do mundo Final Fantasy IX) saltaram, Steiner gritara que nem uma mocinha porque odeia Oglops. A batalha acaba. A cena então passa para Baku que ainda esta no palco com Marcus, então Zidane e Garnet chegam, logo depois Steiner e começam todos a improvisar! Steiner não entende absolutamente nada e pensa que Garnet morreu, Vivi então chega e sem querer conjura Fire na roupa de Garnet que a tira e se revela diante de todo o público (e Steiner continua sem entender nada). Então Steiner decide agir, ele e seus dois Knights of Pluto entram em batalha contra você. Apenas ataques os Inimigos com Zidane e Marcus, até Garnet se bobear, e use Fire com Vivi. Após a batalha Baku tentara fugir com a Airship, porém a Rainha Brahne atacará com Lanças de Ferro e correntes destruindo a Airship e finalizando com um Bomb incandescente! Uma nova batalha se iniciara contra Steiner, mas desta vez o Bomb estará atrás dele. Apenas ataque com todos e use Fire com Vivi. Uma hora o Bomb explodira e a Airship conseguira fugir, mas se esborrachara na Evil Forest, uma floresta que ninguém conseguiu entrar e sair vivo.

- topo da página -

03. Evil Forest - Perigo na Floresta do Mal!


Zidane entra em cena aos pulos e encontra Cinna que diz que Steiner, Vivi e Garnet foram lançados da Airship para fora e cairam em algum lugar da Evil Forest. A primeira ATE surgira. Aperte SELECT e selecione a primeira opção, para ver o que esta ocorrendo com os outros (esta é a função da ATE). Examine acima dos instrumentistas deitados para encontrar um Phoenix Down. Salve seu progresso no Moogle Mosco. Depois entre no Tronco abaixo. Não é necessário treinar ou evoluir habilidades, espere ter mais de um membro no grupo para fazer isso. Siga para a esquerda e encontre Vivi, Steiner e Garnet, sendo que ela esta presa em um monstros da floresta. Uma batalha se iniciara. Apenas ataque com Steiner a planta e use na opção Dyne a Free Energy (note que Zidane entrou em Trance). Não é necessário mas por via das dúvidas use um Potion em Garnet para que ela se recupere devido ao Absorb que o monstro usa. A batalha então acaba e a planta foge. Vivi se sente culpado por não ter feito nada e então uma planta surge e captura ele também. Outra batalha se inicia mas desta vez sem o Trance de Zidane. Apenas ataque com Steiner e Zidane, no monstro é claro, que Vivi conjurara Fire na planta. Quando a batalha termina a planta solta sementes venenosas em Steiner e Vivi. Zidane os leva para o que restou da Airship.

A cena volta com Blank dando um remédio a Vivi e explicando que a poção irá remover os efeitos das sementes do corpo dele. Depois a cena mostra Steiner que esta sendo guiado pelos irmãos Zenero e Genero. Verá Steiner criticando tudo e que seu dever é proteger Garnet. Ele será trancado na sala. Então Zidane pede ajuda a Baku mas ele diz que o grupo Tantalus não deve se envolver nos problemas dos outros e que não ajudará. Assim que ganhar o controle de Zidane pegue uma Bronze Gloves no baú ao lado e desça as escadas. Três ATEs surgirão. Uma com Ruby, outra com Steiner e outra com Cinna. Pegue no baú ao lado das escadas um Wrist, fale com Blank e depois entre na sala aonde Vivi esta hospedado. Pegue no bau acima um Ether e suba na beliche e consiga 116 Gil. Fale com Vivi e os dois se apresentarão. Saia da sala e Zidane tera um Flashback com Garnet. Escolha a primeira opção e Blank falara para você ir falar com Baku. Antes disso siga para a esquerda e pegue no Bau um Ether. Desça outras escadas e pegue ao fundo da nova sala um Rubber Helm. Desça uma tela e pegue um Leather Hat no baú. Volte tudo outra vez e entre pela porta restante. Lá, Baku falara que não aprova que você saia mas que a beleza de Garnet é motivo suficiente, então vocês terão uma batalha, pois somente assim Zidane pode deixar o grupo, mas isso na outra sala. Pegue um Potion no Baú ao lado e atualize seus equipamentos. Depois, fale com Baku e escolha a primeira opção para batalhar. Apenas ataque-o e cuide de seu HP, pois Baku desistira da batalha. Depois de vencê-lo vá aonde Steiner esta, ele e Zidane discutem e decidem ir atrás de Garnet juntos mas com Vivi também. Você saira da sala mas entre novamente e pegue um Ether no Baú. Siga a direita e continue até chegar aonde Vivi esta, fale com ele e ele aceitara vendo que seus poderes são realmente de grande valor. Steiner combina com Vivi de ambos tentarem usar a Magic Sword... Depois que todos estiverem juntos desça tudo e encontre Blank no meio do caminho, ele lhe entregará o Key Item Blank's Medicine e uma carta de Baku. Além de fazer um breve tutorial de como equipar as habilidades. Saia e depois siga para a Evil Forest.

