Estratégia

Após termos recrutado Frog e lutado contra o suposto criador de Lavos, Magus, descobrimos que ele, na verdade, apenas invocou tal criatura maligna. Após sermos tragados por um enorme portal temporal, acabamos indo parar na Pré-História! Mas... qual é a relação desta com Lavos? Por enquanto, vamos apenas fazer vingança ao lado de Ayla, em Tyrano Lair.

O Covil dos Reptites! - Unnatural Selection?
Itens: 2x Mid Ether, 1x Full Tonic, 1x Tonic, 2x CeraTopper, 1x Revive, 1x Meso Mail e 1x Full Ether

Level Recomendado: 24~25

Equipe: Crono, Ayla e Marle/Lucca/Robo/Frog
Tyrano Lair (65.000.000 B.C.): Montado dos Dactyls e partindo de Dactyl's Nest, siga para sudeste, onde se encontra Tyrano Lair (foto ao lado). Não é muito difícil de se achar, visto que é uma construção "diferente" e há vulcões em volta. Partindo da entrada siga para a caveira da direita e desça as escadas. Enfrente ao longo do caminho alguns Reptites roxos e, quando encontrar uma cela com alguns humanos, liberte-os apertando o switch ao lado da porta. Após descer mais um lance de escadas você encontrará Kino em uma cela. Examine as grades para Ayla invadir a cela e libertá-lo. Kino seguirá para a entrada de Tyrano Lair, onde abrirá a outra caveira, levando aos andares superiores do lugar. Suba as escadas e siga duas telas para a direita. O baú (um ovo) da esquerda é um Full Tonic e, o outro, é uma armadilha. Volte duas telas e, desta vez, siga duas telas para a esquerda. Nesta sala você terá de utilizar "warps" escondidos que o levam à outras regiões da sala. Há quatro baús contendo um CeraTopper, um Tonic, um Revive e uma Meso Mail. Siga para o canto superior esquerda e suba as escadas. Atravesse o lado de fora (ignorando a porta trancada) e siga uma tela para a esquerda. Pise no botão direito e ative o switch na nova sala. Volte e a porta que estava trancada estará aberta. Entre na sala e enfrente Nizbel II!


Chefe: Nizbel II
HP: 6500
Charm: Third Eye
EXP: 880 - TP: 15
Você ja conhece Nizbel, então não terá problemas para derrotá-lo. Basta seguir a mesma estratégia! Lightning de Crono para remover suas defesa; Double Techs e Triple Techs; recuperar HP depois que Nizbel liberar a eletricidade. Volt Bite de Crono e Ayla consegue impressionantes 1000~1100 de dano, ultrapassando até mesmo Falcon Hit. Deixe a dupla utilizando esta Double Tech até se esgotarem. Robo deve ficar no Robo Tackle; Frog no Leap Slash; Marle e Lucca com suas melhores Techs (alguém falou Ice 2 e Fire 2?). Nizbel demora para liberar a descarga de energia, o que pode ser um grande problema. Mas sua principal dor de cabeça será a defesa de Nizbel que se recupera conforme você ataca. Portanto, assim que lançar Lightning, aguarde pacientemente chegar a vez do Volt Bite. A descarga de energia que Nizbel libera chega à 130~180 de HP, portanto, cuide de suas dores após o ataque. Recomendo que traga Frog ou Robo, que ajudarão tanto na hora de atacar com Techs, quanto na hora de recuperar o HP da equipe, com Heal e Heal Beam, respectivamente. Em cinco ou seis turnos você acabará de uma vez por todas com Nizbel!

Após a luta, suba as escadas e siga uma tela para a esquerda (ignorando, mais uma vez, outra porta trancada). Examine a caveira e, na nova sala, ative o switch e pegue um Full Ether no baú. A porta que estava trancada do lado de fora estará aberta. Entre por ela para sair na sala do trono de Azala. Após uma breve conversa pegue um CeraTopper e um Mid Ether nos baús da esquerda e da direita da parte de trás do trono. Suba as escadas e prepare-se pois é hora de enfrentar Azala e Black Tyrano!


Chefe: Black Tyrano
HP: 10500
Charm: Power Tab
EXP: 350

Chefe: Azala
HP: 2700
Charm: Magic Tab
Whoa...... Dois inimigos, sendo que Black Tyrano vale por um batalhão. Azala deve ser abatido antes que Black Tyrano, visto que a defesa deste último é enorme e, depois que Azala for derrotado, as chances dele abaixá-la são garantidas. Para acabar com Azala utilize magias e Techs muito fortes, visto que ele tem uma defesa considerável (Falcon Hit = 400~500 de HP? wtf!). Azala tem uma variedade considerável de ataques, mas nada que você deva se preocupar. Assim que você o derrotar, ele lançará um golpe final que fará o HP da equipe inteira abaixar de 1 em 1. É hora de enfrentar Black Tyrano. Sozinho, ele abaixará a defesa para reunir forças para um ataque muito poderoso! Como Guardian de Arris Dome, ele contará de 5 à 0, tempo que você tem para atacá-lo com todas as suas forças. Volt Bite de Crono e Ayla continua sendo a melhor arma, então, utilize-a em Black Tyrano. Mantenha o HP da equipe acima de 200 pois, após a contagem, Black Tyrano lança um ataque de fogo muito poderoso. Para recuperar, mantenha o mesmo esquema de Nizbel e outros chefes: Heal de Frog e Heal Beam de Robo. Ele repetirá a mesma estratégia enquanto a batalha durar. Em dois ou três turnos você o derrotará.

