Estratégia

Revivendo Crono, Gaspar lhe fornecerá algumas informações muitos interessantes. Parte delas são dicas de eventos opcionais que você pode concluir se quiser. Cabe a você decidir se vai fazê-los...

As Tarefas do Guru do Tempo

A. A Floresta de Fiona
Itens: 2x Full Ether, 1x Lapis, 1x Elixir, 1x Aeon Suit, 1x Full Tonic, 5000G, 1x Hyper Ether, 1x Aeon Helm, 1x Memory Cap, 1x Muscle Ring, 1x Power Tab e 1x GreenDream

Level Recomendado: 38

Equipe: Crono, Marle, Lucca, Robo, Frog, Ayla e Magus


"In the Middle Ages, a woman's sheer determination brings a forest back to life..."

Em Zeal Palace (12.000 B.C.) uma garota se indagava se devia queimar uma planta sob ordem da rainha ou plantá-la secretamente. Você teve duas oportunidades para fazer o que lhe recomendei: motivá-la à plantas secretamente. A primeira, em Zeal Palace, e a segunda, em Commons, após a queda dos continentes flutuantes. Somente se você a motivou este Side-Quest estará disponível.

Siga para Fiona's Villa (foto abaixo) em 600 A.D., entre Dorino Village e Porre Village. Note que há um redemoinho no deserto que não estava antes! Fale com Fiona e com seu marido para descobrir que eles não conseguem plantar mudas de árvores (o sonho de Fiona é cultivar uma floresta neste deserto, como Gaspar disse) pois há monstros no deserto. Siga para o redemoinho ao sul da Fiona's Villa.

Sunken Desert (600 A.D.): recomendo que traga Frog, Marle ou ainda Magus. Pise na área mais escura para ser tragado pelo redemoinho. Você cairá em uma área pequena cercada de baús mas não se engane! Esta área está repleta de inimigos como Hexapods e Mohavors. Utilize magias de Water/Ice para despachá-los ou, pelo menos, abaixar a defesa deles consideravelmente. Nos baús você pega um Full Ether, um Lapis, um Elixir e uma Aeon Suit. Desça pelas escadas e você avistará uma espécie de garra saindo da areia. Há diversos baús nesta sala mas deixe isso para depois da batalha. Aproxime-se das garras e prepare-se para enfrentar Retinite!



Chefe: Retinite
Charm: Speed Tab (centro)
Considero Retinite como um dos chefes mais difíceis de Chrono Trigger porque não só exige estratégia como também personagens adequados. Traga Frog ou Marle ou ainda Magus. Eu trouxe Crono, Frog e Magus. Deixei que Magus conjurasse Ice 2 para causar de Water em todas as partes de Retinite e, assim, diminuir sua defesa. Crono e Frog devem alternar entre a Double Tech X-Strike para causar 1000~1100 de HP e Single Techs. Retinite possui uma grande variedade de ataques mas tem como preferência absorver o HP de suas personagens. Fique atento pois ele pode tanto absorver parte de seu HP quanto absorver TODO o HP. Não deixe o HP de suas personagens abaixo de 300! Com Frog utilizei Heal mas se você tiver trazido Crono e Marle, utilize Aura Whirl. Enquanto Frog estiver conjurando Heal deixei Crono utilizando Confuse, o que causa cerca de 1100~1300 de dano. Elimine antes que qualquer outra parte o centro de Retinite para que as outras partes não se recuperem (elas absorvem HP do centro).

Após a batalha, pegue nos baús espalhados na sala um Full Tonic, 5000G, um Hyper Ether, um Aeon Helm, um Muscle Ring, um Full Ether e um Memory Cap. Volte à tela anterior e pegue no lado esquerdo um Power Tab. Suba as escadas e saia de Sunken Desert. Siga para Fiona's Villa com Robo na equipe e fale com ela. Escolha a primeira opção para deixar o robô ajudando Fiona em sua empreitada tarefa. Entre na Epoch (aproveite e veja Robo trabalhando hehe) e siga para 1.000 A.D., mais precisamente em... Fiona's Shrine.

Onde estava o deserto está uma enorme e verde floresta. Entre na construção e siga para o altar onde você encontrará Robo. Examinando-o ele será reativado. Todos seguem para a floresta onde Lucca conserta Robo (foto ao lado). Após uma conversa profunda sobre o rumo da história e quem o controla ("A Entidade"), todos acabam dormindo. Lucca desperta e, controlando-a, siga para a direita onde você encontrará um portal. Entre nele para chegar em um passado não tão distante...

Lucca's House (990 A.D.): sim, você está na casa de Lucca mas... porquê? Siga para a sala e você verá Lara prendendo-se em uma das invenções de Taban. A jovem Lucca tenta ajudar mas cabe a você salvar sua mãe. Examine a máquina e digite L A R A no controle de Super Nintendo após a tela de diálogo "Enter Password". Se você conseguir salvá-la ela não será mais paraplégica. Lucca desperta em sua cama. Leia as notas e entre no portal. Robo estará postado ao lado do portal da floresta. Fale com ele para ele lhe entregar o GreenDream. Você sairá da clareira e estará de volta ao mapa do mundo.

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B. O Esconderijo de Ozzie
Itens: 1x Full Ether, 1x Gloom Cape, 1x Gloom Helm, 1x DoomSickle, 1x Magic Tab, 1x Dash Ring e 1x Sight Cap

Level Recomendado: 39

Equipe: Crono, Marle, Lucca, Robo, Frog, Ayla e Magus


"A fugitive in the Middle Ages, Ozzie, maintains an evil hideout..."

Após a batalha contra Magus em Magus' Lair, nosso grupo foi sugado por um enorme portal. Sem Magus, a liderança dos Mystics passou para Ozzie e este construiu uma mansão só para ele (foto abaixo), que fica à leste de onde costumava ficar Magus' Lair. Siga para lá com Ayla e Magus na equipe.

