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Esta seção é dedicada aqueles que têm dúvidas, ou querem apenas conferir como se dá o funcionamento do jogo. Deixo claro neste, desde os movimentos mais simples aprendidos nos momentos iniciais do jogo, até os movimentos um pouquinho complexos, mas nada que lhe dará dores de cabeça. Também explico o sensacional Menu do jogo, que, apesar de simples, pode apresentar alguma dificuldade para os novatos.

 

Comandos Básicos

Para se controlar Ark no jogo deve-se informar certas instruções pré-definidas para o Super Nintendo e é através do controle que fazemos isso. Tendo um ou não (estou falando de você ai! emulando Terranigma) o esquema para jogar Terranigma funciona da mesma maneira que muitos RPGs, possuindo aqueles botões que estão fadados até o último de seus dias, quero dizer, jogos, utilizarem as mesmas funções. Então vamos lá e confira abaixo os comandos básicos.

D-Pad (Controle Direcional): é com ele que você move Ark na tela, e tudo que esteja a seu comando, seja setas para escolha de opções, seja Yomi na Pandora's Box, etc. Os comandos são bem óbvios, esquerda vai para esquerda, baixo vai para baixo e por ai vai. Em Terranigma a função diagonal é utilizada, e muito bem, portanto abuse delas para tirar proveito total do jogo. O D-Pad pode ser empregado em conjunto com muitos outros botões, que você confere daqui a pouco.

A: este é o supra-sumo de qualquer jogo. É com ele que você executa ações. Desde falar com uma pessoa, pegar um objeto até examinar uma placa e confirmar opções. Mas a principal função dele é, sem sombra de dúvida, brandir suas lanças contra os inimigos! Através do botão A você ataque todo e qualquer inimigo com suas armas, e em todas as direções, somando-o ao D-Pad. Alguns movimentos você será capaz de executar apenas com o botão A como o ataque simples, porém, em outros casos será necessário uma combinação perfeita de comandos e timing correto para executar o Comb... er... ataque devidamente.

B: se o A é o botão mais utilizado, o B fica em segundo lugar e por pouco não passa da A. Talvez passe, dependendo de sua conduta. O B é um botão que, em quase todo RPG (e muitos jogos não-RPG também!), é utilizado para pular e cancelar. Desde a época em que Mario tinha acabado seu curso técnico em mecânica, especializando-se em canos, o botão B é utilizado para executar pulos. Já a opção de cancelar, bem, isso é outra história. Aliado ao A você será capaz de executar golpes aéreos e com o direcional então... vixe, será capaz de executar os movimentos mais poderosos (e não tão complicados) de Terranigma.

Y: o Y tem uma opção mais, digamos, inútil que outros botões. Sua função de correr pode ser facilmente com dois "apertadas" na direção desejada. Muitos nem ficam sabendo dessa função! Eu só fui ficar sabendo em minha segunda vez jogando Terranigma, para fazer esta seção. A origem da função vem de Mario também, quando ele... É impressão minha ou a seção é de Terranigma?

X: ah, o X! Não! Ele não serve para entrar no menu, como todo e qualquer RPG, e sim, utilizar itens. E apenas os itens que estejam em sua posse (os outros são socados na Pandora's Box, junto do Yomi, suas armaduras, armas, roupas de baixo...). Muito útil para os amantes de itens de curas, ou seja, os NEWBA! Er... quero dizer, para aqueles que têm o HP misteriosamente sugado pouco a pouco por objetos não identificados. Não deixe a Pandora's Box equipada nos itens, é perda de tempo.

R: com o R você será capaz de executar defesas incríveis contras as investidas dos inimigos. O comando se chama X-Guard e ganha uma atenção toda em um dos tópicos que você confere mais embaixo. A defesa é capaz de diminuir os danos seriamente e recomendável àqueles que ainda não dominaram técnicas de evasão ainda.

L: este botão é muito mal-empregado. Na verdade ele tem a sua função, e creio que consta apenas para encher linguiça. Apesar de que, de acordo com o layout do jogo, não haveria outra maneira a não ser um botão para... tcham-tcham-tcham-tcham! Mostrar a função das coisas! Você apenas utilizará ele no menu, portanto faça bom uso! As descrições dos itens são utilíssimas para novatos.

SELECT: eis o acesso ao menu! Obsessão de uns, odio de outros. Particularmente eu me encaixo no primeiro grupo. Confiro a todo instante se tudo está nos conformes, como se Dark Gaia fosse ir lá e roubar meus M. Bulbs!!! Quanto ao menu, bem, temos um tópico inteiro para ele, confira daqui a pouco. Para se livrar, er... digo, para sair do menu, basta apertar SELECT novamente.