Vencido, Azala se entregará e, após proferir algumas palavras, Lavos acaba caindo em Tyrano Lair. Kino chega à tempo com três Dactyls e consegue salvar a todos. Em um gesto de piedade, Ayla tenta salvar Azala, mas este recusa a ajuda e Tyrano Lair é destruído! Você aparecerá no mapa do mundo. Siga para o sobrou de Tyrano Lair (uma imensa cratera chamada Lair Ruins) e entre. Nenhum sinal de Lavos e... olhem! É um portal! Entrando por ele vamos chegar na era glacial.
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A Era do Gelo - The Magic Kingdom
Itens: 2x Speed Tab, 2x Magic Tab e 1x Black Rock

Level Recomendado: 26~28

Equipe: Crono, Marle, Lucca, Robo, Frog e Ayla
Cave (12.000 B.C.): você sairá em uma caverna. Saia desta para ver que o mundo sofre nas mãos de uma era glacial, com baixas temperaturas e muitas nevascas. Partindo dai siga para a sudeste, onde você encontrará uma estrutura chamada Skyway. Entre nesta e suba no altar para que você levado às alturas

Enhasa (12.000 B.C.): whoa! você chegará em uma ilha que... flutua no céu! Partindo do Land Bridge inferior, siga para a direita e entre na primeira (e única) cidade que encontrar, Enhasa. Não há muito o que fazer em Enhasa. Converse com todas as pessoas e siga para o canto superior esquerdo para encontrar um garoto. Ele dirá que um entre nós morrerá em breve (foto ao lado). Reparou que há alguns livros espalhados em Enhasa? Alguns destes podem ser abertos e, se forem abertos na ordem correta, uma passagem secreta se abrirá. O primeiro que deve ser aberto é o livro do canto superior direito, o segundo é o livro do canto superior esquerdo e o terceiro e último, o livro da mesa diante da entrada de Enhasa. Uma estante sairá do caminho, revelando a tal passagem secreta. Entre nela e fale com o Nu para combater SEIS Nus! Falcon Hit e Water 2 foram suficientes para derrotá-los em dois turnos. Após a batalha você ganhará um Magic Tab e um Speed Tab! Examine os livros e saia de Enhasa. Siga para o Land Bridge superior para descer em outro continente gelado. Siga para noroeste onde você encontrará outro Skyway, desta vez levando ao continente flutuante principal, onde ficam a cidade de Kajar e Zeal Palace.

Kajar (12.000 B.C.): siga para a esquerda e você avistará duas construções. Uma delas é o aeroporto onde Blackbird fica ancorada. Siga para lá para assistir uma cena envolvendo Dalton, um dos servidores de Zeal. A outra é a cidade de Kajar. Entre nela e converse com todos os habitantes. Nesta cidade há outros livros que, formando certa ordem, abrem uma passagem secreta. No canto superior esquerdo está o primeiro deles, a água. No canto inferior direito está o segundo deles, o vento. E, na bancada da loja de itens do Nu, está o último dos livros, o fogo. Entre na passagem secreta e examine a Poyozo Doll para encontrar a Black Rock. Saia de Kajar e siga para a direita, entrando na Cave. Entre nos teletransportes e, após dois deles, você chegará em Zeal Palace!

Zeal Palace (12.000 B.C.): fale com todos os habitantes e, no elevado do canto inferior esquerdo, você encontrará uma garota com um dilema. Responda "Yes" para a primeira pergunta e "Secretly Plant It" para a segunda pergunta, para que assim, você libere um Side-Quest futuramente. Siga para a área dos quartos (canto superior direito) e, no quarto da direita, ouça a conversa entre Janus e Schala, os filhos de Queen Zeal. Siga Schala através do hall principal que leva ao trono de Queen Zeal e observe como ela abre a porta. Um flashback mostrando uma porta semelhante àquela aparecerá. Siga para a sala do canto superior esquerdo para encontrar a Mammon Machine. Examine-a para que seu Pendante seja energizado e, assim, você consiga abrir portas e baús selados como Schala fez. Siga novamente para à sala da rainha e examine a porta. Entre por esta para que a rainha ordene que Dalton dê um fim em vocês. Ele invoca Golem, um chefe diferente.


Chefe: Golem
HP: 7000
Charm: Magic Tab
EXP: 1000 - TP: 35
G: 2000G
Você não precisa vencê-lo, apesar de que os prêmios são sugestivos. Recomendo que traga Frog ou Marle. O combate contra Golem será definido por você. O elemental de seu último ataque contra ele definirá quais serão os ataques dele. Se você usar Lightning, ele utilizará Lightning. Porque Marle ou Frog? Porque o contra-ataque de Water dele é o mais fraco de todos os outros. Por isso, utilize cadeias de Techs, uma atrás da outra. Um esquema que eu utilizei foi Volt Bite com Crono e Ayla para causar cerca de 1100 de dano seguido de um Water 2 de Frog. Apesar disso, recomendo que traga Marle para que ela alterne entre Ice 2 e Aura Whirl, com Crono. Talvez você precisará de um recuperação múltipla.