Ozzie's Fort (600 A.D.): assim que entramos em Ozzie's Fort somos recebidos pelo próprio Ozzie. Suba uma tela e enfrente Flea Plus. Não vou incluir uma estratégia para a batalha contra Flea Plus pois esta é extremamente fácil. Ataques físicos serão mais do que suficientes para acabar com ele(a). Suba mais uma tela e veja mais uma cena inusitada envolvendo o atrapalhado Ozzie. Continue avançando e você encontrará Super Slash. Repito o que disse quanto a Flea Plus: ataques físicos serão mais do que suficientes para acabar com ele. Avançe mais um pouco e, na tela em que Ozzie lhe convida para pegar o baú, ignore-o e continue caminhando para que um Imp apareça. O Imp será vítima da armadilha de Ozzie, sendo que este foge após mais um vacilo. Pegue um Full Ether no baú e... ESPERE! Não continue! Abaixo da entrada há uma passagem secreta que leva à uma sala que contém os melhores equipamentos de Magus (DoomSickle, Gloom Helm e Gloom Cape) e um Magic Tab. Após ter pego os itens, equipe-os, recupere qualquer HP e MP perdido e equipe Charm Top em Ayla. É hora de enfrentar o trio de vilões!


Chefe: Ozzie; Slash; Flea
HP: 6000; 4000; 4000
Charm: OzziePants; Slasher 2; Flea Vest
EXP: 7500 - TP: 80
G: 4000G
Não pense que a batalha será fácil! Quando os três disseram que estão melhores do que antes, não estão brincando! Além dos novos equipamentos (para quê você acha que trouxe Ayla com Charm Top? roube-os!), o trio conta com Double Techs e Triple Techs. A batalha será dificil se você não agir corretamente. Não ataque Great Ozzie até que tenha abatido Super Slash e Flea Plus. Caso você o faça, os três utilizarão a Triple Tech Delta Force, o que significa um perda considerável de HP em todas as personagens. Atacando os outros dois você sofrerá menos em técnicas que atingem apenas uma personagem. Em hipótese alguma você deve utilizar Techs que atinjam todos os inimigos. Acabe com os dois para só então atacar Great Ozzie, que estará indefeso. Antes de despachar cada um deles assegure-se de que roubou seus itens.



Após a batalha Ozzie fugirá. Pegue um Dash Ring e um Sight Cap nesta sala. onde ocorreu a batalha. e siga Ozzie para que outra batalha, como em Magus' Lair, aconteça. Atinja qualquer um dos switchs para VOCÊ cair em uma armadilha. Volte e enfrente-o novamente. Um gatinho aparecerá e ativará o switch correto. Ozzie cairá em sua própria armadilha... novamente, para nunca mais ser visto. Saia de Ozzie's Fort.
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C. A Origem de Robo
Itens: 2x Full Tonic, 50.000G, 1x Power Tab, 2x Magic Tab, 1x Elixir, 2x Lapis, 2x Full Ether, 1x Hyper Ether, 1x Vigil Hat, 1x Speed Tab, 1x Mega Elixir, 15.000G, 1x Crisis Arm e 1x Terra Arm

Level Recomendado: 40

Equipe: Crono, Marle, Lucca, Robo, Frog, Ayla e Magus


"There's a task to be done in the future, where machinery originated."

Em Factory (2.300 A.D.) ficamos sabemos um pouco mais à respeito de Robo. Parte de uma série de robôs que têm como único objetivo exterminar os humanos, ele foi tratado como um erro em meio à máquinas perfeitas. Mas... onde ele foi feito? Logo que Gaspar menciona este Side-Quest, Robo comenta quando consultado que em Geno Dome (2.300 A.D.) (foto abaixo) ele foi criado. Devemos seguir para o futuro e descobrir qual tarefa nos aguarda...

Geno Dome (2.300 A.D.): tenha Robo no grupo. No mesmo local onde fica a cidade de Choras em 1.000 A.D. está Geno Dome. Logo que entrar, examine o computador para ser recebido por uma voz que parece conhecer Robo. Entre pela porta e você sairá em uma sala que liga as partes externas de Geno Dome ao seu interior. Atravesse a correia transportadora e enfrente cinco batalhas contra Debuggests e Proto's 4. Ao final da tela, a voz falará mais uma vez. Entre pela porta e, se quiser sair de Geno Dome, siga para a direita e examine o ponto luminoso conhecido como "Dust Chute". Faça isso quantas vezes achar necessário para que assim você ganhe alguns levels, libere as últimas Techs e consiga algum dinheiro.

Logo na entrada da nova área, examine o botão para que assim você abra o Energy Pod (ou EP), que devemos energizar para abrir sua porta correspondente. Siga para o extremo esquerdo da tela (ignorando uma passagem que segue para cima) e enfrente dois Debuggests. Há um Proto que impede sua passagem nesta tela, nos deixando fora de alcance de um baú e uma Poyozo Doll. Ignore-os por enquanto e siga pela passagem que ignoramos anteriormente. Você encontrará três Proto's 4. Vença-os e, após a batalha, examine o computador para ficar sabendo algumas coisas a respeito de Geno Dome...

Além da informação que lhe adiantei sobre os EP's (de que eles precisam ser energizados), você ficará sabendo que a energia necessária provém do EP ao lado. Basta deixar Robo alguns instantes para ele ficar eletrificado e seguir correndo em direção ao EP que deseja abrir. Outra informação muito preciosa que ficamos sabendo no computador é que para entrar na sala onde se encontra o computador principal de Geno Dome, você precisará de duas Poyozo Dolls (já vimos uma, lembra-se?). Ainda não acabou! Para ludibriar o Proto que impede sua passagem no canto inferior esquerdo você precisará de outro Proto, causando um curto-circuito neles. Finalmente, para mudar o sentido da correia transportadora ao lado, você precisará ativar um switch que está em algum lugar (você precisará fazer isso para chegar a tempo à um EP).

Partindo do computador, siga para a esquerda, entre pela porta, e suba até encontrar outro EP. Enfrente alguns Laser Guard's que estão por perto. Acima deles você encontra três switchs. Deixe apenas o switch do meio ligado (luz verde = ligado). Assim, o EP se abrirá. Retorne à sala do computador informativo e energize Robo. Siga para o EP que acabamos de destrancar para abrir a porta ao lado. Dentro desta você consegue uma das Poyozo Dolls. Siga para a sala do computador e, desta vez, ative o EP diante da entrada desta área. Entre na porta que se abriu para encontrar dois baús contendo um Full Tonic e 50.000G. Partindo de onde estamos, siga para a direita e entre na porta próximo ao ponto luminoso. Suba no elevador e, na nova área, pegue um Lapis no canto inferior direito. Entre na porta ao lado da qual viemos para sair em um longo corredor. Ao seu lado você encontrará um Power Tab. Suba e a voz falará com você mais uma vez. Após batalhar contra dois Proto's 4 e dois Laser Guard's, você encontrará no final do caminho outro elevador, desta vez, descendo.

