Estratégia


Abaixo você confere a estratégia completa para se terminar Phantasy Star sem qualquer dúvida. Para complementar as orientações, os diálogos do jogo foram incluídos. Boa sorte!

Século 342
Camineet, Palma.

Um homem ensangüentado jaz no chão. Dois guardas estão de pé ao seu lado.

Guarda: Não especule em torno do romance de Lassic! Aprenda essa lição!
Uma jovem aparece, e vê o corpo ensangüentado do rapaz.
Garota: Nero, o que aconteceu? Não morra! - diz ela, em prantos.
Nero: Alis, escute! Lassic está conduzindo nosso mundo à destruição! Tentei descobrir seus planos mas não pude fazer nada sozinho... Ouvi sobre um homem com grande poder chamado Odin... Talvez vocês dois juntos possam pará-lo! Alis, é muito tarde para mim...seja forte! - e despede-se deste mundo.
Alis segura sua espada contra o peito, como que num juramento.
Alis: Tenho certeza de que meu irmão não morreu em vão! Proteja-me, Nero!

Camineet, Palma

Você começa somente com Alis (um tanto dedutível), na frente da casa dela. À sua direita está o primeiro labirinto do jogo, se é que aquilo pode ser chamado de labirinto. Entre! Siga reto e vire à esquerda no canto, depois virando à esquerda de novo na quebra. Entre na porta e arrase o cofrinho da pobre Alis (abra o baú), encontrando 50 mesetas. Saia do labirinto. Agora que estamos mais ricos do que o Silvio Santos, vamos até a loja de armas (é a que fica mais à esquerda). Compre um Escudo de Couro, não requer prática nem habilidade, e aumenta sua defesa! Certo, vá à casa que fica no canto de cima, à esquerda, e pegue o pote Laconiano com Nekise. Agora é hora de sair e aumentar de nível. Saia das paredes da cidade e lute, mas não vá muito longe. Se deparar-se com 2 scorpions e não estiver pelo menos no nível 4, corra como o diabo corre da cruz. Lute com alguns Sworms ou com 1 scorpion. Se quiser recuperar seu PF, vá até a casa laranja que fica à esquerda da entrada leste da cidade. Chegue até o nível 6, pelo menos, e compre um equipamento melhor, como a Espada de Titânio, Escudo de Couro e a Armadura Leve. Eu comprei uma Espada de Cerâmica e uma Armadura Leve, se isso lhe ajuda. Agora, se você tiver um bom equipamento e 200 mesetas no bolso, siga adiante...

O segredo está à venda

Você ouviu de Nekise que Odin estava em Scion, não ouviu? Pois bem, vamos atrás dele. Saia de Camineet e siga para o leste (direita), até achar uma cidade à beira do mar. Entre e vá à loja que fica mais ao sul, a loja de artigos de segunda mão. Peça pelo "Secreto", que custa 200 mesetas. Na terceira tentativa, o homem lhe venderá o item, um passe! Agora, de volta a Camineet.

Pashaporte

Vá à ala oeste da cidade, rumo à esteira. Os guardas pedirão para ver seu passe. Mostre-o e esfregue-o na bunda daqueles retardados eunucos. Entre no porto espacial. Lá chegando, vá à loja da direita com 100 mesetas ou mais no bolso, e responda sim, não, não e sim. Pronto, temos o passaporte. Passe pelos guardas, mais uma vez esfregue seu passaporte naquele lugar deles e pegue qualquer uma das naves, todas vão para Motavia.

A capital no deserto

Você aparece no porto espacial de lá. Saia e vá para a cidade, entrando Na loja que fica mais à direita. Lá, um homem dirá que tem um animal raro e que o vende por 1 bilhão de mesetas. Diga que não o comprará e o homem aceitará trocá-lo pelo pote Laconiano. Diga que aceita a troca.

Alis: Seremos companheiras de viagem. Eu sou Alis, e você?
Gato: Eu sou Myau.
Alis: Myau, você já ouviu algo sobre um homem chamado Odin?
Myau: Sim, ele virou pedra... Mas se ele tomar este remédio ficará bom. Só que, eu não consigo abrir a garrafa...
Alis: Certo. Vamos juntas salvar Odin, OK?
E Myau se junta ao time.


Agora que você tem o fantástico felino no grupo, saia da cidade e aumente uns níveis junto com ele (talvez você prefira fazer isso em Palma). Assim que possível, compre uma Pele Grossa para ele, ela dá um bônus de 30 na defesa e é sua única e melhor armadura. Assim que Myau estiver pelo menos no nível 5, volte para Palma, compre uma Lanterna e vá para a caverna ao sul de Camineet.

Petrificaram o cara aí, sacanagem

Ande 4 passos para o norte, e vire à esquerda na quebra. Siga reto e vire à esquerda na bifurcação, depois virando à esquerda de novo no canto (ignore a quebra)e encontrando Odin. Use o Alsulin nele.

Alis abre o Alsulin, e o líquido se espalha no ar. Odin volta ao normal.
Odin: Obrigado por me salvar. Acho que se Medusa me impedir não terei muita esperança de matar Lassic, terei?
Alis: Meu irmão morreu tentando matar Lassic, mas antes de morrer aconselhou-me a procurá-lo.
Odin: Não devo deixar seu irmão morrer sem vingança.
Alis: Por que você tentou matar Medusa?
Odin: Porque Medusa tem um machado místico. Infelizmente ela escapou de mim. De qualquer modo, eu escondi a bússola em uma das passagens desta caverna. Vamos buscá-la.