Vencendo ou sendo derrotados, vocês serão presos por Dalton e ficarão onde se encontrava Mammon Machine. Em sequência, Schala e Janus vêm em seu socorro, lhe libertando. Nesta hora chega o Profeta que nos últimos tempos tem aconselhado corretamente Queen Zeal. Ele ordena que vocês o levem ao local de onde vieram (a caverna com o portal). Chegando lá ele ordena que você entre no portal e que Schala sele este em seguida, impedindo a sua volta.
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As Asas do Tempo - Break the Seal!
Itens: 600G, 1x Rage Band, 1x Bolt Sword e 2x Power Tab

Level Recomendado: 29~30

Equipe: Crono, Marle, Lucca, Robo, Frog e Ayla
Sewer Access (2.300 A.D.): como você deve ter visto no flashback, nossa próxima parada é Keeper's Dome que só pode ser alcançado através de Sewer Access. Pegue o portal para Proto Dome e atravesse Lab 32 (seja correndo contra Johnny ou seja à pé, lutando contra os monstros) para encontrar Sewer Access ao lado de Arris Dome.

Partindo da entrada, siga para a direita e pegue no baú 600G. Volte e, desta vez, siga para a esquerda. Você encontrará dois sapos discutindo. Desça pela escada por onde eles desceram e siga para a esquerda caminhando através do único caminho até chegar ao canto inferior direito. Se quiser evitar os combates contra os Nereids, não examine nada que encontrar pelo caminho (e isso inclui o gato, a lata e a lixeira, o queijo e o save point). Enfrente dois Egders na nova área e suba. Repare que há um vão na parede. Há uma passagem secreta que leva ao switch. Ative-o para a porta se abrir. Entre por ela contornando a parte de cima da área. Do outro lado você avistará mais uma vez os dois sapos. Siga para a esquerda e você encontrará em um baú um Rage Band e, em seguida, o chefe Sir Krawlie.


Chefe: Krawlie
HP: 500
Item: Mid Ether
EXP: 100 - TP: 5
G: 500G
Não há segredo durante esse combate. Basta utilizar algumas Double Techs e curar logo que Krawlie utilizar seu ataque que deixa o HP da personagem em 1! Se você estiver visitando pelo primeira vez Sewer Access após ter ido à Zeal Palace não terá problemas e, se tiver, se suicide-se a si mesmo em um ato de homicídio à sua própria pessoa. Apenas um ou dois golpes serão o suficiente para acabar com ele.

Após a luta desça e ignore as escadas. Ative o switch que os dois sapos lhe mostraram para ativar as pontes. Pegue no baú uma Bolt Sword e suba as escadas que ignorou para sair do lado de fora de Sewer Access. Siga para o sul e entre no único Dome da região, Keeper's Dome.

Keeper's Dome (2.300 A.D.): examine o Nu e, em seguida, a porta na parte superior da tela. Você sairá em uma área cheia de pontos luminosos. Examine-os na ordem que encontrar para descobrir alguns registros de Belthasar, o Guru da Razão. Examine outra porta para encontrar as Asas do Tempo. Suba para a parte superior e volte para a saída para que, assim, o Nu entre na sala trazendo a última peça da nave. Fale com ele para descobrir que esta criatura contém a consciência e memória de Belthasar. Os controles da nave são muito simples: use Y para abrir o menu do tempo; L/R para alternar entre as eras no menu; A para entrar/sair da nave; B para Após nomear a máquina examine o elevador e escolha o período de tempo que quer ir! Alguém falou 12.000 B.C.? Não se esqueça de fazer uma visitinha à Taban em Lucca's House (1.000 A.D.) para conseguir a Taban Suit. Ah, e você ao corredor dos pontos luminosos, ainda em Keeper's Dome, para encontrar um Power Tab.

Nota: você já pode começar o Side-Quest dos Baús e Portas Selados, apesar de que alguns ainda estão inacessíveis!

Algetty Village (12.000 B.C.): a Epoch estará diante da cave onde Schala selou o portal. Siga para a esquerda até encontrar uma cabana abaixo de uma montanha fluante. Esta é Terra Cave. Entre nela e suba as escadas para chegar na Algetty Village. Fale com todos os moradores e, em uma das casas, compre equipamentos para toda a equipe. A partir deste ponto os equipamentos começam a ficar MUITO caros e as chances de você não ter o dinheiro para comprá-los aumentam. Desça todos os andares e, depois do Save Point, encontre dois grupos de duas Beasts. No canto inferior direito da tela há um Power Tab. Ao final da caverna você encontra Mud Imp, Red Beast e Blue Beast.



Chefe: Mud Imp;
Blue Beast; Red Beast
HP: 1200; 5000; 5000
Item: Mid Ether
EXP: 954 - TP: 29
G: 2600G
Mud Imp comanda as duas Beasts que possuem elementais baseados em suas cores, ou seja, Blue Beast tem como elemental Water/Ice e Red Beast tem como elemental Fire. Dependendo da equipe que você trazer e como você lutar, o tempo que essa batalha durará será determinado. Recomendo que traga Lucca e Frog, apesar de que Marle substituiria Frog, tão bem quanto o original. Concentre-se em atacar um dos inimigos primeiro, seja uma das Beasts ou seja o Mud Imp. Atacar Mud Imp significa que ele lançará uma magia de cura nele e nas Beasts e contra-atacará montado em cada uma das Beasts. Por isso, uma batalha focando as Beasts inicialmente é mais fácil. Contra Red Beast utilize Swordstream de Crono e Frog ou Ice Sword de Crono e Marle (alguém falou... Ice Sword 2?). Contra Blue Beast utilize Red Pin de Frog e Lucca ou Fire Sword de Crono e Lucca, ou ainda Antipode 2 de Marle e Lucca. Red Pin e Swordstream funcionaram MUITO BEM, causando 1500 de dano! Em três turnos uma Beast pode ser derrotada. Contra Mud Imp apenas assegure-se de que seu ataque é mágico pois ele possui uma defesa física muito grande.