Você sairá no canto superior direito da primeira área. Siga para a esquerda e atravesse a passagem secreta para encontrar um switch que inverterá o sentido da correia transportadora. Ainda nesta passagem secreta, acima dela, há um Magic Tab muito escondido, que requer uma examinação minuciosa. Siga para a direita e desça, enfrentando alguns Laser Guard's. Examine o switch para desativar o laser vermelho que barra a passagem entre esta área e a correia. Siga para a esquerda e examine o switch para abrir o EP. Siga para o canto inferior direito da tela e depois siga para o EP ao lado do computador informativo, não se esquecendo de pegar no meio do caminho, em uma sala, um Lapis e um Elixir em dois baús. Energize Robo e siga correndo ao EP que acabamos de destravar. Se você perder algum tempo no caminho, mesmo que apenas alguns segundos, a energia se dissapara. Com a porta aberta, entre na sala e pegue nos dois baús um Full Ether e um Hyper Ether. Aproxime-se do Proto e siga, guiando-o, para o canto inferior esquerdo, onde se encontra o outro Proto. Faça com que eles fiquem um diante do outro para que o curto circuito ocorra. Pegue no baú um Vigil Hat e examine a Poyozo Doll. Siga para a porta no canto inferior direito para subir no elevador. Desça e siga para a esquerda. Robo encontrará Atropos, uma "amiga" de longa data. Após uma breve discussão, uma batalha acontece...


Chefe: Atropos XR
HP: 6000
Atropos não é fácil e, considerando que Robo está sozinho, a batalha não será fácil. Como na luta solo entre Frog e Magus, deixe Robo utilizando Techs e, quando o HP estiver abaixo de 300, recupere. Recomendo que utilize Uzzi Punch para causar cerca de 1000~1200 de dano. Shock pode estar disponível no seu jogo mas não recomendo que utilize pois causará a mesma margem de dano. Para se recuperar utilize Cure Beam, Heal Beam ou até mesmo Full Tonics. Atropos possui uma variedade de golpes familiar... com Techs semelhantes às de Robo, ela conseguirá amontoados de dano que podem lhe surpreender, como sua versão de Uzzi Punch e Robo Tackle que podem causar cerca de 400~500 de dano. Tenha paciência e você logo derrotará Atropos.

Após a batalha Atropos recupera sua memória e, antes de ser desativada, entrega o laço a Robo, aumentando o Speed e a Magic Defense dele em 3 e 10 pontos, respectivamente. Suba e examine o switch para Robo abrí-lo. Entre e pegue no baú um Mega Elixir. Ao lado você encontra um Magic Tab. Continue seguindo para a esquerda e desça as escadas que encontrar. Na parte de baixo da tela você encontrará 15.000G. Suba e entre pela porta para descobrir que humanos estão sendo mortos! Siga para a direita e desça uma tela. Pegue no baú um Full Ether e faça todo o caminho de volta a escada que descemos. Suba e enfrente duas batalhas contra vários Laser Guard's. Examine os pontos verdes para depositar as Poyozo Dolls e, assim, abrir a porta. Entre por ela para encontrar a voz... Mother Brain, o computador que controla Geno Dome. É hora de enfrentá-la!


Chefe: Mother Brain
HP: 5000
Charm: Blue Mail
EXP: 3000 - TP: 40
G: 3000G
A batalha não será fácil se você agir precipitadamente. Os Displays curam cerca de 1000 HP de Mother Brain e esta lhe ataca. O seu alvo é Mother Brain mas enquanto os Displays a curarem, a batalha não será fácil. Contudo, eliminá-los todos não é a melhor estrategia. Se você o fizer, Mother Brain aumentará suas forças ofensivas e defensivas. Deixe apenas um Display vivo e assegure-se de que seus ataques e Techs atinjam apenas Mother Brain. Você pode roubar um Elixir de cada Display. Para vencer Mother Brain, faça ataques regulares e cure qualquer mudança de status de suas personagens (como Chaos, por exemplo) ou perda de HP. Com um pouco de paciência você vencerá a batalha sem grandes perdas.

Após a batalha Robo consegue suas duas melhores armas: Crisis Arm e Terra Arm. Os computadores de Geno Dome são desligados e aparecemos do lado de fora do local, no mapa do mundo.
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D. A Pedra Solar
Itens: 1x Moon Stone, 1x Power Tab, 1x Jerky, 1x Sun Stone, 1x Wonder Shot e 1x Sun Shades

Level Recomendado: 40

Equipe: Crono, Marle, Lucca, Robo, Frog, Ayla e Magus


"And there's a very special stone that can shine its light on each generation,
from the distant past to the far future..."

Ao longo do jogo ouvimos falar das propriedades da Sun Stone e porque Sun Palace foi selado. Depois que Zeal começou a explorar a energia de Lavos todos passaram a considerar desprezível a energia que o próprio planeta dispunha. Como sabemos que eles estavam enganados, vamos nos aproveitar dessa energia "desprezível".

Sun Palace (2.300 A.D.): No mesmo local onde se encontra a cidade de Porre em 1.000 A.D. está o Sun Palace. Siga para lá, examine o ponto luminoso e prepare-se para uma batalha (a única do Side-Quest mas que vale por várias...).


Chefe: Son of Sun
HP: 2100
Charm: Black Mail
EXP: 3800 - TP: 40
G: 2000G
A batalha será decidida por sua sorte e, talvez, por um pouco de estratégia. Você deve atingir uma das chamas que mantém uma relação próxima à Son of Sun, transferindo o dano para ele. Atacá-lo diretamente significa uma coisa: Flare. Ataques múltiplos também não resolvem o problema. Apenas ataque com cada membro uma chama até achar a correta e, assim, atacá-la. O problema é que Son of Sun utiliza o Roulette Shuffle, girando as chamas e fazendo você perder qual era a chama correta. Repite o processo até causar cerca de dez ataques para vencer a batalha.