Dê meia volta, olhando para o caminho de onde você veio. Ignore as quebras no caminho e vá até o final do corredor, virando à direita no canto. Siga reto e pegue a bússola. Mais uma vez dê meia volta, vire à esquerda no canto, depois vire à esquerda na primeira quebra. Siga reto, ignorando as quebras, e vire à direita na bifurcação, seguindo reto e saindo do labirinto.

Eppi Eppi Eppi LaLaLa

Saindo da caverna, vá para a floresta ao sul e entre lá. Agora que você tem a bússola, não ficará mais perdido e encontrará a vila. Lá chegando, vá até a casa mais ao norte, e fale com o velhaco. Quando ele perguntar se você procuta a chave do calabouço, responda que sim, e ele dirá que a escondeu no armazém de Camineet. Lá vamos nós.

O pavoroso LABIRINTO

Nossa, que cidade desconhecida. O armazém é aquele complexo labirinto cujos segredos tivemos de desvendar no começo do jogo... Movamos nossas nádegas gordas para lá. Chegando ao pavoroso labirinto, siga o caminho sem virar à esquerda. Agora abra o baú da felicidade. Pronto, achou a chave.

Dificuldades à vista (ou seria a prazo?)

Pois é, né, esse jogo fede de tão fácil. Agora a coisa fica preta, meu camarada!!! O jogo vai pegar fogo, os próximos labirintos arrancam a alma do seu corpo. Mas não tanto, já que você tem em mãos este fabuloso guia. Sabe o que vamos fazer? Não vamos dar continuação à história agora, não. Vamos melhorar nossos personagens fracotes, começando pelas.... P.R.E.S.A.S..D.E..F.E.R.R.O.!!! É opcional, mas ajuda BASTANTE, pois serão a melhor arma de Myau por um bom tempo. Tenha em mãos uma lâmpada ou algo assim, pois a caverna é bem escura (duh). E recomendo um nível 10 para Alis, 7 para Myau, e 4 ou 5 para Odin (os Were Bats na floresta de Eppi são ótimos, se você já os aguenta). Saia de Camineet, e vá para o leste, até encontrar uma caverna. Não vou dizer para você entrar, porque já é bem dedutível...

Obs: Na versão em português de Phantasy Star, as presas de ferro foram chamadas de Bumer. F. - BUMERANGUE DE FERRO!!! Como um gato vai usar um bumerangue, me digam???

Acenda qualquer coisa para iluminar o ambiente, e use a chave do calabouço na porta(aonde mais?). Vire à esquerda, e à esquerda de novo(não abra o baú). Vire à direita, esquerda, e dobre as 2 curvas. Mais uma vez para a esquerda; vá virando pelas curvas até achar um desvio para a direita, desça as escadas. Agora prossiga, vire à esquerda e entre no desvio. Entre no outro desvio à direita, e vá virando nos cantos e depois abra a porta. Siga reto, ignore os 2 desvios e vire à direita na bifurcação. Siga reto ignorando o outro desvio e desça as escadas. Tendo descido, dê um passo e vire à direita e siga o caminho, ignorando quaisquer desvios, e abrindo portas. Siga até chegar numa bifurcação, onde você deve virar à esquerda, abrir uma porta, seguir até outra bifurcação, e virar à esquerda de novo, para depois descer as escadas. Ande, abrindo a porta, até chegar em uma bifurcação, e vire à direita. Siga reto, ignore os desvios, abra a porta e siga até o "beco". Lute com os esqueletos (o número varia, e os que eu enfrentei tinham 53 de PF)e abra o baú. Saia. Basta seguir o caminho inverso. Eu saí andando de costas, hohoho. Bem, acho melhor eu dar as direções pra isso. A partir das escadas do penúltimo andar (poxa, você não quer que eu te diga pra abrir a primeira porta, depois virar à esquerda, e abrir outra porta até a escada depois de pegar as garras, quer?): entre no primeiro desvio à direita, e abra a porta. Mais 5uma vez vire à direita no primeiro desvio, e abra outra porta. Ignore o primeiro desvio, e vá pela esquerda na bifurcação. Vire à esquerda no primeiro desvio, direita na bifurcação, esquerda na outra e siga sem pegar desvio algum até a porta. Vá seguindo pelos cantos e vire à esquerda na bifurcação, à direita na outra, e entre no desvio à direita(mais escadas). Vire à esquerda na bifurcação, à direita na outra, e entre no desvio à direita (não eu não digitei duas vezes a mesma coisa. É assim mesmo.). Esquerda na bifurcação, direita no desvio, direita na outra bifurcação.
Voilá.

A cozinha maravilhosa de Ofélia: o Bolo do Governador

Próxima parada: Caverna de Naula. O negócio é: queremos falar com o governador de Motavia, e precisamos do bolo pra isso. Simples. Antes de começarmos, certifique-se de ter pelo menos 1000 Mesetas, vamos precisar. Vá para o nordeste de Camineet, e caminhe pelo vão entre as montanhas. Entre na caverna. Detalhe: cuidado para não entrar na torre em forma de pirâmide, aquilo é Baya Malay, se você entrar lá certamente morrerá. Entre, abra a porta (chave do calabouço), e vire à esquerda no desvio. Desça as escadas. Vire à esquerda na bifurcação, ignore o desvio, e vire à direita na próxima bifurcação. Desça mais escadas. Vire à esquerda quando houverem dois desvios. Direita no desvio, direita na bifurcação, abra a porta e pague 1000 mesetas pelo bolo. Ao voltar, entre à esquerda no desvio e à esquerda na bifurcação. Suba. Direita na múltipla escolha (sai de mim, Malhação), suba de novo. Esquerda no desvio, direita no segundo desvio. Suba, e vire à direita na bifurcação. Fim.