Ah... o gosto das batalhas, level ups, ability ups novamente sentidos em mais um Final Fantasy! Eu aconselho que não vise subir de level, pois isto sera uma consequência. Apenas libere todas as habilidades possíveis com todos os poucos equipamentos que detem. Quando estiver com um level aceitável arrisque roubar alguns itens dos inimigos. Considerando estes atributos aos seus personagens siga tranquilamente pela floresta encontrando apenas Flans, Goblins e Dendobriums. Os Goblins concedem a Blue Magic Goblin Punch mas esta somente poderá ser aprendida quando com a Quina em seu grupo, isso um pouco adiante. Siga três telas adiante passando por onde Garnet e Vivi foram atacados ocorrerá uma ATE envolvendo os ladrões do grupo de Tantalus, e siga até chegar em uma tela com uns troncos e um Moogle! Este Moogle é Monty e a ele você deve entregar a carta e começar a engrenar a função Mognet. Vá na opção Mognet várias vezes assim você também lera uma carta de Stilzkin que esta em um lugar um tanto frio. Salve seu progresso e recupere HP e MP na fonte de água cristalina que esta no meio da tela. Depois siga duas telas adiante e veja a planta monstro que guarda a Evil Forest. Avance algumas telas e encontre o planta monstro se aproximando de Garnet. Uma batalha começa. Use Steal com Zidane e roube um Iron Helm e um Eye Drops, com Vivi use Fire, fraqueza do monstro e com Steiner use Fire Sword em Sword Magic. Blank entra na batalha após alguns golpes. Termine com ela rapidamente. Então Zidane usa o remédio em Garnet e todos fogem pois mais monstros ai vêm. Uma perseguição começa e você entra em batalha. Use Steal com Zidane e Blank e Fire com Vivi, além de Attack com Steiner. Continue avançando até uma CG começar, que convenhamos é espetacular. Zidane então se sente culpado por Blank estar petrificado e ele estar a salvo. Todos dormem depois que Zidane decide e bate boca com Steiner. No dia seguinte um Moogle, Moguo chega e lhe diz que poderá chamá-lo no mapa para fazer certas coisas como salvar e usar Tents. Uma ATE ocorre, um breve Tutorial entre Mogster e seu irmãozinho. Aprenda algumas coisas com ele e depois você estará no mapa.

- topo da página -

04. Ice Cavern - O Ataque do Black Waltz!
- -


Agora você esta no mapa. Tomara que tenha conferido o Tutorial com Mogster porque as coisas vão começar a engrossar agora. Primeiro se acostume com os comandos no mapa (R1 & L1 giram a câmera; Select muda os modos de mapa; [quadrado] para chamar um Moogle). No mapa há batalhas portanto cuidado. Vise masterizar todas as habilidades, que são muito poucas com Garnet. Os inimigos aqui são Goblins, Pythons e Mus. Seu objetivo é chegar a Ice Cavern que esta marcada em seu mapa, mas primeiro siga para a extrema direita para chegar ao North Gate (foto à esquerda).

Chegando ali o grupo se separa (sai do corpo de Zidane em outras palavras) e discutem que o portão esta fechado por que as nações estão em guerra (apesar de ninguem confirmar isso as bandeiras afirmam a verdade). Garnet então diz que quer sair dali o mais rápido possivel. Antes disso, quando ja controlando Zidane, pegue nos dois baús um Potion e um Eye Drops nos baús do lado do cercado. Se desejar Potions examine o portão e escolha a primeira opção duas vezes. Saia e siga direto para Ice Cavern.