Após a batalha Son of Sun segue para a parte superior da tela e abre caminho. Siga-o e examine-o para conseguir a Moon Stone. Esta é a Sun Stone sem energia. De acordo com Lucca, a pedra leva muitos anos para ser energizada. Vamos para o passado o mais distante: 65.000.000 B.C.!

Sun Keep (várias eras): na única ilha isolada à nordeste do grande continente você encontrará uma estrutura que recebe luminosidade solar vinte e quatro horas por dia. Examine o local sob a luz e deixe a Moon Stone. Siga para 2.300 A.D. para descobrir que a Moon Stone desapareceu! Uma das personagens do seu grupo dirá que faz algum tempo que foi roubada. Volte para 1.000 A.D. e uma das personagens do grupo dirá que deve ter sido nesta era que a pedra foi removida. Volte para 600 A.D. e veja que a pedra continua lá! Pegue um Power Tab e retorne à 1.000 A.D., só que na cidade de Porre!

Porre Village (várias eras): siga para Mayor's Manor, onde uma luz forte é emanada (foto ao lado). Fale com todos na casa para descobrir que nada sabem sobre essa tal de Moon Stone. Em uma das casas de Porre Village você encontra o Snail Stop. Fale com o balconista e compre por 9.900G um Jerky. Siga para Elder's House em 600 A.D., onde ficava Mayor's Manor. Fale com a mulher e ela notará que você tem um Jerky, que ela tanto precisa. Você pode vendê-lo por 10.000G mas NÃO DEVE! É imprescindível que você entregue o Jerky de graça para a conclusão deste Side-Quest. Após entregar a comida defumada a mulher ela dirá que ensinará o que é generosidade à todos os seus filhos. Siga para 1.000 A.D., em Mayor's Manor e fale com o prefeito. Ele "encontrou" a Moon Stone e lhe entregará de graça! Promessa é divida e a mulher ensinou mesmo o que é caridade. Saia de Mayor's Manor e siga para Sun Keep, ainda em 1.000 A.D.. Deposite a Moon Stone e siga para 2.300 A.D., com Lucca no grupo. Examine Sun Stone e vocês serão levados à casa de Lucca. Lá ela fará sua melhor arma, o WonderShot. Taban, o pai de Lucca, aparecerá e lhe entregará os Sun Shades, feitos por ele a partir de fragmentos da Sun Stone. Saia de Lucca's House para aparecer no mapa do mundo.

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E. Apaziguando os Espíritos
Itens: 1x Tools, 1x Masamune, 1x Power Tab, 2x Hyper Ether, 1x Magic Tab, 2x Elixir, 1x Moon Armor, 1x Shiva Edge, 1x Valkerye, 1x Nova Armor, 1x Kali Blade e 1x Siren

Level Recomendado: 40

Equipe: Crono, Marle, Lucca, Robo, Frog, Ayla e Magus


"There's the ghost of a lofty knight, slain by Magus in the Middle Ages,
who haunts the present..."

Quando Frog entra na equipe ficamos sabendo através de um flashback como ele foi transformado em um sapo. Durante a ocasião, seu melhor amigo e o maior e melhor guerreiro do reino de Guardia foi morto por Magus, o líder dos Mystics. Aparentemente, Cyrus não teve descanso desde que partiu para o outro mundo e atormenta a cidade de Choras, em uma estrutura conhecida como Northern Ruins.

Choras Village e Northern Ruins (várias eras): siga para Choras Village, cidade localizada na ilha-continente do canto inferior direito do mapa. Basta seguir para a direita do mapa partindo de Porre Village. Se você for para Northern Ruins descobrirá que Cyrus atormenta o castelo abandonado. Siga para Choras Inn em 600 A.D. e fale com o sujeito bebendo "Soda". Ele dirá que roubaram suas Tools e não pode continuar o serviço de consertar os problemas de Northern Ruins. Retorne à Choras Inn em 1.000 A.D. e fale com outro sujeito bebendo Soda para que ele lhe ofereça suas Tools. Siga para sua casa (o Residence logo abaixo) e fale com a mulher dele para esta lhe entregar as Tools. Volte à Choras Inn em 600 A.D. e entregue as Tools ao sujeito que falamos primeiramente. Ele voltará para casa, onde você deve encontrá-lo. Fale com ele para que este siga para Northern Ruins e conserte alguns dos problemas do castelo abandonado. Siga para lá.

Chegando lá, você encontrará o carpinteiro diante da entrada e ele lhe dirá que não pode continuar com o serviço pois há monstros próximos aos buracos do castelo. Depois que eles partirem e você ganhar novamente o controle, você pode seguir tanto para a esquerda quanto para a direita, mas recomendo que siga para a esquerda, descendo as escadas. Enfrente dois grupos de dois Sentrys e ignore o baú ao lado da porta. Volte e enfrente mais quatro Sentrys. Retorne à casa do carpinteiro e pague 2000G a ele. Assim, ele consertará mais um pouco dos problemas de Northern Ruins. Siga para lá novamente, descendo as escadas da esquerda e entrando por aquela porta que possuia um buraco enorme impedindo a passagem.

Examine a lápide para descobrir que esta é a cova de Cyrus. Frog fica diante dela e o fantasma de Cyrus aparece. Após uma razoável conversa, Cyrus parte. A Masamune começa a brilhar e Masa e Mune desfundem-se. Eles reconhecem o poder de Frog e fundem-se novamente, desta vez, com força total. Frog recebe então a Masamune, nova porém a mesma espada, um "pouco" mais poderosa. Saia desta sala e volte à entrada do castelo.