Após a batalha suba pela corrente para chegar em Mt. Woe. É hora de libertar Melchior!
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Libertando Melchior - The Guru on Mt. Woe
Itens: 1x Lode Helm, 2x Shield, 1x Lode Vest, 3x Barrier, 2x Lapis, 2x Full Ether, 1x Shelter, 1x Time Hat e 1x Magic Tab

Level Recomendado: 30~32

Equipe: Crono, Marle, Lucca, Robo, Frog e Ayla
Mt. Woe (12.000 B.C.): partindo da entrada siga para a direita e contorne em sentido anti-horário em direção à esquerda, abaixo de um elevado, após duas batalhas, uma contra dois Bantam Imps e outra contra um Rubble (este aqui rende 1000 de EXP e 100 de TP! derrote todos que encontrar pelo caminho!), para encontrar um Lode Helm em um baú. Retorne à entrada e siga para a esquerda, subindo no elevado e seguindo para o norte. Após uma batalha contra dois Bantam Imps, suba pelas correntes para chegar em outra área. Siga para a direita e, após duas batalhas, uma contra dois Gargoyles e outra contra dois Bantam Imps e um Gargoyle, suba pela corrente da esquerda, onde encontrará um Rubble (que reaparece se mudarmos de tela) e dois baús, contendo um Shield e um Lode Vest. Volte e siga para a esquerda, ignorando uma rampa por enquanto. Pegue no baú um Barrier e, após uma batalha contra quatro Gargoyles, volte, suba na rampa que ignoramos e siga para o sul. Neste elevado, siga para a direita e suba. Pegue no baú um Lapis e enfrente dois Bantam Imps. Siga para a direita e atravesse a corrente, enfrentando dois Stone Imps e dois Gargoyles do outro lado. Desça e enfrente dois Bantam Imps e dois Gargoyles. Desça pelas correntes e siga para a direita para encontrar um Barrier em um baú. Continue seguindo para a direita para mudar de tela. Para cima há um baú com um Lapis. Subindo no elevado da direita você encontra quatro Man Eaters. Desça pelas correntes à direita deste elevado você encontra dois baús, um com um Full Ether e outro com um Barrier. Suba pela corrente e nesta região siga para o canto superior direito contornando em direção ao canto inferior esquerdo, onde encontrará um Shield e um Shelter. Siga para a direita e caminhe através das correntes. Próxima à uma corrente subindo você encontrará um Save Point. Utilize-o. Suba pela corrente e, na nova área, faça caminho para o canto superior direito, não deixando de pegar um Time Hat e um Full Ether nos dois baús que encontrar e um Magic Tab no canto inferior direito. Suba pela corrente e prepare-se para uma batalha razoavelmente difícil! É hora de lutar contra Giga Gaia!


Chefe: Giga Gaia
HP: 9500 (cabeça); 2500 (mãos)
Charm: Speed Tab (cabeça)
EXP: 3000 - TP: 30
G: 3000G
No início da batalha Giga Gaia lhe dá um preview do que é capaz de fazer lançando duas magias, uma Shadow elemental e outra Fire elemental. Recomendo que traga personagens com Double e Triple Techs que causem dano múltiplo. Crono, Marle e Lucca funcionaram muito bem comigo: Crono usando Luminaire e Marle e Lucca usando Antipode 2. Um Delta Force inicial deve deixar as duas mãos mais para lá do que para cá. A sua principal preocupação será manter as mãos MORTAS. Nunca deixe que as duas estejam vivas ou você vai se arrepender! Os ataques mais poderosos de Giga Gaia só serão executados com as duas mãos. Caso Ayla esteja no grupo deixe Crono e ela usando Falcon Hit para grandes quantias de dano. Em alguns turnos você derrotará Giga Gaia, mesmo que isso signifique derrotar novamente as mãos, pois a cabeça as ressuscita!

Após a batalha Melchior é libertado de um bloco de gelo (alguém disse Ozzie?) e a montanha perde a estabilidade e desprende da corrente, caindo no mar. Vocês conseguem chegar à Algetty Village à tempo de salvar suas vidas e de receber algumas visitas...
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De volta à Zeal - What Lies Beyond?
Itens: 1x Ruby Knife

Level Recomendado: 32~35

Equipe: Crono, Marle, Lucca, Robo, Frog e Ayla
Algetty Village (12.000 B.C.): assim que você chegar na vila Schala e Janus lhe farão uma visita. Schala diz que não apoiará mais Queen Zeal e que, sem ela, a Mammon Machine não pode ser controlada, apaziguando os piores temores de Melchior de que Mammon Machine se aproximando demais a Lavos, este pode acordar! Schala diz que re-ativou as Skyways para que vocês possam impedir Queen Zeal. Em sequência Dalton, o serviçal da rainha chega e leva Schala. Fale com Melchior e ele lhe entregará a Ruby Knife, feita do mesmo material que a Mammon Machine é composta. Com ela você será capaz de impedir o funcionamento da máquina. Siga para a Skyway à sudeste da Epoch e faça seu caminho através das Land Bridges e Skyways até chegar em Kajar.

Kajar (12.000 B.C.): fale com o Nu atrás do balcão e responda "No" quando ele lhe perguntar se o Pendante que você possui é o Pendante de Schala. Assim, ele venderá novos equipamentos para você. Compre todos que puder e siga para Zeal Palace.

Zeal Palace (12.000 B.C.): antes de mais nada, salve e faça provisões pois é hora de enfrentar Dalton. Siga para a sala da rainha e prepare-se.