Um dia na vida de um office-boy: a entrega do bolo

Agora o jogo vai ficar mais difícil. Caso você não tenha feito isso por um bom tempo, compre um equipamento novo pro pessoal, principalmente pro Odin. Você deve ter um bom dinheiro dos dois últimos labirintos, use-o comprando uma arma decente para o rapaz, como uma Espada de Cerâmica, e compre alguma proteção nova para quem precisar. Minha recomendação:

Alis: Espada de Cerâmica, Armadura de Zinco, Escudo de Ferro.
Odin: Espada de Cerâmica, Armadura de Zinco, Escudo de Ferro.
Myau: Garras de Ferro (Bumer. F. XD), Pele Grossa.

Mais uma vez recomendo os Were Bats para experiência e dinheiro. Para conseguir esse equipamento todo, você terá de fazer um tour por: Scion (Armadura), Parolit (Espada), e Camineet (Escudo). Se você estiver com BASTANTE dinheiro sobrando, porde comprar um escudo de Cerâmica ao invés do de ferro (hm, eu comprei 2 =P)... custa quase o triplo, mas vale. E se você por acaso for um milionário infeliz, que passa o dia lutando pra conseguir dinheiro, vá pra P...aseo, e compre uma armadura de Diamante (melhor armadura para Alis, 15000 M$T - não escrevo M$T normalmente porque odeio o MST). E uma coisa: tenha em mãos uma lâmpada mágica (Parolit). Assim você nunca mais compra uma lanterna. Mas uma coisa: se preferir, gaste o dinheiro da lâmpada com um Escudo de Cerâmica, mas tenha em mente de que você volta e meia vai ter de comprar Lanternas. Se tiver saco pra isso, não compre a Lâmpada. Ok, já que estamos nessa de comprar equipamento, talvez alguém precise de um dinheiro extra, né? Bom, se você quiser, pode aumentar uns níveis por aí. Sugestão? 13 para Alis, 11 para Myau, 10 para Odin. Bem, tendo o BOLO em mãos, é hora de entregá-lo. Pois bem, sigamos até o aeroporto de Motavia e peguemos uma nave para Paseo, em Motavia. Eu adoro essa coisa de viajar. Chegando lá, entre na casinha cinza, que tem dois guardas do lado. Não dá pra se perder. Quando o robô lhe perguntar se você trouxe um presente, diga que sim, afinal, nós temos o fabuloso BOLO. Entre no palácio, ou na casa azul se estiver machucado.

Governador: Eu sou o Governador Geral. Ouvi dizer que você pretende derrotar Lassic. Admiro sua coragem. Na caverna Maharu você encontrará um vidente chamado Noah, leve esta carta e vá encontrá-lo. Eu acredito que você matará Lassic e retornará. Você deveria ficar um pouco aqui depois da sua longa jornada. <a tela escurece>

Você sente um sono profundo. Você está tendo um pesadelo. (ninguém nunca me avisou quando eu tive um pesadelo. Por que isso aconteceria agora?) Bom, você será atacado por um Saccubus (não deveria ser uma Succubus?). Não precisa ganhar, pode perder, afinal, é um sonho. Se você vencer, vai ganhar 10 EXP. Mágico.

Pronto, acabou. Hora de nos prepararmos para encontrar Noah, o único membro que falta. Compre alguns burgers. A caverna é amarelada por dentro, a noroeste de Paseo, entre montanhas.

A Caverna do Andrógeno - Caverna de Maharu

Vire à direita na bifurcação, e entre à esquerda no desvio. Vire à esquerda na bifurcação, à direita no desvio, e na bifurcação, esquerda para pegar uma Cola, ou direita para prosseguir. Entre no desvio à direita, e desça. Vire à esquerda na bifurcação, e se quiser pegar 50 mesetas, vire no primeiro desvio, indo à esquerda na bifrucação dele. Senão, vire à esquerda no segundo desvio, à direita na bifurcação, entre no desvio, e à esquerda na outra. Vá até o final se quiser um burger, ou vire à esquerda no desvio se não quiser. Direita na bifurcação, esquerda na próxima, desvio, direita na bi, porta, Noah. Pronto, bem rápida essa hein?

Noah: Quem são vocês? Estou ocupado (ele é homem, yahoo! Descobrimos!). Não atrapalhe, por favor.
Alis: Recebi uma carta do governador. Leia-a, por favor.
Noah: Deixe-me ver....... Nossa obrigação está clara! Devemos proteger os planetas do sistema Algol da maldade! Primeiro devemos ir à Floresta Gótica e encontrar o Dr. Luveno. Podemos usar um bueiro no porto espacial que é uma passagem secreta.

Para voltar, entre no desvio, direita na bifurcação (não abra o baú), outro desvio, desvio, direita na bifurcação de novo, mais um desvio, esquerda, desvio, direita, segundo desvio à direita. Suba. Esquerda, desvio, esquerda, desvio, esquerda, desvio. Pronto.

Os canos do Aeroporto - Uma viagem pela sujeira de Palma

Voltemos para Paseo. Uma dica: vá até a loja de armas e compre uma Espada Curta (Esp. P.) para Noah. Ele só pode equipar três armas: o Cajado, a Espada Curta e o Bastão. Portanto, a única melhora que você pode fazer nele agora é essa. Volte para Palma. Aproveite e vá enfrentar uns Were Bats para aumentar o nível de Noah. Lá pro 5-6 está bom. Eu deixei no 6. Dá pra ele pegar um ataque e status aceitáveis. Cof, cof,<mentira!>, cof, cof! (Noah nunca terá ataque aceitável =/) Ok, continuemos. Vá para o Aeroporto de Palma, e entre na "tampa" laranja um pouco ao sul dos guardas que levam às naves. O túnel só tem um desvio, ignore-o e siga. Estamos em Gothic. Se você der cola pro pessoal aqui (caramba, até em Algol tem gente cheirando cola???), eles te falam do Dr. Luveno, que está preso. Pois bem, vamos tirar o tiozinho de lá.