Partindo do corredor inicial, siga para o direito. É hora de enfrentar mais alguns monstros. Nesta ampla área, enfrente três grupos compostos por Defuncts e Deceaseds. Depois que tiver derrotado todos, retorne a casa do carpinteiro e pague mais 2000G para ele consertar mais uma vez o castelo. Mais uma vez em Northern Ruins... ops, parece que eles terminaram o serviço! O lugar agora se chama Hero's Grave. Siga para o lado direito de Hero's Grave e entre na sala do meio. Faça o seu caminho derrotando todos os inimigos até encontrar dois Báus Selados. Examine-os mas NÃO pegue o conteúdo. Volte uma tela e entre na sala da direita. Repita o processo: examine o baú mais NÃO pegue o conteúdo. Saia de Hero's Grave e siga para 1.000 A.D.. Pegue o conteúdo de todos os baús que ignoramos até então (o Hyper Ether próximo à cova de Cyrus; o Elixir na sala da esquerda do lado direito do castelo) e pegue naqueles três Baús Selados uma Moon Armor, uma Valkerye e uma Shiva Edge. Saia de Hero's Grave e volte para 600 A.D.. Repita o processo e pegue todo o conteúdo do castelo, incluindo o Hyper Ether, o Elixir e, naqueles três baús que examinamos mas não pegamos o conteúdo, uma Nova Armor, uma Siren e uma Kali Blade. Saia de Hero's Grave para voltar ao mapa do mundo.

Nota: finalmente você descobriu o que eram aqueles malditos Baús Selados, certo? Como a porta de Keeper's Dome, há diversos baús e portas espalhados ao longo do jogo com conteúdos muito interessantes, motivo pela qual dediquei uma área exclusiva a eles. Dentro da seção Side-Quests você encontra o side-quest "Baús e Portas Selados". Ah, vale lembrar que, agora que temos a Masamune e Frog pode liderar o grupo, a Gold Rock está acessível. Confira no side-quest "As Pedras Secretas", que também faz parte da seção Side-Quests, como conseguí-la, assim como a Silver Rock.

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F. O Brilho do Arco-Íris
Itens: 1x Toma's Pop, 1x Sight Cap, 3x Power Tab, 2x Full Ether, 1x Blue Rock, 3x Lapis, 1x Frenzy Band, 3x Elixir, 3x Hyper Ether, 1x Yakra Key, [1x Prism Dress ou 3x Prism Helms] e 1x Mega Elixir

Level Recomendado: 42

Equipe: Crono, Marle, Lucca, Robo, Frog, Ayla e Magus


"There's an object in the Middle Ages that sparkles like a rainbow..."

Durante nossas incursões à 600 A.D., encontramos uma estranha figura, Toma, em sua busca incansável por aventuras. Em Dorino Village ele é contratado por um velhinho para procurar o lendário Rainbow Shell. Em Porre Village encontramos ele novamente, apesar dele ainda não ter encontrado uma pista sequer do Rainbow Shell. Mas... será que Toma conseguiu concluir sua tarefa?

Choras Village (várias eras): siga para o Cafe em 600 A.D. para encontrar Toma bebendo "Soda", como sempre. Fale com ele para descobrir que ele está próximo do Rainbow Shell. Ele lhe pede para que você deposite um pouco de Soda em sua cova caso ele morra durante a busca e então lhe entrega o Toma's Pop. Siga para 1.000 A.D. e, à esquerda da cidade (foto ao lado), você encontrará a lápide onde Toma está enterrado. Examine a cova para que o personagem que lidera o grupo deposite a soda sobre a sua cova. O espírito de Toma aparecerá e lhe mostrará onde se encontra o Rainbow Shell. Em uma ilha solitária à noroeste daqui, está a Giant's Claw, onde o Rainbow Shell adormece tranquilamente. Após Toma se despedir, examine a parte de trás da cova para encontrar um Speed Tab.

Giant's Claw (600 A.D.): utilizando a Epoch você chega facilmente na montanha solitária que, aparentemente, não apresenta nada de especial. No meio de sua base você encontra a entrada para Giant's Claw. Entre e siga para a direita para encontrar uma das notas de Toma. Não deixe de ler. Desça uma tela para descobrir que estamos em Tyrano Lair.

Desça mais uma tela e siga para a esquerda. Aproxime-se do baú para que uma batalha ocorra. Vencendo, pegue um Sight Cap naquele baú. Siga para a direita e enfrente três Aerodactyls. Siga uma tela para cima e você estará de volta à uma das telas de Tyrano Lair. O botão da direita revela dois Fossil Apes. O botão da esquerda remove o assoalho. O botão do meio ativa o senhor McCoy. Ative o botão da esquerda e caia no fosso para sair em fosso inferior. Examine a caveira para encontrar na sala a parte um Power Tab. Desça uma tela e siga para a esquerda até encontrar uma escada que lhe leva ao nível inferior. Pegue no baú ao lado um Full Ether e, no extremo direito, outro Power Tab. Volte, suba pela escada e desça, enfrentando, em duas batalhas, dois Fossil Apes e um Fossil Ape e dois Leapers. Não deixe de pegar no baú do lado direito a Blue Rock. Desça uma tela e siga para o canto inferior esquerdo, ignorando uma escada no canto superior direito e não deixando de pegar um Lapis em um baú no meio do caminho.

Desta vez estaremos na sala onde Kino e os outros moradores de Ioka Village foram presos. Suba, enfrentando dois Leapers e um Gigasaur e entre na caveira da direita que está com a boca aberta. Suba pelas escadas e piso nos botões para dispachar os monstros para o andar inferior. Siga uma tela para a esquerda e pegue no baú solitário um FrenzyBand. Volte e siga duas telas para a direita. Examine o ovo da direita para que você caia no andar inferior. Antes de prosseguirmos, siga para a esquerda e suba as escadas. Pegue o Power Tab na pequena sala entre a caveira e as escadas. Volte e siga uma tela para a direita descendo pelas escadas no canto superior direito. Você sairá na cela onde Kino esteve preso. Examine o botão próximo as grades da cela e entre na passagem que não existia anteriormente. Siga para norte até encontrar Rust Tyrano. Ignore-o e ele lhe notará. Uma difícil batalha se inicia.