Chefe: Dalton
HP: 3500
Charm: Power Meal
EXP: 1000 - TP: 30
G: 2500G
A batalha é extremamente simples. Dalton não o atacará, apenas contra-atacará. O golpe que ele utiliza se chama Iron Orb e remove metade do seu HP, o que não pode lhe matar. Antes de ser vencido ele utiliza um ataque de verdade que causa um dano consideráveL em todas os membros da equipe. Portanto, assegure-se de que o HP de todos os membros da equipe estejam altos após ter causado cerca de 3000~3300 de dano.


Após a batalha entre pelo portal que Dalton deixou para trás. Ele nos leva à Ocean Palace.

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O Palácio Submarino! - Lavos Beckons
Itens: 1x Rune Blade, 1x Aeon Helm, 1x Aeon Suit, 1x Kaiser Arm, 1x Star Sword, 1x Shock Wave, 1x Demon Hit, 1x Sonic Arrow, 1x Elixir e 1x Magic Tab

Level Recomendado: 35

Equipe: Crono, Marle, Lucca, Robo, Frog e Ayla
Ocean Palace (12.000 B.C.): assim que sair do teletransporte, desça e encontre Mune. Um cena mostrando Schala sendo forçada a ativar Mammon Machine será apresentada. Depois que Mune sumir, utilize o Save Point e desça uma tela. O objetivo nesta área ampla é ativar um switch em uma sala ao sul desta para surgir uma ponte na área ampla, que nos dará acesso às escadarias. Em volta desta área ampla há outras salas que possuem baús e outros switchs, necessários para se ativar o switch da ponte. Ao longo de Ocean Palace você encontrará Scouters, Red Scouters e Blue Scouters, que podem ser vencidos com magias de Lightning, Fire e Water/Ice respectivamente.

Partindo da entrada desça e pegue no baú uma Rune Blade para Frog. Volte um pouquinho, pegue o caminho para a direita e entre na sala ao lado. Pise no switch para surgir uma ponte na sala à sudeste da área ampla. Você terá de enfrentar um Jinn e um Barghest. Para vencê-los basta acabar com o Barghest antes de atacar Jinn. Desça uma tela e enfrente dois Red Scouters e um Mage. Pegue no baú ao lado um Aeon Helm. Siga uma tela para a esquerda e, de volta à área ampla, pegue no baú à sudoeste uma Aeon Suit. Siga para o canto superior esquerdo, enfrentando no caminho dois Scouters e um Mage, e três Blue Scouters. Pise no switch e lute contra outro Jinn e outro Barghest. Desça uma tela e lute contra dois Blue Scouters e um Mage. Após a batalha, pegue no baú uma Star Sword para Crono e siga uma tela para a direita. Siga para o canto inferior esquerdo e entre pela passagem. Enfrente dois Red Scouters e pegue no baú uma Shock Wave para Lucca. Desça e, partindo da passagem que liga a sala anterior à essa, siga para a esquerda, contornando o estreito entre o fosso e a parede até não conseguir mais andar. Há uma passagem secreta que liga este estreito ao baú (visível) que contém um Demon Hit. Faça todo o caminho de volta e desça através da ponte que liga o estreito à plataforma. Enfrente duas batalhas contra um Red Scouter, um Blue Scouter e um Mage. Neste lado esquerdo há um baú com uma Sonic Arrow para Marle. Siga para a esquerda e você encontrará o switch que aciona a ponte na área ampla. Siga para a esquerda e enfrente mais duas batalhas contra um Red Scouter, um Blue Scouter e um Mage. Suba e, postado ao lado da passagem do lado direito (que liga duas salas) há um baú com uma Kaiser Arm para Robo. Atravesse a passagem e enfrente dois Blue Scouters. Suba uma tela e, na parte inferior, no centro da área ampla, você encontrará a passagem, com a ponte, para as escadarias.

Enfrente um Blue Scouter, Red Scouter e um Thrasher. Desça uma tela para ver um Magic Tab do lado esquerdo (em breve pegaremos ele). Volte e siga para a esquerda, descendo as escadas. Ao longo do caminho você enfrentará Thrashers, Lashers e Mages. Após descer cerca de quatro lances de escadas você encontrará Masa. Fale com ele e outra cena mostrando a sala da Mammon Machine acontecerá. Continue descendo essa escada e você sairá em uma sala (ufa, as escadas acabaram!) com um save point. Enfrente um Jinn e um Barghest e desça uma tela.

Este é o elevador. Aproxime-se do ponto luminoso para enfrentar dois Scouters, dois Blue Scouters e um Mage. Examine o ponto e então o elevador começará a descer. São três batalhas seguidas envolvendo todos os inimigos que já encontramos em Ocean Palace até agora. Quando o elevador parar, suba uma tela e, se quiser pegar aquele Magic Tab, volte e examine o ponto luminoso. O elevador subirá até a primeira escada descendo, ao lado da área ampla. Pegue o Magic Tab e só então suba uma tela, para repetir todo o processo e chegar onde estávamos. Nesta tela há um enorme fosso e dois caminhos. Siga para a esquerda e enfrente um Scouter de cada tipo. Ative o switch que eles guardavam. Volte e, desta vez, siga o caminho da direita, enfrentando mais Scouters e ativando mais um switch. Volte e pise no botão para que uma passarela e uma porta no final desta, apareçam. Entre na porta e suba. Próximo à porta você encontrará um baú contendo um Elixir e, ao lado do baú, um Save Point. Suba e prepare-se: é hora de enfrentar Golem Twins!