Entrando na caverna todos ficam maravilhados com o gelo e principalmente Garnet, com as flores congeladas. Assim que ganhar controle de Zidane suba um pouco e depois desça para pegar um Tent no baú. Antes que comece a avançar note nos sopros de vento que estão espalhados pelos cenário: eles são responsáveis por batalhas extras contra Wyerds, portanto, evite-as. Os inimigos aqui se resumem a Flans, geléias que usam Blizzard, Cave Imps, monstros que usam magias de efeito negativo e os Wyerds que têm uma habilidade em especial um tanto chata, HP Swifting, ou algo assim, que troca o seu HP atual pela atual dele, e ele usa isso em Zidane, Steiner ou quando ele esta com pouco HP, portanto atenção. Ele ainda pode usar Blizzard. Com todos use Fire de Vivi, afinal no chefe você não irá usá-lo. Para descer examine a borda. Continue até mudar de tela. Na tela seguinte siga para a direita e note uma parede diferente, examine-a e Vivi usara Fire nela de forma que abrira passagem para um baú contendo um Ether. Agora volte e siga por trás do caminho que leva a saida desta sala e pegue no baú um Potion. Ja na próxima tela siga pela esquerda e revele um Elixir na parede congelada. Desça e passe batido por cima da ponte com o pedaço de gelo. Pegue no baú de cima um Potion. Desça e examine a ponte para Vivi derretê-la e você poder descer para pegar um Mage Masher. Suba uma tela. Na nova tela pegue um Phoenix Down a sua direita e no caminho a esquerda você abre passagem pela parede congelada, com Vivi é claro, para um Leather Wrist no baú. Avance uma tela. Agora o caminho se divide em dois, siga o da esquerda e descongele o Moogle Mois. Uma ATE acontecerá e Mogster voltara esclarecendo Status negativos, elementals e Card Games com seus Tutoriais uteis e seu irmão puxa-saco. Quando voltar ao controle de Zidane use a opção Mognet e ganhe uma carta de Mois para Gumo. Salve e volte pelo caminho da direita.

Os membros de seu grupo começarão a dormir, consequencia do congelamento. Depois Zidane acorda com um barulho e você volta a controlá-lo, sozinho. Equipe nele as melhores armas/habilidades. Siga adiante e enfrente Black Waltz n.º 1 e seu bichinho, Sealion. Você pode roubar um Silk Shirt e um Remedy de Black Waltz n. 1 e uma Mythril Dagger e um Ether de Sealion. Batalhando: Primeiro mate com dois ou três golpes Black Waltz (provavelmente você entrara em Trance! portanto use Tidal Wave). Depois parta com tudo contra Sealion e use Potions se seu HP ficar abaixo da margem de 150-100, por segurança. Ele costuma usar Blizzard (como Black Waltz) e Blizzara, além de Tsunami, uma magia poderosa. Use Tidal Wave nele se em Trance. Depois tudo volta ao normal e você escuta vozes dizendo que ainda têm Black Waltz 1 e 2 lhe esperando. Zidane volta e junta-se a todo mundo. Faça caminho para fora e Garnet resolvera mudar de nome para Dagger (sugestão de Zidane). Você saira na parte alta do mapa e em frente à uma cidade e uma outra construção.

- topo da página -

05. Aldeia Dali - Serão os Black Mages nossos Inimigos?
- -


Antes de mais nada siga para a esquerda da Ice Cavern e entre no North Gate que esta ali a vista. Aqui não há nada de mais, mas conta como uma locação no mapa e você ainda confere um Inn e um Item Shop. Volte ao mapa. Os inimigos daqui se limitam aos Friendly Monsters, Carve Spider e inimigos ja vistos como Pythons por exemplo. Adiante esta um Observatório, entre nele. Ali você encontra um Hi-Potion próximo a saída/entrada e 135 Gil ao fundo. Entre na casa e fale com o velho, ele tem uma miniatura da Prima-Vista Airship (a sua airship que destruiu-se) que comprou no Auction House (leilão) de Treno. Mas ele quer os cafés do mundo e em troca deles lhe dará a miniatura (que faz parte de dois side-quests). Apenas se lembre daqui. Saia e fique rondando no mapa para que batalhas aleatórias incomuns surjam, nestas, você não batalhará e sim atenderá as ordens do inimigo, mas estas se limitam a certos itens, e faz parte de um outro side-quest. Por enquanto não se preocupe e siga para a localidade restante: Dali.