Operação Cordeiro de Pedra: O Resgate do Dr. Luveno

Saia de Gothic e vá para o sul, entrando no segundo vão entre as montanhas. NÃO ENTRE NA TORRE, SE A VIR. Continue seguindo até chegar num local que se parece com uma prisão. É lá (sério? Achei que tinham jogado o velhinho na igreja). Não há inimigos. Responda sim ao guarda, e siga reto. Abra a porta, e entre no segundo desvio à direita, abrindo outra porta.

Luveno: Eu sou Luveno. Se você quer ajuda, esqueça. Saia daqui! - Se ele disser isso, continue enchendo o saco dele que uma hora ele vai concordar em te ajudar.
Luveno: Você quer que eu construa uma espaçonave? Não posso aceitar tamanha responsabilidade. - continue enchendo.
Luveno: Uhm! Você é persistente! Se fizer o que digo, eu lhe ajudarei. (Sem favores sexuais, por favor...) - diga sim. - Ok, antes eu irei para a vila Gothic fazer os preparativos. Venha depois. - pronto! Volte. Dessa vez não preciso falar o caminho.

Gothic: Dr. Luveno e seu pau-pra-toda-obra

De volta a Gothic, entre na casa da esquerda, e Luveno pedira para você trazer seu assistente. Lembram daquele desvio na passagem aeroporto-gothic? É lá. Entre na casa do canto superior direito para chegar lá. Cuidado com os monstros sanguinários, um Wing Eye arrancou o rim da minha Alis O.O ... bom, voltemos. Pois bem, agora Luveno pede 1200 mesetas pra começar a trabalhar. Pague antes que ele peça coisas como favores sexuais. Saia, pegue um nível para o Noah e volte. A espaçonave deverá estar pronta (se não estiver, lute mais). Mas somos muito burros para operá-la, precisamos do robô Hapsby, que foi parar no lixão de Bortevo.

Alis: A Rainha da Sucata

Hora de ir atrás do robolete. Saia de Gothic e vá para o sul, até chegar na costa. Vá seguindo para oeste pela costa até ela acabar, e então vá para o norte. Bortevo é a cidade perto do poço de lava (no qual você terá de pisar), mas entre na caverna ali perto antes. Eu recomendo que você cure o PF perdido na lava com a magia Cura de Myau. Entre no desvio à esquerda e depois no à direita. Se quiser 100 mesetas, ignore o desvio da esquerda que virá e vire à direita na bifurcação, senão simplesmente entre nesse outro desvio e ignore a bifurcação. Pronto. Estamos na ilha de Abion. Siga para o leste pelas entradas nas rochas até Loar, e compre as Presas de Prata (Bumer. P. - BUMERANGUE DE PRATA O.O) para Myau. Se quiser compre também uma Pistola Quente para Odin, ela tira 10 de todos os inimigos. Mas eu acho melhor esperar mais um pouco e comprar a Pistola Laser. Depois disso, vá para noroeste, contornando as montanhas, até Albion. Compre o Polymetryl na loja de alimentos, e junte uns 15000 mesetas para comprar um escudo Laser para Alis, Odin e Noah. Se tiver preguiça, compre um para Noah apenas. O resto aguenta o tranco. Eu mesmo só comprei pro Noah. De qualquer modo, aumente um nível ou dois. Deixei minha Alis no 16, Myau no 14, Odin 13, Noah 11. Cure-se e volte para Abion, entrando na casa cinza. Vire à esquerda na última das bifurcações, abra a porta e ignore os desvios. Entre na casa. Você encontrará Dr. Mad. Não dê o gato (Myau) para ele, senão ele o matará. Faça Myau usar Pard, Noah usar qualquer uma de suas magias de ataque (no nível 12 ele aprende Vento), e o resto ataca. Ele lhe dá 25 de EXP, e um Pote Laconiano. Agora vá para Bortevo. Se tiver Voar, e tiver visitado por último uma igreja próxima a Bortevo, você tem sorte.

Robô Gigante - O Retorno

Assim que chegar em Bortevo, salve. Vá para a casa de porta azul, e use o Polymetryl na sucata. Se for a pilha de sucata certa, Hapsby aparecerá, e se tornará um item da sua lista. Volte para Gothic.

Star Treco - É nóis na nave

Chegando em Gothic, a espaçonave Luveno (super criativo. Podia ser algo mais engraçado, como Girafa de Sunga) estará pronta. Para achá-la, vá para o lado oeste da cidade, onde há um tiozinho parado. Passe por ele :) Hora de curtir a nave. Escolha Uzo.

Os flautistas...