START: serve para pausar/despausar o jogo (interromper a jogatina para razões, digamos... urgentes. como ir ao banheiro, matar a barata da vizinha que está na sua cama... etc). Não irei entrar em detalhes, é massivamente desgastante e desaconselhável para mentes sadias e pessoas que se consideram anormalmente normais, portanto, a função do START é apenas essa, e nada mais. Vocês não viram nada, e não leram nada, apenas a parte dizendo que o START serve para pausar.

Ataques e Movimentos

Ark precisará de muito mais além do que coragem e destreza. Ele precisa explorar toda e qualquer habilidade inata ou que venha a ser desenvolvida em seus frágil e mortal corpo. Algumas destas habilidades servem para exploração dos ambientes e dungeons, e outras servem para combater todo e qualquer indivíduo que barrar seu caminho. E você confere algumas informações sobre cada uma dessas manobras que você pode executar nas duas tabelas abaixo

Guidebook (Movimentos de Exploração)
Dash
Através desta habilidade você será capaz de se movimentar mais rapidamente através da tela. Muito útil em situações que é necessário desviar ou fugir de algo, e indispensável para a utilização de técnicas como Slider e Slicer. Para executar o Dash basta utilizar tanto Y + D-Pad ou 2x a direção desejada do D-Pad.
Jump

Está habilidade consiste em Ark pular! Para utilizá-la basta apertar B. Somente com seus pulos você poderá atingir certos lugares, desviar de ataques/inimigos e executar certas técnicas como o Slider.

Pick Up
Durante sua aventura você encontrará certos obstáculos que representam uma barreira, porém, são facilmente removidos com o auxílio das suas mãos. Apertando A diante de qualquer um dos tantos itens que você poderá carregar, você poderá não só tê-los em seu poder como também lançá-los longe!
Push
Tem como utilidade à mesma coisa do movimento de cima, porém, serve para empurrar objetos grandes, muitas vezes maiores que Ark, como rochas. Para utilizá-la basta encostar no objeto e apertar D-Pad na direção que você deseja que o obstáculo venha se mover.
Crawl
Usada para atravessar pequenas passagens e chegar à areas de difícil acesso, o Crawl é literalmente um engatinhamento que Ark executa. Em Zue por exemplo você o usará diversas vezes. Para fazer uso desta habilidade basta apertar A diante da passagem e seguir em frente ou voltar.
Balance
Não! Ark não é do circo! Apesar desta técnica ser muito semelhante aos shows aonde os malabaristas se equilibram em uma corda, Ark a usará para atravessar grandes foços e buracos, utilizando sua arma como ferramenta de equilíbrio. Para usá-la basta estar diante da corda e apertar D-Pad na direção desejada. Tome cuidado para não cair.

Battle Handbook (Técnicas de Combate)
Standard
Este é o ataque normal, executado ao se empunhar qualquer arma e apertando A em qualquer direção. Seu dano é normal por não envolver nenhuma complexidade.
Rushing
Este ataque deve ser executado contra inimigos que possuem HP alto e defesa alta. Apertando-se A diversas vezes Ark começará a golpear incessantemente o adversário, como a Chun-Li e o E. Honda de Street Fighter.
Slicer

Aliada ao Rush e o ataque normal com A, criamos uma técnica mortal contra inimigos rápidos. Ark pulará com sua arma na frente como uma flecha cortante, capaz de acabar com inimigos chatos e velozes, como os Borfes, em segundos.

Spinner
É a técnica de combate contra inimigos aéreos! Visando fazer frente contra pássaros irritantes que constantemente fazem rasantes contra você, basta aliar o pulo com B ao ataque normal com A para se obter uma técnica destrutiva contra seres desta espécie desprezível! Útil também contra inimigos que estão fora de alcance e/ou em níveis superiores.
Slider
O Supra-Sumo de todas as habilidades de combate! Capaz de executar ataques 3x mais fortes e aumentar suas chances de fazer um "Critical!", o Slider pode ser executado somando um Rush, mais um pulo com B e um ataque normal (no ar) com A! Ótimo para inimigos em fileira e/ou em grupos numerosos e condensados.
X-Guard
Não só de técnicas de combate Ark é composto. Este também pode executar uma unica e utilíssima habilidade de defesa que é capaz de anular certos projéteis e diminuir alguns ataques *inevitáveis*. Para fazê-la basta segurar R na direção desejada e você será capaz de diminuir os danos em 1/2, 1/3 e até 1/4!

Menu: A Caixa de Pandora

Além de ser o motivo da sua jornada ter se iniciado e de Ark ter conhecido Yomi, a Pandora's Box também tem suas funções, além de lhe trazer mau agouro e dor de cabeça para ter de enfrentar dungeons e chefes para reestabelecer a ordem mundial (heheh, brincadeira). É através dela que você tem acesso a seu menu, e somente com ela você será capaz de ministrar seu inventário e tirar proveito de todas as informações que ela é capaz de lhe suprir. Apertando SELECT você tem acesso à ela e logo na primeira tela diversas opções lhe são apresentadas. A explicação inicial de Yomi pode ser massiva mas é útil e caso tenha restado alguma dúvida, confira nos tópicos abaixo um resumo sobre a utilidade de cada opção.