O grupo resolve sem demora tirar um cochilo no Inn ao lado. Lá o dono do Inn fica observando Vivi mas Zidane pensa que ele é um tarado e está olhando para Dagger! Depois disso todos entram no quarto e lá Zidane e Steiner discutem outra vez antes de irem dormir. Zidane acorda sozinho e decide ir encontrar o resto do povo, mas antes disso uma, ou melhor, duas ATEs ocorrem, uma com Vivi e outra com Dagger. Pegue um Potion no baú a esquerda e um Antidote no baú a direita. Saia e entregue uma carta ao Moogle Gumo de Mois. Salve e saia. Entre na casa em frente, que é um Weapon/Armor Shop. Compre alguns equipamentos novos e saia. Siga e evite a casa ao lado, do prefeito, pois você será chutado de lá (sentido pejorativo? não sei...). Explore o resto da vila até que diversas ATEs ocorram. Depois disso siga para o Weapon/Armor Shop e fale com Dagger. Ela sairá para o Hotel para esperar o resto do grupo. Siga para o moinho e tenha uma conversa com Vivi sobre garotas e chocobos (?!), depois disso, ele será sequestrado. Volte ao Inn e fale com Dagger para ocorrer uma ATE envolvendo Steiner. Depois disso saia junto de Dagger em busca de Vivi (volte ao lugar qeu você o viu pela ultima vez) e eles descobrirão que Vivi esta preso no sub-solo. Entre no moinho e pegue atrás das máquinhas (ainda no 1º andar) a Stellazio Aries, que faz parte de um Side-quest bem remunerador. Examine a escotilha de ferro e desça para o sub-solo.

Lá, desça pelo elevador bem rudimentar e pegue no baú 156 Gil, avança para a a próxima tela. Lá, você ouvira vozes de dois homens e encontrara Vivi mas Dagger para Zidane antes que ele faça algo pois Alexandria tem alguma relação com isso tudo. Eles voltam uma tela e papeam, depois volte e pegue nos dois baús (aquele criatura penosa e amarelada é um Chocobo para quem não teve contato ainda para com eles) um Eye Drops e um Potion. Na sala seguinte examine o barril para que Kumop saia, pegue uma carta com ele para entregar a Mogki. Examine os caixotes atras do barril e suba neste, depois suba nos dois empilhados a fim de chegar no baú mais ao alto e pegar um Ether. Desça e chute a alavanca (primeira opção) para um baú contendo um Potion cair. Siga em frente e você saira em uma sala enorme, pegue nos dois baús um Potion e um Iron Helm. Na tela seguinte Dagger ouvira o choro de Vivi, com isso você encontrara-o em uma das caixas. Depois que estiver em equipe pegue 95 Gil ao lado da porta e abra a mesma para uma batalha contra Ghosts, nesta e nas outras conseguintes use Cure neles para matá-los em um Hit apenas e economizar MP com as ineficazes magias de Vivi. Adentro da porta você avistara a Mist sendo recolhido por mais máquinas e sendo levada a uma outra na sala anterior que faz Ovos (?!). Pegue nos báus um Phoenix Down, um Potion e um Phoenix Pinion. Volte e siga para a direita aonde avistara um Chocobo fazendo o serviço pesado. Avance e Zidane antes de mudar de tela avistara os ovos rachando. Na outra tela a verdade: os ovos eram de Black Mages, mas tudo ainda é um mistério a ser revelado, Zidane escuta um barulho e agarra Vivi e Dagger correndo e acaba sendo preso na empacotadora. A visão agora é de Steiner, espere o velho descer a escadaria e fale com ele em sua casa, depois saia e aviste a Cargo Ship. Chegando lá Steiner vê um barril com o emblema de Alexandria e averiguando acaba (escolha a primeira opção) espetando Zidane com sua espada (wow!). Depois de certa conversação vá ao Inn (primeira opção), recupere suas forças, atualize seus equipamentos e salve o jogo no Moogle Gumo. Corra até a Airship e entre nela.