Chefe: Rust Tyrano
HP: 25000
Charm: Red Mail
EXP: 3800 - TP: 40
G: 2000G
Rust Tyrano não passagem de uma versão anabolizada de Black Tyrano. Er... como se isso fosse pouco! A batalha se desenvolve da mesma maneira que Black Tyrano onde Rust Tyrano começa uma contagem de 5 a 0 e então executa um super ataque de fogo e, para não entrar em extinção, mastiga os membros da sua equipe e absorve um pouco de HP. Se os membros da sua equipe estiverem com as últimas Techs desenvolvidas e Double Techs e Triples Techs muito poderosas estiverem a sua disposição... você pode vencer antes dele te atacar. Minha equipe era Crono, Magus e Lucca. Deixei Crono conjurando Luminaire, Magus utilizando Dark Mist e Lucca lançando Mega Bomb, causando 2300~2500, 1200 e 1400 respectivamente. Crono e Magus conseguirão atacar cerca de seis vezes antes de Rust Tyrano executar seu primeiro ataque. Caso você não consiga vencer no primeiro turno, recupere-se imediatamente (se você está com a equipe que eu estava, prepare-se para tirar a poeira dos Tonics!) e repita todo o processo.

Após a batalha os membros de sua equipe encontram o Rainbow Shell atrás de Rust Tyrano. Como ele é muito pesado, um dos membros da equipe sugere a requisição da ajuda do castelo de Guardia. Apenas desça para que um fade-out aconteça. Você aparecerá em Guardia Castle. Fale com todos e o rei lhe assegurará de que trará o Rainbow Shell em segurança. Saia do castelo e siga para 1.000 A.D., neste mesmo lugar.

Guardia Castle (1.000 A.D.): com Marle na liderança do grupo, nossa entrada em Guardia Castle é permitida. Após a recepção calorosa dos guardas e uma estranha conversa entre Marle e Chancellor, descobrimos algumas coisas à respeito da mãe falecida de Marle e do passado da família real. O Rei está sendo julgado. Pelo que comentam, é corrupto e roubou o tesouro do reino, o Rainbow Shell. Siga para onde fica a Kitchen e suba as escadas (ignorando o baú trancado) até encontrar dois guardas diante da porta. Marle, literalmente, berra com eles e sua passagem é garantida (foto ao lado). Durante o Julgamento, Chancellor diz que apenas uma prova da existência do supostamente vendido Rainbow Shell poderá provar que o Rei é inocente. Após sairmos de lá, siga para o térreo e desça pelas escadas que em 600 A.D. não existiam. Este é o Basement de Guardia Castle, onde encontraremos alguns monstros que já enfrentamos antes (Gnashers e Naga-ettes). Ao longo do caminho até a sala final, onde o Rainbow Shell lhe espera, você encontrará em seis baús dois Lapis, dois Elixir e dois Hyper Ether, além de algumas batalhas contra inimigos fáceis. Examine o Rainbow Shell para encontrar uma carta de Queen Leene de 600 A.D. para Marle. Pegue o Prism Shard e saia de Basement. Siga para o Julgamento e prove a inocência do Rei. Chancellor começa agir estranho e... YAKRA!


Chefe: Yakra XIII
HP: 18000
Charm: White Mail, Mega Elixir
Item: Mega Elixir
EXP: 3500 - TP: 40
G: 2000G
É hora de enfrentar o descendente de Yakra, Yakra XIII! Após quatrocentos anos, sua família conseguiu desenvolver alguma força para conseguir a tão desejada vingança. Para começar, possui muito HP, sendo este seu maior problema... ou melhor... ocupação. Alguns ataques de Yakra podem lhe dar alguma dor de cabeça, principal seu Needle Spin: Version 13 que pode causar cerca de 300 de HP dependendo dos equipamentos e das condições da personagem em questão. Ele abusa de mudança de status, em especial Chaos. Não deixe de recuperar utilizando Heals. Utilize suas melhores Techs e Double Techs para vencê-lo. Deixei que Crono utilizasse Luminaire e Marle e Lucca com Antipode 2 ou 3. Dark Matter ou ainda Dark Mist de Magus também são uma boa, mas evite utilizar magias de eletricidades, como Lightning 2 (tanto Magus quanto Crono) pois Yakra costuma revidar. Deixe seu HP acima de 400~500 para não ter problemas sérios, principalmente quando ele utilizar Needle Spin em todos os membros da equipe.

Após a batalha o rei é inocentado e este faz as pazes com sua filha, Marle. Depois que aparecermos diante da sala do rei, Melchior chegará dizendo que pode forjar algumas coisinhas com o Rainbow Shell. Antes de o seguirmos para Basement, siga para a sala do julgamento novamente e pegue a Yakra Key em um ponto luminoso deixado por Yakra XIII. Siga para a segundo andar desta mesma torre e liberte Chancellor do baú que estava trancado. Siga para o Basement e fale com Melchior. Ele lhe oferece duas opções: 1x Prism Dress ou 3x Prism Helms (foto ao lado). Para uma primeira aventura, recomendo os Helms, mas ambos podem ser roubados de alguns chefes. A opção que você escolher será boa ou ruim dependendo da equipe que você utilizará! Só homens? Então deixe o Prism Dress de lado, e por ai vai. Fale novamente com Melchior para ele forjar, com a Sun Stone, os Prism Specs e a Rainbow, para Crono! Antes de sair, não deixe de coletar um Elixir, um Full Ether, um Hyper Ether e um Mega Elixir nas torres do rei e da rainha.
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G. Black Omen
Itens: 6x Mega Elixir, 30000G, 1x Magic Seal, 2x Elixir, 1x Vigil Hat, 1x Nova Armor, 1x Haste Helm, 1x Power Seal, 4x Speed Tab, 1x Zodiac Cape, 1x White Rock

Level Recomendado: 43~50

Equipe: Crono, Marle, Lucca, Robo, Frog, Ayla e Magus


"One of you is close to someone who needs help... Find this person... fast."

Depois que Ocean Palace se ergueu das profundezas dos mares e começou a flutuar nos ceús de 12.000 B.C., passou a ser conhecido como Black Omen. Imponente, a estrutura resistiu até mesmo ao ataque de Lavos em 1.999 A.D., onde podemos vê-la, intacta, em 2.300 A.D.. Você pode fazer uma vistinha a estrutura em quatro eras diferentes, através da Epoch: em 12.000 B.C., próximo ao portal de The End of Time; em 600 A.D., próximo aonde era Magus' Lair; em 1.000 A.D., próximo à Melchior's Hut; e em 2.300 A.D., próximo à Death Peak e Keeper's Dome. Recomendo que visite do mais distante futuro ao mais antigo passado, de forma que você enfrente três vezes os inimigos de Black Omen (em 2.300 A.D. nossa entrada não é garantida)! Para entrar na estrutura basta se apróximar dela com a Epoch. Para voltar, basta examinar o ponto luminoso na entrada. Vale lembrar que se você avança muito em sua exploração de Black Omen, chegará um ponto onde não há mais volta, portanto, faça alguma gravação à parte.