Como toda e qualquer porta dentro da caixa de Pandora, a Weapon Door serve para lhe levar a um cantinho desta destinado a armazenar suas armas. As armas que você guardará aqui variam desde Lanças e mais lanças até um único Cajado (é claro que estou falando do GeoStaff :P ). No BlackHole você pode jogar suas armas fora, mas não o aconselho a fazê-lo. Selecionando você equipe Ark com a arma. Esta porta obviamente só pode ser acessada estando em outra sala.

 

Da mesma forma que a Weapon Door, esta porta também é uma sala de armazenamento, só que difere da Weapon Door começando pelo nome e passando para seu conteúdo. A Item Door armazena todos os seus itens. Sejam itens "usáveis" (L.Bulbs, M.Bulbs, P.Cures, STR Potions... etc) até os Key Itens (como Red Scarf, Pretty Flowers, Painting, etc..). Além destes, ela também guarda aqueles itens que são equipamentos que lhe garantem certa habilidade (como a Sharp Claws). Através do BlackHole você é capaz de jogar fora itens e selecionando um, você também poderá equipá-lo ou ver sua descrição.

 

Opa, outra porta! :D A Armor Door serve para você conferir os seus equipamentos defensivos, e os não defensivos também! (como a Rags por exemplo) Toda e qualquer armadura/vestimenta equipável será guardada na sala por trás desta porta. Diferente das armas, as armaduras estão em uma quantidade maior, ou seja, talvez seja necessário utilizar o BlackHole e lançar seus equipamentos para o esquecimento.

 

Er... está é a última porta, eu juro! :P Na Center Door, que só pode ser acessada estando em uma das outras três portas, assim como qualquer outra, você volta ao que poderiamos chamar de "Menu Principal", aonde temos todas as opções abaixo.

 

Esta opção está logo na entrada da caixa. A Jewelry Box, ou caixa de jóias, serve para guardar devidamente cada um dos seus Rings (anéis) e Pins (alfinetes) que são os responsáveis por sua magias. No canto esquerdo, dentro da Jelwelry Box, temos os anéis, que apesar de terem seu valor e importância são inferiores aos Pins, por serem facilmente conseguidos desde o início do game em qualquer Magi Shop. No lado direito temos os Pins, que ao longo de nossa jornada os receberemos. Selecionando um destes você pode usá-los em combates. Vale lembrar que todos os componentes desta caixinha consomem suas Magirocks.

 

No GuideBook, opção que está na tela inicial da caixa, você tem acesso à informações acerca dos movimentos básicos do jogo, tais como se arrastar, pular e por ai vai, algo que foi muito bem descrito um tópico atrás. Útil para aqueles que sofrem de amnésia grave e esquecem os fundamentos de qualquer jogo, e também para aqueles que ainda não jogaram Terranigma! Ao selecionar um dos movimentos é possível ver um "preview" de Ark executando as ações, algo muito interessante.

 

O Battle Handbook tem uma utilidade muito superior ao Guidebook, por possuir informações mais úteis, vastas e principalmente, mais complexas. Este também se encontra no menu principal e ao consultá-lo temos um "preview" do movimento da mesma maneira que no GuideBook. Utilíssimo para aqueles que ainda não dominaram os movimentos básicos de combate, como o nome já diz.

 

Este espelho possui uma natureza especial e é capaz de lhe mostrar informações que talvez nem mesmo você saiba, como a quantidade experiência que você possui, a quantidade de Magirocks já coletadas, a quantidade destas mesmas disponíveis, etc. Talvez a principal função do Strength Mirror e que com certeza você vai consultar diversas vezes até a conclusão de sua jornada é a possibilidade de ver quanto de experiência falta para o próximo nível.

 

O Mapa é uma opção disponível apenas nas dungeons, e somente nas dungeons mais importantes. A utilidade desta opção é muito grande, e infinitamente superior ao normal quando a pessoa que o utiliza está totalmente perdido em algum lugar. Particularmente evito usar o mapa, pois são poucas as dungeons realmente confusas e que necessitam de certa orientação adicional.

 

Quase todo jogo tem a opção chamada "options". Irônico, né? Esta opção possui suas utilidades e principalmente serve para configurar o jogo e ministrar o funcionamento deste. Settings Memo funciona desta maneira. Sentando-se nesta mesa você pode configurar Terranigma de diversas maneiras, seja mudando o fundo dos menus até configurar a qualidade sonora. Muitos mortais sobreviveram sem a utilização deste recurso.

 

©RPG aQui! 2004 - http://rpga.cjb.net/
Seção feita por Spider

 

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