- topo da página -

06. Airship - Confronte aéreo! Black Waltz 3 contra-ataca!


Zidane convence todos a entrarem na Airship e Dagger teme porque pode descobrir mais do que deseja. Durante a entrada pela escada Zidane aproveita e aperta a bunda de Dagger contra sua cara mas leva um tapa! Ja dentro Vivi tenta conversar com os outros Black Mages mas nada... Quando ganhar controle suba para o convés. Você vera Steiner se lamentando sozinho por ser um Knight fracassado por não conseguir proteger a princesa! Zidane aproveita para tirar sarro dele e vai para a cabine. Repare nas diversas CGs, espetaculares principalmente o visual das penas de Black Waltz, que ocorrerão a partir de em diante! Nisso todos sobem e Black Waltz 3 sai de seu canto para atacar a Airship. Dagger e Vivi sobem ao convés e dão de cara com o Monstrão! Repare nas diversas CGs que ocorrerão a partir de em diante! Então Black Waltz ataca e numa CG fabulosa os Black Mages que tentaram proteger Vivi acabam sendo jogados para fora da Cargo Ship, Slow Motion em ação! Hora de corações se partirem (:P)! Vivi fica triste, confuso e desorientado no convés, então Zidane ordena a Dagger que tome conta do leme e decidir se vão a Alexandria ou a Lindblum, para que eles possam batalhar. Cuidado, você somente conta com Zidane, Steiner e Vivi, mas Vivi estara de Trance! portanto apenas faça o que eu disser: use Dbl Mag com Vivi, alterne ao seu gosto entre Fire e Thunder, com Steiner use Mag Swd Thunder ou Fire, e com Zidane use ataques fisico e roube de Black Waltz um Steepled Hat, uma Linen Cuirass e um Silver Gloves, é possivel que Black Waltz fique voando, nessa hora só ataques mágicos de Vivi o acertarão. Com o fim da batalha Black Waltz foge e Zorn e Thorn (os bobos de Brahne) não acreditam que suas criações perderam. Dagger ruma para Lindblum e uma CG de perseguição emocinante se dá início aonde Black Waltz ruma com raiva em cima da Cargo Ship e Vivi fica perdido no convés. Talvez os portões se fechem, mas eles devem arriscar e então quando Black Waltz vai acertar Vivi, este surpreende a todos ao lançar uma super magia (provavelmente família Fire) certeiramente em Black Waltz que sai desorientado pelo ar de Lindblum, apesar de retornar. A perseguição continua dentro de South Gate mas no fim tudo da certo e eles estão sãos e salvos em Lindblum.

- topo da página -

07. Lindblum - O Reino Fabuloso do Regente Cid!
- -


Chegando em Lindblum os guardas ficarão um tanto quanto suspeitos com vocês e quando Dagger se apresenta eles não acreditam. Então com o Emblema da família real ela pede uma audiência e somente é atendida quando seu tio Artania chega. Passada uma tela suba as escadas a esquerda e em seguida entre na porta mais próxima. Suba as escadas e encontre nos baús um Glass Armlet e um Ether. Entregue uma carta para o moogle Mogki e pegue uma para Atla. Salve e saia. Volte a sala com a fonte e siga para o elevador (ultimo caminho restante). No elevador Artania explicara algumas coisas a respeito dos 3 níveis que Lindblum possui. Chegando ao terceiro andar aonde o Regente Cid vive você assistira uma interessante e cômica cena envolvendo o grupo descobrindo a verdadeira forma de Cid: um Oglop! Ele dirá que um vilão transformou-o em um Oglop e raptou sua mulher. Zidane então sai do castelo pois não gosta de comida de alta-classe e ruma para um barzinho ali perto. Lá ele dá em cima de uma garçonete mas uma rata briga com ele, e que ele já conhecia há 3 anos... ela é Freya e busca seu namorado perdido. A cena volta para Cid e Dagger e Cid revela que na verdade ele teve um caso com uma garota e sua mulher transformou-no em Oglop e fugiu com sua criação: Hilda Garde, a airship que não utiliza Mist como fonte de alimentação. A cena volta de novo a Zidane que esta acordando aos toques de Vivi na porta. Ele decide ir explorar a cidade e você ir visitar o Esconderijo do Grupo Tantalus, mas antes disso um ATE explicando o Synthesis Shop.

Vá ao quarto ao lado e entre para encontrar um Moogle e receba uma carta de Ruby para Zidane. Saia do Inn mas pegue antes 163 Gil na mesa do primeiro andar. Do lado de fora siga para cima mas antes veja uma ATE envolvendo Steiner. Você saira aonde Steiner estava. Entre na casa ao fundo e pegue nos dois baús um Hi-Potion e um Echo Screen. Saia e pegue o caminho da esquerda. Lá, verifique atrás da copa das árvores um Tent e dentro da igreja consiga uma Leather Plate. Volte tudo e pegue o caminho da direita para sair na praça dos Shops. O da extrema direita é um Weapon/Armor Shop, o do meio é o Item Shop e o caminho da esquerda é o Synthesis Shop. Compre primeiramente no Weapon/Armor Shops e depois no Synthesis Shop, de qualquer forma quando acabar seus equipamentos "materiais" volte no Weapon/Armor Shop e compre mais pois será necessário força agora (faça uma The Ogre para Zidane, de Acessory não se preocupe, todos que estão ai você terá aos montes futuramente). Volte até o Inn e entre na construção em frente para pegar o bonde. Nisto você verá Vivi ganhando uma Kupo Nut em uma ATE. Entre no bonde e vá para Industrial District.

