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Esta seção serve para explicar o básico do básico de Castlevania: Symphony of the Night. Aqui será explicado o funcionamento dos controles, os itens de campo, as sub-weapons, os atributos de Alucard.

- Controles -

O controle de SotN é bem simples de entender e se acustumar, mas exige um mínimo de reflexos do jogador para se masterizar todos os movimentos de Alucard. É lógico que para um game de ação 2D, Castlevania SotN é muito mais tranquilo de jogar no joystick (isso é para os que estão emulando o game!). SotN não tem compatibilidade com o controle Dual Shock do Playstation.

Comandos Básicos
D-Pad (Direcional): Os botões da esquerda e da direita movem Alucard para as duas direções. Para baixo faz o personagem se agachar e para cima realiza ações, como sentar em cadeiras. Diagonais são importantes nas horas do ataque pois permitem que o ataque seja transversal. O D-Pad também é o botão de navegação dos menus.

X: O botão mais vezes pressionado na vida de um Playstation americano é o que faz Alucard pular.

Quadrado: Botão de ataque nº1. Com ele você utiliza qualquer coisa que foi equipada na sua mão que representa o quadrado. Esse é o botão de ataque principal digamos assim, pois ele é muito mais facil de apertar juntamente com o X.

Círculo: Botão de ataque nº2. Ele é igual o quadrado em todos os sentidos. É o botão normalmente do escudo pois é menos acessível que o quadrado no calor de uma batalha.

Triângulo: Realiza um "backdash", uma manobra evasiva. Serve para usar o sonar do morcego e só. Bastante inútil.

R1: Transforma Alucard em Morcego.

R2: Transforma Alucard em Lobo.

L1: Transforma Alucard em Névoa.

L2: não serve pra nada.

START: Abre o Menu.

SELECT: Ativa o mapa.


Outros Comandos
Para cima + Botão de Ataque: Ativa sua sub-weapon atual.

X + X + Para baixo + X: Após pegar o Relic Leap Stone, Alucard será capaz de dar uma poderosa voadora após um pulo duplo.

Para baixo + para cima + X: Super Salto (precisa do Relic Gravity Boots)

Não gostou dos controles? Prefere pular com R2? Atacar com o triângulo? Sem problemas. Você pode mudá-los no menu Options.

- Itens de Campo -

Em Castlevania SotN existem alguns itens que não constam no seu menu de equipamentos. Eles são os itens de campo e são na verdade bem poucos. Esses você pega na tela e então os mesmos alteram o que devem alterar sem precisar usá-los realmente (ao contrário de todos os outros itens).

IMG
Nome
Onde Achar
Uso
Heart
Velas e Tochas
Recupera 1 coração
Big Heart
Velas e Tochas
Recupera 5 corações
Coin
Velas e Tochas
Dinheiro
Money Bag
Velas e Tochas
Dinheiro
Life Max Up
Chefes e Salas Secretas
Aumenta HP máximo
Heart Max Up
Salas Secretas
Aumenta Heart máximo

- Sub-weapons -

Como na grande maioria dos Castlevanias, SotN conta com a presença de seu arsenal de sub-weapons, também chamada de Mystical Weapons ou simplesmente sub-armas. Elas são ativadas com o comando: para cima + botão de ataque. Todas elas gastam uma quantidade fixa de corações. Cada uma das sub-armas tem suas próprias características e são úteis contra certos tipos de oponentes o que será explicado mais abaixo.

IMG
Nome
Custo (Hearts)
Dagger
1
Holy Water
3
Cross
100
Axe
4
Stopwatch
20
Holy Book
5
Rebound Stone
2
Aguen
5
Bibuti
3

Dagger: Alucard atira uma adaga para frente. É uma sub-arma bastante fraca, mas tem bom alcance além de ser muito veloz. Também tem a vantagem de custar apenas um mísero coração.

Holy Water: Alucard atira um frasco de água benta no chão que queima os inimigos com seu poder sagrado. Boa para inimigos que ficam no chão sem se movimentar muito, também é ótima contra os inimigos mortos vivos como Skeletons e Zombies.

Cross: Alucard evoca um imenso poder das cruzes que destróem todos na tela. Sub-arma de poder enorme, limpa uma sala na maioria das vezes que é usada. Porém o custo assusta, 100 corações.

Axe: Alucard atira um machado para o alto, que atinge os adversários. Excelente contra inimigos voadores ou muito altos.

Stopwatch: Alucard para o tempo com essa sub-arma. Enquanto seus inimigos estão congelados ou lentos, mate-os.

Holy Book: Um livro fica circundando Alucard. Serve quase como um escudo contra oponentes fracos (leia: Medusa Head, Skeleton, Zombie...). Também é bom para causar dano nos espertinhos que te atingirem.

Rebound Stone: Alucard atira uma pequena pedra que rebate nas paredes e vai atingindo os oponentes. Uma versão mais útil da dagger.

Aguen: Alucard atira uma rajada de energia elétrica. Segure o botão para mandar trovôes nos adversários continuamente. Ótima sub-arma pois tem ótimo alcance e causa um bom dano.

Bibuti: Alucard atira sal purificante no chão. Praticamente uma versão alternativa da Holy Water. A diferença é que se a Holy Water causava mais danos em Mortos Vivos, o Bibuti causa mais dano em Demônios.

- Atributos -

Em Castlevania: Symphony of the Night, Alucard tem um grupo de atributos que definem no que e quanto ele é poderoso, como na maioria dos RPGs. Aqui segue uma lista explicando o que cada atributo de Alucard representa.

Lv: Nível total de experiência de Alucard. Em poucas palavras, quanto maior, mais forte o personagem é como um todo.

HP: Hit Points. A energia de Alucard representada por um valor numérico. Quando ela acaba é game over.

MP: Magic Points. Energia mágica de Alucard que é consumida quando ele usa uma magia ou se transforma. Ela se recupera automaticamente com o tempo.

Hearts: Corações. Representados por um valor numérico, são gastos para se ativar sub-weapons.

Str: Força. Atributo que mede a força física de Alucard e serve de base para o cálculo do Att.

Con: Constituição. Atributo que mede a resistência de Alucard a status negativos e serve de base para o cálculo da Def.

Int: Inteligência. Atributo que mede a capacidade mental de Alucard. Quanto maior, mais dano as magias dele causarão.

Lck: Sorte. Atributo que mede a sorte de Alucard (se é que sorte pode ser medida). Quanto maior, mais altas são as chances de coisas boas acontecerem (leia: monstros deixarem itens).

Att: Valor total do ataque de Alucard. Soma a Str e o bonus de ataque dos equipamentos. Esse valor é o dano que Alucard normalmente causará aos oponentes (baseando que eles tenham Def nula).

Def: O quanto que Alucard consegue ignorar de dano por golpe que recebe. Soma a Con e o bonus de defesa dos equipamentos.



©RPG aQui! 2004 - http://www.rpga.rg3.net/
Seção feita por Omnicrone_RED
Colaboração: Spider, Warlock e MaDZ

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