Chefe: Golem Twins
HP: 2x 7000
Charm: 2x Magic Tab
Item: -=-
EXP: 2x 1000 - TP: 2x 35
G: 2x 2000
Morreu na batalha contra um Golem? Então prepare-se para enfrentar dois Golems! Para aqueles que não se lembramd, os Golems utilizarão ataques baseados no último ataque que você utilizou neles. Se você usar Lightning, prepare-se para um Lightning 2; se você usou ataques físicos, prepare-se para Iron Orb; e por ai vai. Recomendo que utilize a mesma estratégia, abusando de uma Double Tech poderosa e emendando uma Tech do elemento Water. Por isso, traga Frog ou Marle, pois o ataque baseado em Water dos Golems é fraco em comparação aos outros. Crono e Ayla usando Falcon Hit seguido de um Water 2 de Frog funcionou muito bem comigo. Antes de derrotá-los, prepare-se pois eles lançam um ataque final "Copying Dalton... Darn! Buurrrp!", portanto deixe o HP de seus membros acima de 200~300!


Dalton prepara-se para chamar Golem Boss quando outra onda de energia de Lavos é emanada. Ele foge pois tem coisas mais importantes para fazer. Continue subindo e fale com o Nu que bloqueia seu caminho para ele... sair do caminho. Entre no meio da "conferência" (foto ao lado) e, após uma breve discussão, Crono lança a Red Knife em Mammon Machine, e a faca acaba se tornando uma espada... Masamune?! Lavos acorda e você deve enfrentá-lo. Retificando... você deve perder. Depois que seu grupo cai desacordado no campo de batalha, o Profeta surge e revela ser Magus! Ele tenta lutar contra Lavos mas não consegue. Queen Zeal sobe ao lado de Lavos e quando todos estão caídos, Crono se levanta mais uma vez e tenta enfrentar Lavos sozinho.

Crono morre.

Schala usa as últimas forças do Pendante e teletransporta todos para fora de Ocean Palace. Uma cena mostra o reino de Zeal sendo destruído pelo poder maligno de Lavos. Todas as ilhas flutuantes caem no oceano e ondas enormes varrem o mundo. Vocês acordam no último refúgio de humanos: Last Village.

Last Village (12.000 B.C.): ouça as explicações do velhinho e saia da cabana. Na cabana ao lado há um Nu que vende itens. Espere que ele saia do lugar para você pegar um Magic Tab. Siga para Commons, onde está Epoch. TRAGA AYLA. Fale com todos e com o Elder. Dalton chegará anunciando seu reinado. Ele os leva presos à Blackbird, junto da Epoch.

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Prisioneiros em Blackbird - The New King
Itens: -=-

Level Recomendado: 36~37

Equipe: Ayla, Marle, Lucca, Robo e Frog
Blackbird (12.000 B.C.): você despertará em uma cela de prisão. Logo que vocês despertam o grupo descobre uma coisa: roubaram TODOS os nossos pertences. Ayla pode lutar sem equipamento algum, motivo pela qual recomendei que a trouxesse. Suba as escadas para constatar que você está na Blackbird (foto ao lado), aeronave do império Zeal. Volte e um dos membros do grupo constatará que há um duto de ar ao lado. Qual caminho você vai seguir fica a seu critério: o duto de ar ou fingir-se de doente. Para fazer o último basta examinar a porta e escolher "Act Sick.". Um guarda entrará na cela e será abatido facilmente. A Blackbird é, de longe, uma das dungeons mais simples. À esquerda há uma sala com o seu dinheiro. No canto inferior esquerdo (examine os consoles para mudar a direção das esteiras) estão os equipamentos do terceiro personagem. O equipamento do primeiro personagem está em uma sala sem porta. Para chegar lá entre no duto de ar de sua cela e siga as seguintes coordenadas: para baixo, para a direita, para cima, para a esquerda, cima, cima, esquerda e cima. Desça as escadas e pegue no baú os equipamentos. Derrotar ou não o inimigo dorminhoco fica por sua conta. À norte da sua cela estão os equipamentos do segundo personagem. Os seus itens estão na segunda área. Para chegar lá basta seguir para o norte e entrar por uma porta guardada por dois Bashers e precedida por uma esteira. A sala onde estão os seus itens é a primeira à esquerda da segunda área. Pegue os itens e, ainda nessa tela, siga para a porta à norte, que leva para a asa esquerda de Blackbird, onde se encontra Golem Boss! Antes de seguir para lá, se quiser pegar um Magic Tab, siga para os dutos de ar e, no canto superior direito destes, você encontrará totalmente isolado o ponto luminoso. Siga para a porta que leva à asa esquerda da Blackbird e prepare-se para um combate... "desafiador".


Chefe: Golem Boss
HP: 15000
EXP: 2500 - TP: 40
G: 2000G
Golem Boss tem medo de altura, o que é oportuno para nós, visto que ele não atacará e, após algum tempo, fugirá. Tente derrotá-lo pois 2500 de Experiência e 40 Tech Points são uma grande quantia. O HP de Golem Boss é muito grande portanto, se você quer os prêmios pós-batalha, utilize Techs poderosas. Meu grupo era Frog, Ayla e Robo. Com Frog e Ayla utilizei Drop Kick e com Ayla e Robo utilizei Beast Toss. Ambas as técnicas conseguirão causar cerca de 2500~2700 de dano! Recomendo que deixe o sapo e a garota pré-histórica usando Drop Kick enquanto Robo usa Uzzi Punchs. Se você estiver com Marle e Lucca, use Antipode 2 ou 3, se tiver.

Após a batalha uma cena mostrará Dalton. Pelo visto ele não só tomou posse da Epoch como também transformou-a em uma aeronave. O grupo pula da asa da Blackbird para as Asas do Tempo e uma batalha contra Dalton (Plus) começa.