Black Omen (2.300 A.D.): você será recebido diante da entrada pela própria Queen Zeal, que diz que Lavos já despertou e nós não conseguimos fazer nada para impedir. Enfrente os seis Laser Guards para conseguir um pouco de experiência. Infelizmente, não há como entrar em Black Omen no futuro.

Black Omen (várias eras): em todas as outras eras pré-The Day of Lavos nos garantem acesso completo de Black Omen. Enfrente os Laser Guards e entre na porta. Você encontrará Queen Zeal. Após a conversa, ela invocará Mega Mutant, um dentre os vários chefes de Black Omen.


Chefe: Mega Mutant
HP: 4600 (superior); 3850 (inferior)
Charm: Vigil Hat
EXP: 900 - TP: 50
G: 1500G
A batalha não é muito difícil. Basta utilizar algumas Techs poderosas (principalmente se suas personagens estiverem com o Gold Stud e o Silver Stud equipados) que atinjam multiplos inimigos (assim você acaba com ambas as partes) e assistir este dano com alguns ataques físicos, que devem bastar. Uma Luminaire de Crono sem PrismSpecs consegue cerca de 1500 de dano em ambas as partes. Mega Mutant tem a mania de deixar suas personagens com status negativos, como por exemplo, Chaos. Recupere-se rapidamente com Heals e continue o combate.

Após a batalha, siga para o norte e enfrente dois Incognitos/PeepingDoom no caminho. Siga uma tela para a direita e enfrente dois Martellos. Suba e enfrente dois Goons, inimigos razoavelmente poderosos. Continue a caminhada e enfrente outro Martello, acompanhado por dois Synchrites. Suba todo o caminho e siga uma tela para cima. Enfrente dois grupos de dois Panels e roube com Charm de Ayla um Speed Tab de cada Panel. Suba mais uma tela, siga para o canto superior esquerdo, enfrentando no caminho três grupos de um Boss Orb e dois Side Kicks e siga uma tela para a esquerda. Suba até mudar de tela mais uma vez, enfrentando no meio e no fim do caminho dois Metal Mutes e outros dois Metal Mutes acompanhados por dois Flyclops (que possuem um Gold Stud para você roubar!). Entre no teletransporte e desça uma tela.

Você está no elevador. Examine o ponto luminoso para que o elevador comece a subir. Duas batalhas aleatórias ocorrerão (quatro Ruminators, dois Goons ou dois Cybots). Partindo do elevador, suba uma tela e siga para a direita, contornando o caminho através de suas curvas até encontrar algumas escadas. Pegue no baú ao lado um MegaElixir e suba as escadas. No canto superior esquerdo você encontra 30.000G. Suba uma tela e siga para cima, pegando em um baú no meio do caminho um Magic Seal. Na parte superior da tela você encontra uma passagem que leva à outra sala. Pegue nos seis baús um Elixir e um Vigil Hat, uma Nova Armor e um Mega Elixir, um Mega Elixir e um Haste Helm. O Nu da esquerda vende itens valiosos e o Nu da direita lhe oferece a opção de voltar à Epoch. Examine a porta adiante para adentrar ainda mais em Black Omen...

Siga para a esquerda e enfrente um Tubster (que possui um Power Tab). Suba uma tela e enfrente dois Cybots. Siga até o canto superior esquerdo, onde diversos Ruminators atravessam a tela. É possível atravessá-los sem entrar em batalha, porém, é muito difícil. Há um baú com uma Zodiac Cape. Siga uma tela para a direita e enfrente mais Side Sicks e Boss Orbs. Continue seguindo para a direita e enfrente um Flyclops e dois Goons. Pegue no baú um Mega Elixir e continue seguindo para a direita. Enfrente dois Boss Orbs acompanhados por quatro Side Kicks e desça uma tela. Desça e pegue nos dois baús um Power Seal e um Speed Tab. Siga uma tela para esquerda e você estará de volta a uma tela familiar. No extremo esquerdo se encontram um Speed Tab e a passagem para o teletransporte. Pegue o item e entre pela passagem, entrando também no teletransporte.

Avance uma tela e suba, seguindo para a esquerda quando não tiver opção. Enfrente dois Blobs e dois Aliens e continue seguindo para a esquerda, encontrando um baú com um Elixir. Suba e siga para a direita quando encontrar uma barreira. Enfrente quatro Side Kicks e um Boss Orb, e continue seguindo para a direita. Suba e quando encontrar uma barreira, pela terceira vez, siga para a esquerda e pegue nos dois baús um Speed Tab e um Mega Elixir. Siga para a esquerda e suba, avançando uma tela. É hora de enfrentar Giga Mutant!


Chefe: Giga Mutant
HP: 5800 (superior); 4950 (inferior)
Charm: Wall Ring; Hit Ring
EXP: 1500 - TP: 80
G: 2000G
A batalha não será tão fácil quanto contra Mega Mutant, mas ainda assim, fácil! Giga Mutant possui uma enorme defesa física, motivo pela qual você terá de optar pelas Techs. Utilize Luminaire, Flare, Dark Matter... ou seja, as últimas Techs, para derrotar Giga Mutant em menos de três turnos.

Após a batalha, avance mais uma tela e entre no teletransporte. Desça uma tela e você estará em outro elevador. Examine o ponto luminoso para que o elevador comece a subir. Durante o trajeto, duas a três batalhas ocorrerão, variando entre quatro Ruminators, dois Goons e dois Cybots. Quando o elevador parar, suba uma tela para sair em outra região de Black Omen. Enfrente dois Synchrites diante da entrada e suba, enfrentando dois Goons após enconstar em um dos dois morcegos que barram sua passagem. Suba as escadas do lado direita e siga para a esquerda, enfrentando dois Tubsters de uma vez só. Suba e entre pela porta na parte superior da tela. Enfrente quatro Panels (não deixe de roubar um Speed Tab de cada um) e pegue no baú ao lado um Speed Tab. Um Save Point surgirá! Utilize-o e então suba. Prepare-se para enfrentar Terra Mutant!