Fale com as pessoas, um cara irá falar que enterrou a flauta em Gothic, numa árvore num lugar sem saída. Mas antes de voltar, vá para Skure. Você não precisa fazer isso agora, mas acredite, vai mudar sua vida (no jogo, claro). Entre na cidade, e dê cinco passos para a frente assim que entrar no túnel. Vire à direita, é uma passagem secreta. Siga e pegue 500 mesetas depois volte e prossiga normalmente. Os inimigos são um pouco fortes, mas se você tiver os equipamentos e níveis recomendados aqui não será nada impossível. Se encontrar Evilheads, não hesite em usar magias. O dinheiro que eles dão paga o hospital e ainda sobra! Compre as Garras para Myau, são o único "escudo" que ele pode usar; compre dois bastões se puder: um para Noah, e outro deixe na lista de itens, pois ele lhe permite uma chance de fuga de 100% nas batalhas se usado; e compre uma Pistola Laser para Odin, tira 20 dos inimigos (todos). Se você for paciente, dá pra comprar tudo, pegar mais um pouco para futuras despesas, e ganhar uns níveis. Minha sugestão? Fique lutando até comprar tudo e ter mais uns 8000 mesetas. Vejam o meu exemplo: fiquei uma tarde inteira nessa psicopatia, comprei tudo, juntei os 8000 M$T e olhem como ficaram os níveis: (Alis/Myau/Odin/Noah) 20/19/18/16. Nyahaahaa. Voltando para Gothic, vá até a árvore no canto inferior esquerdo da tela, no final de um caminho. Abra o menu e vá Proc (Procurar). Parabéns, temos a flauta. Ela nos tira de qualquer labirinto sem gasto de PM, e é infinita.

O Dragão de Caspa, digo, Casba

Vá de novo para Uzo, em Motavia. Lá estando, compre um Sabre de Luz para Alis se tiver dinheiro, entre na igreja, mesmo que não vá fazer nada, e junte mais uns 3500 mesetas, se não tiber nivelado em Skure (no sudeste de Uzo os inimigos dão bastante dinheiro). Depois vá para o sudoeste até chegar em uma caverna, a caverna de Casba. Esteja curado e bem equipado. Siga até descer as escadas. Continue e desça de novo. Siga, e vire à direita no desvio, e depois à direita na bifurcação. Entre no desvio à esquerda, e na "trifurcação" vire à esquerda, e depois à direita. Siga o caminho, no final estará o Dragão de Casba. A luta é fácil, só atacar e curar. Magias dificilmente serão necessárias, a não ser com Noah. Vento será bem útil! Pegue o Olho no baú, e volte: esquerda no desvio, direita, direita, direita, esquerda, direita. Suba e continue seguindo, subindo e descendo muitas escadas. Estamos em Casba - NÃO ENTRE NA IGREJA. Compre um Landrover, você precisará depois. Fale com as pessoas, e fale sobre o Hovercraft com um homem, dizendo que não sabe [NÃO], e depois que sabe[SIM]. Agora volte para Uzo - espero que você tenha a magia Voar.... e que não tenha visitado a igreja de Casba. Use a magia. Se tiver que ir pela caverna, apenas vá descendo as escadas e ignore o
desvio à esquerda. Uma vez em Uzo, volte para Gothic, e depois vá para Bortevo. Com o Landrover fica bem mais rápido! Em Bortevo, entre na casa à esquerda de Alis, a primeira da vila. Vá em Procurar, no menu. Você achará o Hovercraft.

Drasgow e a loja escondida

Vá agora para Camineet, descanse, e ande até Scion. Vá até a costa, a abra o menu. Se o cenário de fundo for o de praia, use o Hovercraft. Vá para o sul da caverna onde você pegou as Garras de Ferro, aquela ao sul de Scion. Você verá uma ilha, desembarque nela e entre na cidade, você está em Drasgow. Entre no labirinto ao sudeste da cidade (dentro dela). Ignore os desvios e vire à direita no canto. Ignore o próximo desvio, e mais uma vez vira no canto, entrando no desvio à esquerda e pegando esquerda na bifurcação. Compre as máscaras de gás por 1000 mesetas. Volte (flauta, sim?) e vá para Gothic, indo em seguida para Uzo.

Sopia e o Escudo Espelho

Saindo de Uzo embarque no Landrover, vá para oeste, e quando os ant lions abrirem para o norte, entre na abertura, usando o hovercraft no lago. Vá para noroeste até achar uma porção verde de terra. Siga para oeste até achar uma vila. Cuidado com os inimigos, não são fáceis. Okay, estamos na riquíssima vila de Sopia! Ache o prefeito numa das casas, e pague 400 M$T a ele para saber onde está o escudo de Perseu. Mesmo com o guia, você TEM de pagar. Visite também Miki e fale sobre jogos da Tec Toy com ela =P. Agora vamos achar essa joça desse escudo. Saia da vila, vá para o leste, entre na água e ache uma ilha (a leste) no meio do lago, onde há um ant lion solitário. Desça nela. Use PROCurar no cacto do meio, da penúltima fileira de baixo de cactos. Yeah, "VOCE ACHOU ESC. ESP.".

Descabelando o palhaço, digo, a Medusa

Volte para Palma, e descanse. Vá para Gothic, saia, e entre no vão entre as montanhas ao sul. Tenha uns 8~10 Burgers no estoque. Meus níveis (com um a menos também deve dar)(Alis/Myau/Odin/ Noah): 21/20/19/17 A Torre da Medusa nos espera.

1- Ignore a trifurcação e os desvios até virar no canto; depois disso, entre no desvio à direita, ignore o próximo desvio, e vire à direita na bifurcação. Suba.
2- Ignore o desvio, e vire à esquerda na bifurcação, virando à direita na próxima, e entrando no segundo desvio que surgir.
3- Ignore o desvio, abra a porta, direita na bifurcação, porta, suba.
4- Se quiser um burger, entre no primeiro desvio, senão, ignore-o, siga, abra a porta, vire à direita nas duas bifurcações, abra a porta, e se quiser 100 mesetas pegue o desvio. Se não, suba.
5- Abra a porta, ignore o desvio, e suba.
6- Entre no segundo desvio (esquerda).
7- Esquerda na bifurcação, e abra a porta. Lute contra a Medusa: ataque com Alis, Myau e Odin. Use Vento com Noah, e se necessário, use Cura com Myau. Será fácil, são apenas 200 PF. Finda a luta, abra o baú, e pegue o Machado de Laconian. Por enquanto, não o equipe, a Pistola Laser será mais útil por algum tempo. Saia de lá usando SAI (Noah/Myau) e depois voe para Camineet (Alis).