Chefe: Dalton Plus
HP: 2800
Charm: Power Meal
EXP: 2500 - TP: 40
G: 2000G
Dalton retorna para apanhar mais do que antes. Ele está mais fraco e você mais forte! Precisa de estratégia? Ah... use tudo que você tiver para que, em menos de dois turnos, ele seja derrotado.

Algetty Village (12.000 B.C.): a equipe domina os controles da nova Epoch (mesmo que isso tenha custado a Blackbird... ¬¬) e aterrisa em Algetty Village. Descanse na primeira cabana, compre novos equipamentos com o Nu na segunda cabana (Aeon Suits e Aeon Helms... o que essa foice faz no Shop?!?), SALVE e siga para o norte desta ilha para chegar em North Cape. Examine o ponto luminoso no penhasco para que Magus apareça. Após um flashback mostrando como os três Gurus foram parar em eras diferentes e o fim de Janus você acaba descobrindo que Magus é... JANUS! Oh... após mais um pouco de conversa você deve escolher entre LUTAR CONTRA MAGUS E MATÁ-LO ou... não lutar.

SE VOCÊ ESCOLHER "YES, I WANNA KICK YOUR ASS" e Frog estiver no seu grupo, ele decidirá lutar sozinho. Se Frog não estiver na equipe, a equipe inteira enfrentará Magus.


Chefe: Magus
HP: 6666
Charm: Mega Elixir
EXP: 3000 - TP: 50
G: 4000G
Sem Frog: Magus é uma piada perante três membros da equipe muito bem armados e equipados utilizando devidamente suas Single e Double Techs. Com Beast Toss de Ayla e Robo e Megabomb de Lucca causei cerca de 4000 de dano, ou seja, você derrotará Magus em menos de dois ou três turnos.
Frog: você pode derrotar Magus através de duas maneiras: um combate fácil e tosco e um combate desafiador que fará honra à cada ossinho na cova de Cyrus. Combate Fácil? Tenha Frog com 1 de HP e use Frog Squash. Combate Desafiador? Utilize Leap Slash e Water 2 enquanto Magus lhe ataca com míseros 50~70 de dano físico. Após remover cerca de 3333 de HP do inimigo, ele passará a conjurar magias elementais como Ice 2, Fire 2 e Lightning 2 (onde está Dark Matter?!). Deixe seu HP acima de 200~300 visto que Fire 2 costuma causar cerca de 100~110 de dano e Magus é duas vezes mais rápido que Frog. Com paciência você acabará com o vilão.


Após a batalha Magus lhe diz que Gaspar conhece uma maneira de salvar Crono. Até que ele não era um cara mau... ERA. Pegue um Amulet que ele deixou para trás e saia de North Cape. Entre na Epoch e você verá Ocean Palace se erguendo dos mares, sendo rebatizado como Black Omen! Siga para The End of Time.

SE VOCÊ NÃO LUTOU CONTRA MAGUS, comece a sair de North Cape e ele entrará na sua equipe. Magus lhe diz Gaspar conhece uma maneira de salvar Crono. Entre na Epoch e você verá Ocean Palace se erguendo dos mares, sendo rebatizado como Black Omen! Siga para The End of Time.

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We Can Bring Ashes Back to Life - The Time Egg
Itens: 1x C. Trigger, 1x Clone, 1x Power Tab, 1x Magic Ring, 1x Giga Arm, 1x Brave Sword, 1x Wall Ring, 1x Star Scythe, 1x Vedic Blade, 1x Dark Helm e 1x Memory Cap

Level Recomendado: 37

Equipe: Marle, Lucca, Robo, Frog, Ayla e Magus
Crono não precisa ser revivido e você pode muito bem terminar o jogo neste exato momento, seja através do ponto luminoso de The End of Time, seja explorando os confins de Black Omen ou seja através de uma viagem no tempo na Epoch. Mas reviver Crono representa não só um forte aliado na hora de enfrentar Lavos como também a liberação de sete Side-Quests! Recomendo que faça uma gravação em outro Slot pois o final com Crono é muito diferente do final sem Crono. Vai encarar Lavos sem Crono? Então clique AQUI para conferir a estratégia de como se vencer este maligno inimigo. Vai reviver Crono? Então continue lendo a partir do parágrafo abaixo.

The End of Time (???): Chegando em The End of Time, fale com Old Man. Ele notará que o "garoto de cabelos espetados" não está mais na equipe. Siga para os pilares de luz e você ouvirá aquele familiar "Hey.". Fale com Old Man novamente para ele lhe entregar o C.Trigger, que deve ser usado junto do Clone em Death Peak. Old Man = Gaspar, got it? Saia de The End of Time e siga para Leene Square (1.000 A.D.).

Leene Square (1.000 A.D.): você precisa de um Clone para que o C. Trigger funciona perfeitamente. Onde conseguí-lo? Se você falou Tent of Horrors, acertou. Lá, Norstein Bekkler mantém diversos mini-games. Ganhando o segundo deles, que custa 40 Silver Points (ou seja, vá logo conseguir 40 SP em Millenial Fair!), você consegue um Clone de Crono. O mini-game consiste em imitar as ações do Clone. Após vencer siga para Crono's House, no quarto de Crono, onde está o Clone de Crono (e a mãe de Crono!). Examine-o para pegá-lo e depois siga para Keeper's Dome (2.300 A.D.), onde devemos nos encontrar com Belthasar.