Chefe: Terra Mutant
HP: 7800 (superior); 20000 (inferior)
Charm: Muscle Ring; Power Seal
EXP: 2000 - TP: 100
G: 3800G
A última das criaturas de Zeal, Terra Mutant é um pouco mais complexo que suas versões anteriores, porém, ainda fácil. Basta utilizar Techs poderosas que não envolvam ataque físico (como seu antecessor, ele possui uma defesa física muito grande) para derrotá-lo em pouco tempo. Não se preocupe com o fato de que a parte inferior recupera HP com suas magias. Após acabar com a parte superior, com algum tempo a parte inferior também é derrotada. Não cogite a possibilidade de atacar a parte inferior com ataques físicos! Isso significa o Life Shover, contra-ataque que reduz a 1 ponto o HP da personagem que atacou.

Após a batalha, pegue no nos dois baús visíveis uma White Rock e um Mega Elixir. Caso julgue necessário, retorne ao Save Point e recupere suas forças. Suba uma tela e atravesse a longa plataforma até chegar em uma sala, onde um portal aparece... Lavos Spawn!


Chefe: Lavos Spawn
HP: 10000 (cabeça); 13500 (corpo)
Charm: Haste Helm; Safe Helm
EXP: 2450 - TP: 120
G: 2500G
Uma das proles de Lavos surge para lhe infernizar. Lembra-se dos Lavos Spawn de Death Peak? Pois então... este aqui vale por dez daqueles! Lavos Spawn costuma iniciar a batalha com Water Rise, causando cerca de 100~150 de dano. Ele continua com alguns de seus ataques antigos, como o Needle Spin que causa cerca de 60~100 de dano. NÃO ataque o corpo espinhoso dele! Lavos Spawn contra-atacará com o Lavos Spawn Needle, um ataque muito poderoso que pode causar cerca de 500 de dano, dependendo das condições de sua equipe. É extremamente recomendo que você traga Ayla para roubar um Haste Helm da cabeça de Lavos Spawn! Para atacá-lo, utilize suas melhores Techs, de preferência que causem dano mágico, para evitar contra-ataques. Luminaire com Crono, Flare com Lucca, Dark Matter com Magus, etc. Com um pouco de paciência você o derrotará.

Após a batalha, suba uma tela e enfrente cinco Panels. Roube seus cinco Speed Tabs e, após a batalha, o Panel do meio revelará uma passagem. Um Save Point surgirá. Faça uma última gravação e recupere todas as suas forças pois além desta passagem, há um caminho sem volta. Se você quer explorar Black Omen em outras eras, chegou a hora de voltar TODO o caminho até a saída (seja o Nu ou seja a porta de Black Omen). De qualquer forma, equipe seus melhores equipamentos (Gold Studs e Silver Studs, e Haste Helms são muito bem vindos) e siga adiante. Atravesse um corredor onde réplicas de Crono, Marle, Lucca, Robo, Frog e Ayla flutuam em tubos preenchidos com um líquido repulsivo. Você encontrará no final do caminho Zeal diante dos restos da Mammon Machine. Após certa conversa, é hora de enfrentar Zeal!


Chefe: Zeal
HP: 12000
Charm: 2x Mega Elixir
Apesar de ser considerada um chefe, Zeal esta aqui apenas como distração para seu próxima desafio. Logo no início da batalha ela utilizará uma magia que deixará o HP de todos os membros com apenas 1 ponto. Além disso, ela é capaz de fazer alguns ataques, como absorção de MP e magias de fogo. Recupere um pouco do HP de forma que ele não fique no mínimo e você tenha condições de lutar. Evite utilizar muito MP, como se não bastasse Zeal sugando ele todo. Ataques físicos e algumas Techs e Double Techs devem resolver.

Depois da batalha contra Zeal somos transportados à outra região de Black Omen, onde um combate contra a Mammon Machine ocorre!


Chefe: Mammon Machine
HP: 18000
Charm: Mega Elixir
Mammon Machine possui duas fases: quando ela está parada e quando ela está modificando energia. Atacando na segunda fase implicará em melhorias na própria Mammon Machine. Quando esta receber ataques físicos, aumentará sua defesa; quando esta receber ataques mágicos, aumentará sua própria força. Após algum tempo a MM libera toda a energia que acumulou em uma magia poderosa baseada no último elemento que você atacou utilizou contra ela. A Masamune de Frog absorve energia da MM. Recomendo que utilize toda a sua força nos primeiros ataques e evite atacá-la quando esta estiver modificando energia. Quando ela liberar a energia, seus atributos voltam ao normal.

Após a batalha contra Mammon Machine, nós somos transportados para a parte superior externa de Black Omen, onde um combate contra a forma mais poderosa de Zeal ocorre...


Chefe: Zeal
HP: 20000
Zeal retorna em grande estilo, sob uma forma muito mais poderosa que a anterior, talvez até sendo um dos inimigos mais poderosos de todo o jogo. Dividida em três partes (cabeça, mão esquerda e mão direita), Zeal possui uma grande variedade de ataques mas requer uma estratégia muito simples. Basta atacar SOMENTE a cabeça, evitando utilizar Techs de dano múltiplo para não sofrer nas mãos de Zeal (literalmente). Atacando a mão esquerda, você receberá uma Life Shaver, onde seu HP cai para o mínimo, 1 ponto. Atacando a mão direita, você receberá um MP Buster, onde seu MP é absorvido e vai para 0. Utilize seus ataques e Techs mais poderosos, faça uso de Mega Elixires e quaisquer recursos para vencer, afinal, é um dos últimos chefes. Não deixe de roubar com Ayla um Prism Dress e um Prism Helm das mãos de Zeal, mas prepare-se para receber outros presentinhos além destes ótimos equipamentos (er... Life Shaver e MP Buster).

Zeal invocará Lavos antes de perecer. Agora você deve enfrentar o último chefe do jogo!
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©RPG aQui! 2004 - http://rpga.cjb.net/
Seção feita por Spider
Colaboração: Majin Alucard, Omnicrone_RED e Masamune

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