Um lugarzinho no meio do nada... com sabor de Laconian... e cheiro de... labirinto

Volte para Camineet, e se cure. Tenha uns 8 Burgers no estoque. Agora que só falta a última arma da Alis, vamos pegá-la. Vá para Scion e use o Hovercraft naquela área, seguindo para o leste. Encontre uma ilha com uma torre, e entre.

1- Pegue esquerda na bifurcação, ignore os dois primeiros desvios, e vá virando pelos cantos,
até chegar no terceiro. Entre, abra a porta e suba.
2- Esquerda na bifurcação, entre no desvio.
3- Pegue os dois primeiros desvios, esquerda na bifurcação, outro desvio, direita na trifurcação.
4- Entre no primeiro desvio que vir, vire à esquerda na bifurcação, entre no próximo desvio.
5- Equipe o Machado de Laconian em Odin, e pegue o desvio. Enfrente o Dragão Vermelho, naquele esquema de sempre. Ataque com Alis, Myau e Odin, e Vento com Noah. Tome cuidado com os danos. Após trucidar o bicho, seja feliz com sua Espada de Laconian. Equipe-a em Alis. Saia.

Armaduras não são armas duras. São supimpas.

Tá todo mundo armado. Boa. Hm, vamos às armaduras. Vá até Gothic, e faça uma paradinha gostosa em Uzo. Lembre-se, sempre tenha por última igreja visitada a de Camineet. Vá pelos ant lions para nordeste, e entre no lago. Vá para leste e entre no vão entre as montanhas. Entre na caverna ao sul, a caverna de Tarzimal, o mestre de Noah.

1- Entre nos dois primeiros desvios, virando à esquerda na bifurcação, e entrando no próximo desvio; desça. Se quiser 3000 mesetas, ignore o desvio e procure passagem secreta no lado esquerdo da tela - fique tentando entra na parede até conseguir. Depois,siga reto, ignorando os desvios.
2- Vire à esquerda na bifurcação, entrando no desvio à direita depois. Mais uma vez esquerda na bifurcação, entre no desvio, e vire à esquerda na bi de novo. Pegue os dois próximos desvios, e, adivinhe, esquerda na bifurcação. Pegue o desvio e desça.
3- Esquerda na bifurcação (harrrf!) e entre nos próximos dois desvios. Enfrente Tarzimal, apenas com Noah. Uns três ou quatro golpes de Vento vão bastar. Como recompensa, ganhará o Manto de Frad.

Cure-se, reponha seu estoque de burgers, e vá para Gothic, depois indo para Uzo. Saia da cidade e vá para o norte, entrando em Paseo. Compre a Armadura de Diamante (15000 M$T) para Alis. Agora vá para Skure. Saindo de lá, vá para sudeste, e entre na caverna. Entre no desvio e vire à direita na bi. Entre na outra caverna. Entre nos dois desvios. Saia e entre no próximo túnel. Esquerda na bifurcação, suba. Saindo, vá para noroeste, é um caminho longo, então vá com o Landrover. Bem-vindo ao Necrotério de Guaron.

andar único: Abra a porta, ignore os quatro desvios, e entre no quinto. Assim que conseguir ver a porta depois da curva, use ARMadilha com Myau, e entre. Se quiser evitar a lança, use no baú também. Pegue a Armadura de Laconian e use a Flauta.

Volte à 3ª caverna, aquela da qual você saiu agora pouco, e siga para nordeste. Entre no túnel, entrando no desvio, direita na bifurcação, entre no ouro desvio. Saia e vá para Twintown. Lá, compre um Cavador de Gelo por 12000 mesetas. Se não tiver grana, saia e lute. Não venda a Pistola Laser. Agora, pegue o túnel de novo, e ao sair dele, vá para oeste até atingir as montanhas. Após isso, siga para cima, rente a elas, e entre na caverna. Não precisa de direções nela. Saindo, vá para oeste, e entre na outra caverna (deixe a torre pra depois, se a vir). Seja bem-vindo à CAVERNA GELADA DE DEZORIS DO ESCUDO DE LACONIAN (já que ninguém fala o nome das coisas nesse jogo)!

1- Direita na bifurcação (Dezorians mentem, só os do lado esquerdo de Twintown falam a verdade).
2- Desça.
3- Yup, desça.
4- Oh, não! Desça.
5- Descendo nós vamos...
6- Agora sobe, sobe um pouquinho.
5II- Dá mais uma subidinha.
4II- Hya hya hya, sobe aí, ok?
3II- Adivinhe!!! Se você disse "suba", acertou.
2II- Larilala, vamos subindo.
1II- Entre no desvio, ignore o outro, esquerda, e depois direita, nas
bifurcações. Desça.
2III- Ignore o desvio. Desça.
3III- Apenas siga. Desça.
4III- Idem.
5III- Desça.
6III- Abra a porta, e pegue o Escudo.

Pegando o escudo, saia e vá para Twintown se curar. Volte à area da caverna que leva à caverna do escudo (aquela área de Guaron), e vá para o sul a partir. Entre no Cavador de Gelo e vá com ele contra as montanhas, quebrando-as. Siga assim para o oeste, até achar uma caverna no meio do nada. Entre.