Keeper's Dome (2.300 A.D.): siga para a porta selada e atravesse o corredor até encontrar o Nu dormindo diante da porta onde Epoch costumava ficar (agora ela está na sua garagem, heehhe). Fale com ele para que ele rode o último programa que a criatura ainda possui armazenada. Três Poyozo Dolls azuis partem de Keeper's Dome para Death Peak e serão de grande ajuda para você conseguir reviver Crono. Após a conversa examine o Nu para desligá-lo. Saia de Keeper's Dome e siga para Death Peak.

Death Peak (2.300 A.D.): há um vento muito forte nesta primeira tela que impede a sua passagem. Corra até encontrar a primeira das Poyozo Dolls azuis e fale com ela, antes que o vento lhe jogue para fora da tela. Ela se transforma em uma árvore. As árvores bloqueiam a passagem do vento, sendo ótimos refúgios para que você espere o vento parar de soprar. Ao lado desta primeira árvore há um Magic Tab. Pegue-o e volte para trás da árvore. Espere o vento parar de soprar e corra até alcançar a árvore seguinte, onde você deve esperar mais uma vez. Depois que o vento parar de soprar mais uma vez, corra e suba uma tela. Siga para a esquerda e enfrente três Krakkers. Após a batalha continue seguindo para a esquerda e pegue um Magic Ring no baú. Volte e suba o paredão. Siga para a esquerda e enfrente mais dois Krakkers. Suba outro paredão e siga uma tela para a direita. Enfrente três Krakkers e um Macabre. Suba (ignorando uma rampinha que há no meio do caminho) e entre na caverna, enfrentando dois Macabres no meio do caminho. Dentro da caverna você encontrará o primeiro de vários Lavos Spawn, as ovas de Lavos.


Chefe: Lavos Spawn
HP: 4000 (cabeça); 10000 (corpo)
Charm: Elixir (cabeça)
EXP: 747 - TP: 120
G: 500G
Nada complicado mas que exige certas explicações antes de se combatê-lo. Lavos Spawn é dividido em duas partes: cabeça e corpo. Você deve acabar com a cabeça para derrotar Lavos Spawn e NÃO deve atacar o corpo. Porquê? Lavos Spawn utilizará um de seus ataques mais fortes e que você não vai querer ver de graça, certo? Utilize Double Techs que atinjam somente a cabeça e tome muito cuidado para não utilizar alguma Tech que causa dano em múltiplos inimigos.

Após a batalha pegue no baú ao lado um Giga Arm para Robo. Suba e saia na parte de trás da caverna. Siga para a direita atravessando o estreito caminho coberto de neve (e enfrentando três Macabres no meio deste) e desça uma tela. Você sairá do outro lado daquela mesma caverna. Desça, pegue no baú uma Bravesword para Frog, e enfrente três Krakkers que sairão da terra. Desça uma tela e, de volta à uma tela familiar mas, estando no elevado, examine o ponto luminoso para revelar uma caverna no fosso. Faça todo o caminho de volta à uma tela antes do Lavos Spawn e desça a rampinha que ignoramos. Na parte de baixo você encontra um Save Point. À direita você encontra um Wall Ring no baú. E acima você encontra a entrada que abrimos. Entre na passagem e você sairá no caminho do meio desta caverna que já estamos mais do que familiarizados. Um Krakker aparecerá e, ao lado dele, há um baú com uma Star Scythe para Magus. Suba uma tela e enfrente outro Lavos Spawn.

Siga uma tela para a direita e siga as orientações da Poyozo Doll azul que está logo ao seu lado: ande com cuidado pois o estreito é escorregadio. Cair significa começar de novo (não o jogo, só esse trecho!). Controle a velocidade que suas personagens correm e eventualmente você chegará do outro lado. Siga uma tela para a esquerda e você encontrará diversos Krakkers rolando caminho abaixo. Do outro lado deste fluxo de Krakkers há um baú com uma Vedic Blade para o falecido Crono. Pegue-a e desça uma tela. No elevado, siga uma tela para a esquerda e fale com a Poyozo Doll azul. Desça as escadas no paredão e siga para a esquerda. Desça pelas escadas no paredão e pegue um Dark Helm. Suba, enfrente mais um Lavos Spawn e empurre seu casco para a direita e para cima, de forma que fique logo abaixo há uma escada no paredão. Examine o casco e suba por ele e pelas escadas. Pegue no baú à direita um Memory Cap e suba uma tela. Suba até chegar ao final do topo de Death Peak para que o Pendante e o C.Trigger reajam. Um eclipse ocorre e todos serão levados para o exato momento em que Crono foi exterminado. O tempo está parado. Examine o corpo flutuante de Crono para que você substitua-o pelo Clone e todos retornem à Death Peak. Crono desperta sob a árvore do cume de Death Peak (foto acima) e aparecemos em The End of Time.

The End of Time (???): fale com Gaspar para ele lhe congratular após outra missão concluída com sucesso. Ele lhe explicará que chegou a hora de derrotar Lavos mas que antes de o fazê-lo, há certos lugares e pessoas que podemos visitar. Ele lhe dirá sete frases que remetem à sete situações onde há certos objetivos opcionais à se cumprir. Após conversar com Gaspar experimente falar com Frog, Robo, Marle, Magus e Lucca para descobrir mais a respeito destes side-quests. A próxima parte da estratégia descreve como concluir cada side-quest e a ordem destes baseia-se na ordem das falas de Gaspar.

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©RPG aQui! 2004 - http://rpga.cjb.net/
Seção feita por Spider
Colaboração: Majin Alucard, Omnicrone_RED e Masamune

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As Tarefas do Guru do Tempo