Chegando em Industrial District saia da estação subindo as escadas a esquerda e pegue na mureta mais próxima da tela um Leather Wrist. Suba as escadas ao fundo e chegue na área aonde ficava o Bar aonde você encontrara Freya. Vá a casa ao fundo e pegue no segundo andar nos dois baús uma Mimic Card e um Steepled Hat. Volte a estação e siga para Theather District (pequeno esse Industrial não?).

Já em Theather District assim que chegar havera uma ATE envolvendo Steiner. Pegue 127 Gil no mato próximo a tela. Entre na casa ao lado que é a casa de um pintor e pegue um Ore dentro do baú. Saia e desça as escadas a esquerda. Entre na casa do relógio que é o esconderijo do Tantalus, e Zidane tirara uma soneca pensando aonde esta Dagger, então uma ATE ocorre envolvendo a mesma. Quando voltar para Zidane duas crianças entram na casa e falam um pouco e depois partem. Pegue nos três baús 282 Gil, 68 Gil e 97 Gil. Suba as escadas da Beliche e pegue uma Mini-Burmecia. Quando sair do esconderijo do Tantalus ocorrera uma ATE envolvendo Cinna, Marcus e Baku, depois siga para a direita abaixo. Chegando lá fale com as garotas e você verá uma cena engraçada envolvendo um famoso ator assediado pelas fãs e se vê obrigado a utilizar um disfarce nada cômodo. Volte até a casa do pintor e fale com o Ator e ganhe um Autograph. Examine a cadeira para ganhar uma Moogle Suit. Volte a estação e siga para Lindblum Castle.

Siga para o quarto real e encontre Steiner. A princesa não estara lá e Steiner suspeitara que você fez algo antes de sair. Saia e vá para a fonte e tente ir ao elevador. Volte e fale com o soldado dormindo para roubar as vestimentas dele. Depois passe pelo elevador e suba ao nivel superior. Pegue a escada a esquerda e encontre Dagger no último nível. Após certo papo use o telescópio e focalize 6 !'s para dar continuidade na trama. Depois disso Dagger cantara para Zidane e uma enorme ATE mostrara o que cada um esta fazendo. Cid esta projetando a Hilda Garde II, Freya pulando de prédio em prédio entre lamento e lamento por seu amor Fratley e por ai vai. Então a cena volta e Zidane aposta um encontro com Dagger se ele vencer o Festival da Caça. Na cidade todos se arruman libertando os monstros para que os desafiantes ataquem e nisso você verá Zaghnol, o monstro chefe deste campeonato. Zidane então chega, atrasado, ao dormitório aonde o guarda explica as regras do jogo. Você tem 12 minutos para derrotar o máximo de inimigos em batalha e ganhar pontos com isso, nos três distritos, a batalha que decidira o vencedor é a contra Zaghnol. Salve uma última vez seu progresso no Moogle acima e siga para os bondes. Você começa em Theater District.

Pegue o primeiro inimigo que esta perseguindo um homem. Para pegar o segundo fique parado diante da escada, ele é um passaro. Depois desça as escadas e encontre um na frente do esconderijo do Tantalus, fique parado para ele surgir, outro passaro. Desça as escadas e fique diante do barril para confrontar outro inimigo. Volte tudo e pegue o bonde para Industrial district. Chegando lá enfrente o inimigo que esta atrás do cachorro e mais um ao subir as escadas. O terceiro você encontra ao entrar no bar, e o ultimo no fim do caminho. Volte e siga para Business District. Chegando lá enfrente o pássaro aonde ele voar. O segundo aparece quando você tenta avançar de tela. Olhe seu tempo: se tiver mais de 3 a 4 minutos arrisque ir para a igreja e enfrente mais dois inimigos, se tiver menos siga direto a Zaghnol no caminho da direita. Na batalha contra Zaghnol você decide quem vence. Para Zidane ou Freya vencer dê mais ataques com o mesmo no inimigo, já para Vivi (sim! ele está no meio da zona!) se mate em batalha. Recomendo fazer Freya vencer.

Durante a premiação um soldado de Burmecia vem ao encontro de Cid e avisa que eles estão sendo vitimas de ataques de Black Mages (magos com chapéus pontudos ele diz). Todos reparam que há alguma ligação com Alexandria e então há uma discussão mostrando valores de guerra e honra entre um ladrão e uma princesa (?!). Todos vão comer e Dagger coloca poção do sono na comida para que ela possa ir atrás de sua mãe e saber o que está ocorrendo. Quando acordarem Cid decide levar para vocês a missão de interceptar os ataques de Brahne através do caminho de Gizamaluke's Grotto. Siga para o elevador e desça ao último nível. Pegue o carro da direita e consiga uma Weyrd Card ao fundo. Siga para Dragon's Gate (você esta no Serpent). Salve no Moogle e olhe a opção Mognet. Compre itens com o sujeito e saia pela porta para o mapa. Ufa! É o fim da parte de Lindblum!