Caverna do Prisma - andar único.
- Ignore o desvio, abra as duas portas, pegue esquerda na bifurcação e enfrente Titan. Pegue o Prisma.

Ok. Bom, lembra da torre perto da caverna do escudo, que eu disse pra ignorar por enquanto? Hora de ir lá. Volte a Skure/Twintown se precisar, e vá para a Torre de Corona.

1F- Esquerda na bi, entre no segundo desvio.
2F- Esquerda na tri, siga reto até a bi, onde você deve pegar esquerda e entrar no desvio.
3F- Direita na bi, desvio, esquerda, desvio, direita, desvio, esquerda, desvio, direita.
4F - Abra as portas e diga sim ao homem. Ganhe a Tocha.

Agora retorne à area entre a segunda e terceira cavernas no trajeto de Skure a Twintown, e embarque no Escavador de Gelo, indo com ele para oeste, até atingir o limite da área. Leve-o de encontro à parede sul das montanhas do lugar, até que ele possa escavar. Chegando a um local repleto de árvores, vá para o meio, onde há uma clareira com uma única arvore. Passe sobre ela, e uma tela nova se abrirá. Use a Tocha, e volte para Camineet.

Baya Malay. Uma torre, três tarefas.

Tendo reestocado seus burgers e vendido as tralhas, saia de Camineet, e vá para a entrada de Baya Malay, ao norte de Scion. Portas como essa que você logo encontra só podem ser abertas com a magia ABRE de Noah. Abra. Siga, ignorando todos os desvios, até chegar no Robotcop. Responda NÃO e derrote-o. Saindo, vá para a caverna de Baya Malay, entre no desvio, e direita na bifurcação. Ande pela lava e alcance uma torre numa formação geográfica semelhante a uma rosa-dos-ventos. Bem-vindo. Sendo 3 os objetivos em Baya Malay, direi o modo que recomendo fazê-los (Chave Milagrosa, Cristal e depois o Topo). Recomendo que Odin use, desta vez, o Machado.

1- Entre no terceiro desvio e depois nos próximos dois.
2- Ignore os dois desvios, ou se quiser entre no segundo para pegar um burger. Suba.
3- Entre nos três desvios (se quiser abra o baú), direita na bifurcação, desvio, direita, desvio. Desça.
2II- Entre no desvio e ignore o outro. Use ARMadilha no baú, e pegue a chave.

Agora você pode escolher entre sair e entrar de novo para pegar o Cristal, ou pode Voar para Camineet e se recuperar. Como eu tenho mania de dificuldade, saí e entrei de novo. Mas se você não estiver muito seguro, não custa nada voltar.

1- Entre o primeiro e o terceiro desvios, e pegue direita na bifurcação. Suba.
2- Siga calmamente. Carpe diem. Mwahaha.
3- Mesma coisa.
4- Siga o caminho, e só abra o baú se quiser tomar mais dano ainda. Surubaaa.
5- O que aconteceu com o pintinho sem cu? Foi peidar e explodiu =/ É isso aí, continue seguindo, e fale com o velho.

Damor: Eu sou o grande advinho (adivinho, né? Argh.) Damor! Você acredita nas minhas profecias?
Alis (você, dã): Sim!
Damor: Bom! Você está procurando alguma coisa?
Alis: Sim. (A Alis é tão monossilábica =/)
Damor: Bom! Você está procurando por Alex Ossale? (Quem?!?!?!)
(PS: É um dos produtores do jogo XD)
Alis (muito na dúvida): Sim...
Damor: Tudo o que eu disse está correto?
Alis: Nãããão!
Damor: Você está contradizendo o grande Damor?
Alis: Nãããão...
Damor: Claro que não! Você é uma moça encantadora! Eu lhe darei um cristal mágico, em recompensa.

Okay! Agora saia desse inferno e vá para Camineet, curar e reestocar adoráveis BURGERS (Argh, tem tanta comida no mundo, não podia ser, sei lá, Filé?). Agora adivinhe o que você vai fazer... Sim, você vai para Baya Malay de novo, mas eu vou ter de voltar pra Abion e Loar porque esqueci de colocá-las na lista de lojas =P. Pronto. Baya Malay, sim? Agora eu vou dizer: economize PM. Se precisar, também fuja de algumas lutas (economizar PF também, já que ficaremos um bom tempo só com esses poucos Burgers e temos de guardar PM). Aliás, não abra mais os baús dos monstros - você não precisa de mais mesetas do que já tem, e não deve se arriscar em armadilhas.

1- Entre no terceiro desvio e depois nos próximos dois.
2- Ignore os desvios e suba.
3- Entre nos três desvios, direita na bifurcação, desvio, direita, desvio. Desça.
2II- Ignore todos os desvios e vá reto na trifurcação. Desça.
1II- Esquerda na bi, desvio. Descendo...
B1- Ignore o desvio, esquerda na bifurcação.
B2- Simplesmente siga o caminho e desça mais uma vez.
B3- Entre nos dois desvios, abra a porta e entre no terceiro. Suba.
B2II- Se quiser um Burger, ignore os desvios e pegue esquerda na bifurcação. Se não, entre no desvio e vire à direita. Depois de pegar o Burger, é só seguir ignorando desvios.
B1II- Para 500 M$T (desnecessário) pegue direita na bifurcação. Ou então pegue esquerda e ignore o desvio (se você o pegar, eventualmente chegará a uma COLA).
1III- Entre no desvio.
2III- Idem =)
3III- Direita, desvio, direita.
4- Ignore os dois desvios e pegue esquerda na bifurcação.
5- >>>cuidado<<< Ande quatro passos, vire-se para a esquerda e use ARMadilha. Agora siga, abrindo as portas, até o lado de fora da torre.

O Castelo no Céu, as Asas Felinas e o combate contra a tirania

- -

A vista é demais, eu deixei o 5º save só pra esse lugar! Bom, abra o menu e use o PRISMA.

"Alis usa Prisma. A visão de um castelo celestial surge no céu."

Se achar necessário, cure-se, mas se estiver com os HPs por volta de 80~100 vai dar pra segurar por enquanto. Use a NOZ em Myau.

"Myau comeu a Noz de Laerma. Quando Myau come a Noz de Laerma ela se ilumina, e emite uma luz opaca. Quando visível novamente, ela se transforma num bonito animal alado. Myau bate suas asas orgulhosamente."

No meio do caminho, você enfrentará o Gd. Dragon (Gold Dragon, acho?). Não precisa usar magia. Aliás, é importante ressaltar o quanto você se ferrará se Myau morrer, mas isso não há de acontecer. Depois da luta, você estará em uma pequena cidade. As casas só tem velhos, alguns deles nada dizem, e a última casa tem uma Serpent. Entre no castelo.

-Palácio de Lassic-

1- Pegue os dois desvios.
B1- Esquerda, desvio.
B2- Esquerda.
B3- Desvio.
B4- Desnecessário dizer; abra a porta.

"Tenho observado suas ações. Ataque-me se tiver coragem!" - Enfrente Shadow, é fácil.
"Você venceu, mas não subestime o poder de Lassic!" - Continue seguindo depois da luta.

B3II- Direita.
B2II- Desvio.
B1II- Direita, desvio.
1II- Direita, ignore o desvio. Equipe a Pistola Laser em Odin. Abra a porta.

Lassic: Ah, minhas crianças. Vocês fizeram muito bem em vir de tão longe. Você é de fato muito sortudo. Você realmente deseja matar um homem velho?
Alis e cia.: Sim.
Lassic: Certo! Então esqueçamos isto como um infeliz engano!

-> Lassic não é muito difícil: Alis deve se revezar entre Fogo, Rest e ataques normais; Myau entre ataques e Cura, Odin apenas ataca e Noah usa Vento.

"Lassic morreu. Lassic está morto, Alis realizou o seu desejo: Nero está satisfeito lá no céu agora. Apresse-se para o governador!"

Volte com Voar para Camineet, cure-se e reestoque os Burgers.

A armadilha de Darkfalz

Vá para Gothic, e com a Luveno para Uzo. Saia de lá e vá para Paseo com o Landrover, ao norte. Entre a casa do governador.

"Tem algo estranho nisto. Onde está o governador, eu posso saber?" - E cairá numa armadilha.

Passe pelo labirinto: não precisa de direções. Porém, quando chegar a uma tela com uma bifurcação, faça o seguinte: pegue qualquer um dos lados, e após virar duas vezes nos cantos, de três passos (podem ser dois, acho, mas tente três antes), e vire para a esquerda se você pegou direita na bifurcação, ou direita se pegou esquerda. Só assim você encontrará a porta para prosseguir. Siga o caminho, e abra a porta mágica, não sem antes curar-se (use umas poucas magias pra isso se necessário, mas guarde um burger ou dois). Assim que entrar, sua tela escurecer-se-á, e a música mudará. É a última luta: Darkfalz.

O PF de Darkfalz não aparece, e ele ataca duas vezes por turno se você estiver com três ou quatro membros vivos, e uma vez com um ou dois membros. Alis deve apenas usar Fogo até o PM acabar; Myau deve usar Força nela e em Noah, após isso, se der, use no resto, mas é preferível curá-los. Odin apenas ataca com a Pistola Laser e come UM burger se precisar; Noah deve usar Vento até o PM acabar, depois disso deixe-o morrer. Depois de algum esforço (talvez muito), Darkfalz morrerá.

"Darkfalz morreu."
Você irá para a casa do governador.

Governador: "Desculpe-me, devo ter estado possuído de corpo e alma pelo mal. Você salvou nosso mundo a tempo! Se você tivesse chegado mais tarde, provavelmente as consequências seriam drásticas. Todos nós agradecemos do fundo do coração! Alis, seu pai for rei de Algol. O castelo das trevas foi destruído e Lassic morto! Você deseja seguir seu pai sendo rainha de Algol?"

Alis: -Sim (1) -Não (2)

(1) Gov.: Então você será a rainha de todo o sistema. Eu lhe acompanharei em todas as direções possíveis.

(2) Gov.: Não? Está certo! Se é assim que deseja... Você será sempre bem-vinda!"

"A paz retornou no sistema Algol. O céu começa a clarear. Uma suave brisa acaricia as nuvens de Baya Malay. Mas ela sabe das injustiças que eles sofreram."

"Alis , Noah , Odin , e Myau. Seus nomes se manterão nos corações do povo de Algol. Para sempre."

Pois é... Phantasy Star acabou... dá uma certa felicidade, mas, ao mesmo tempo, uma sensação de vazio. Palma, Motavia, Dezoris. Camineet, Paseo, Skure. Baya Malay, Maharu, Cavernas de Gelo. Foram horas de esforço, e horas de diversão. Alis, Noah, Odin e Myau. Seus nomes se manterão também nos nossos corações. Para sempre.



©RPG aQui! 2005 - http://rpga.art.br/
Seção feita por Alex Fraioli
Colaboração: Spider


Voltar
Topo