- topo da página -

08. Gizamaluke's Grotto - Deus Enfurecido ou Criatura Descontrolada?
- -


Você sairá então do lado de fora de Dragon's Gate, já no mapa. Siga diretamente em frente e entre na estrutura que aparenta ser um pântano. Lembre-se, esta parte é um Side-Quest, mas recomendo fazer e muito, tanto que vou incluí-la na estratégia e não na seção Side-Quests.

Você entrará no Qu's Marsh, o pântano da raça Qu. Aviste os Moogles que lhe ajudam nos tutoriais e siga pelo mato. Fale com Quina (a cozinheira de Alexandria) e ela estara preocupada em capturar Sapos. Pegue um sapo com suas mãos e ela vira até você pedindo-o. Entregue o bendito sapo a ela e esta ficara muito agradecida. Após isso Quale chega, da raça Qu como Quina e diz que você deveria ir com ela para explorar o mundo, isso até você chegar na casa dele e tudo mais. Vivi então repara que ele aparenta muito com seu Tio. Capture alguns sapos com Quina (outro Side-Quest) se quiser e depois saia. Tente deixar um macho e uma fêmea, e evite pegar os girinos para que os sapos se reproduzam mais rapidamente para que você obtenha mais sapos caso queira completar facilmente o Side-Quest que envolve a captura de 99 destes... Saia de Qu's Marsh.

- -

Siga para o ponto no Mapa que é Gizamaluke's Grotto. Agora vêm uma decisão que você deve tomar. Há um lugar perfeito para subir alguns Levels no começo (ter uma base de 11 à 15) e liberar todas as habilidades realmente fácil. Vá para aonde no mapa está localizado a Chocobo's Forest (eita! mais um Side-Quest, este é recomendável ao menos habilitar o Chocobo pois grande parte dos baús envolve o uso de Ship/Airship e ou caminhos que você ainda não tem acesso). Lá há um South Gate e aonde uma ATE envolvendo Tantalus ocorrera a um tempo atrás. Ali há uma fonte aonde seu HP/MP é recuperado e isso significa que pode ficar quanto tempo quiser por estas bandas sem preocupar com itens. Outra coisa que é bom ressaltar é que há algumas Blue Magics nesta área. Duas delas são a Angel's Snack que você pode liberar com o Ironite (um dragão rosa que solta Flame) e Mighty Guard que você pega com os Serpions (um dragão colorido sentado) sendo esta ultima a melhor Blue Magic do jogo para defesa e infelizmente realmente fácil de se consegui-la (em FF5 você tem que batalhar com um inimigo que aparece em 1/10000 batalhas; em FF7 você somente consegue ela em inimigos finais e/ou chefes dificeis; em FF8 você deve refinar mundos e fundos de itens para poder liberá-la), lembrando que para liberar Blue Magics você deve bater no inimigo a ponto de ele estar morrendo e então utilizar o comando da Quina, Eat... (pegou ela? não? vá rápido...!). Quando completar seus afazeres chame um Chocobo e volte para Gizamaluke's Grotto.

Chegando em Gizamaluke's Grotto Freya verá dois guardas de Burmecia mortos ao pé da porta. Na próxima tela fale com o guarda a esquerda e ele revelerá que os Black Mages e Alexandria foram os responsáveis e ainda lhe dará um Sino (Gizamaluke's Bell) para que você possa abrir as portas, depois ele morre. Examine a porta com o sino encravado e use o seu sino de forma que os dois toquem e o seu se espatife mas a porta abra. Adentre e encontre Zorn e Thorn e prepare-se para uma fácil batalha contra Black Mages. Após isso enfrente outro Black Mage que perambula pela sala e ganhe um Gizamaluke's Bell. Abra a porta da esquerda que leva ao guarda morto (são três portas, pegue a da extrema esquerda) e no caminho pegue uma Bronze Vest. Fale com o guarda e ganhe outro sino. Batalhe por aqui até encontrar Skeletons, e coma-os com Quina para ilberar a Blue Magic Pumpkin Bomb. Abra a porta restante (afinal, a outra esta trancada por dentro) da extrema direita com seu sino. Siga o caminho e pegue uma Mythril Gloves no meio deste e debaixo do arco um Magus Hat. Encontre um casal de Moogles com problemas e ajude-os dando uma Kupo Nut! Wow, agora pegue no baú um outro sino. Abra a porta da direita e entre na casinha do casal de Moogles, Mogmi e Moguta. Lá fale com ambos e salve. Há uma trepadeira ali atrás que o leva ao lado de fora de Gizamaluke's Grotto em um exato lugar lotado de inimigos poderosos, portanto não arrisque. Volte e nisso um dos moogles lhe dará o Holy Bell. Na sala anterior abra a porta da esquerda e equipe bem seus personagens, e também recupere seu HP/MP pois Gizamaluke o aguarda. Ele não é de todo difícil mas não de moleza, apenas use Thunder com Vivi, Attack com Zidane (arrisque roubar Magus Hat, Elixir e Ice Staff), Jump com Freya e Quina atacando e recuperando com Potions.

Quando terminar a cena volta para Steiner e Dagger que estão com problemas para passar no portão. Fale com os guardas e no lado de dentro pegue uma Multina Racket no baú a esquerda, fale com o ser no portão, depois com o sujeito da direita e por fim com a Dona na direita, assim um guarda vira e lhe dará um Gate Pass. Siga para a direita e Dagger saira do saco de Gysahl Pickles. Na outra tela pegue no baú um Potion, fale com o Moogle e ganhe uma carta e salve seu progresso. Compre itens no balconista se quiser e entre no trem falando com o sujeito ao alto. Dentro do trem há uma conversação e depois os dois partem para Alexandria. Nisso Zidane, Freya, Vivi e Quina saem da Gizamaluke's Grotto em direção a Burmecia.

- topo da página -

09. Burmecia - O Reino destruído de Freya!


Assim que estiver de volta ao mapa siga em frente e um pouco a direita para chegar em outro North Gate. Entre nele e pegue um Tent e um Hi-Potion. Depois saia e dai siga para Burmecia ao norte. Chegando lá Freya se lembra que faz cinco anos que não visita sua terra natal e esta está aos pedaços. Vivi, Zidane e Quina se prontificam a ajudá-la a recuperar o reino. Siga adiante e examine a caixa para encontrar a Stellazio Cancer (um Side-Quest, apenas pegue!). Batalhe contra Magic Vices e ganhe a fenomenal Blue Magic Magic Hammer fácil fácil. Siga adiante e encontre Zorn e Thorn que lançarão mais dois Black Mages para você matar, facilmente. Entre na construção ao lado e pegue um Soft e um Potion nos báus, saia, suba as escadas e pegue no baú atrás da escada um Soft. Siga depois das escadas o caminho a esquerda, o baú ali é um Mimic. Já ali, caminhe, não corra, sobre o caminho da esquerda e pegue uma Germinas Boots, volte correndo. Volte tudo de novo até aonde você pegou aqueles dois baús e siga pelo novo caminho. Salte a sacada e fale com o soldado quase morto. Pegue um sino atrás da cama e um Ether atrás da estante. Volte tudo até depois dos lances de escadas e use o sino no portão cheio de folhas. Agora suba o hall de escadas e encontre Dan, um soldado de Burmecia. Ele alertará sobre os Black Mages e blablabla. Suba tudo e chegue a uma nova área.

Nesta nova área siga adiante e Zidane salvará um casal de cidadões de Burmecia. Volte siga pela estatua que cedeu e se tornou uma ponte pela escada da direita. Pegue na nova sala um Tent e um Phoenix Down. Siga uma sala adiante. Entre na porta da esquerda e ganhe uma Mythril Spear nas armas de Burmecia. Siga para a porta da direita e pegue no baú um Lightning Staff. Pague a Stilzkin 333 Gil por 3 itens (para dar continuidade ao jogo, portanto, FAÇA!). Fale com Alta para entregar uma carta e pegar outra. No MogShop você pode comprar suprimentos e equipamentos. Salve seu game. Siga adiante e Freya saltará na frente e Zidane seguirá logo atrás depois seguido por Quina e Vivi para chegar até Brahne, Beatrix e Kuja, uma aliança de poderes muito inconsequente que tem ambições além de acabar com Burmecia. Batalhe contra Beatrix até ela usar Stock Break e assim você mudará de CD. :)


[ Primeiro CD | Segundo CD | Terceiro CD | Quarto CD ]

 

©RPG aQui! 2003 - http://rpga.rg3.net/ ou http://rpga.cjb.net/
Seção feita por Spider
Colaboração: Reencarnação_Daimaoh e Majin Alucard

 

Voltar
Topo da página