Estratégia

Através das nuvens e gaivotas, a câmera focaliza uma cidade que emana empolgação, pois um evento muito esperado acontecerá hoje. Você é Crono, um dentre os muitos garotos que estão ansiosos pelas festividades. Sua mãe lhe acorda nesta manhã que promete mudar o rumo da história da humanidade...


E a Aventura Começa! - The Millenial Fair
Itens: 200G, 1x Tonic, 100G, 300G, 1x Shelter e 1x Power Tab.
Level Recomendado: 1
Equipe: Crono

Truce Village (1.000 A.D.): Assim que ganhar controle de Crono (o nome padrão e que estarei utilizando como referência na estratégia, assim como todas as outras personagens) desça as escadas e, junto a base desta, sua mãe estará lhe esperando. Fale com ela e fique sabendo que Lucca fará uma apresentação em Leene Square, mostrando sua mais nova invenção. Assim que a conversa terminar e ela se dirigir à cozinha, fale novamente com ela para ganhar 200G. Saia de sua casa (Crono's House) e vá para Mayor's Manor (a primeira da série de casas ao sul de sua casa).

Falando com os moradores desta casa você ficará sabendo o básico dos RPGs e de Chrono Trigger, além de conseguir alguns itens. Partindo da entrada, siga para a esquerda e, na baú, você encontrará um Tonic. Suba as escadas e pegue 100G no baú atrás do velhinho. Fale duas vezes com este mesmo velhinho para ganhar 300G. Saia de Mayor's Manor.

De volta ao mapa mundo, caso julgue necessário, converse com os habitantes de Truce e Porre (Truce é o nome da vila onde Crono e Lucca moram e Porre é o nome de uma vila que fica mais ao sul, após a ponte e um deserto) para ficar a par de algumas informações relacionadas ao contexto do jogo, como por exemplo, os problemas que o Rei tem com sua filha, a Princesa. No Mayor's Manor de Porre você encontra um Shelter no segundo andar e, em Guardia Forest (à oeste de Truce), você encontra um Power Tab no lado direito da tela, próximo à um grupo de monstros composto por três Hetakes.

Não restando mais nada para fazer, siga para Leene Square (foto acima), logo acima de Crono's House.

Leene Square (1.000 A.D.): Assim que chegar em Leene Square siga uma tela para cima, ignorando todas as festividades da Millenial Fair, assim como mini-games e shops para, primeiramente, fazer o que DEVE ser feito.

Entrando nesta nova tela, aproxime-se da garota loira para que Crono trombe com ela. Durante o choque ela perderá um Pendante. PRIMEIRAMENTE, fale com ela e, em seguida, pegue o Pendante. Entregue o Pendante à ela e esta se apresentará como Marle. Marle se unirá à Crono. Antes de explorar os eventos da Millenial Fair e ir conferir a invenção de Lucca, vamos fazer algumas coisinhas MUITO importantes...

Na segunda tela de Leene Square, no lado esquerdo, há um gatinho. Fale com ele APENAS UMA VEZ e siga para o outro lado da tela de forma que você guie o gato sem deixá-lo preso em barracas, escadas, etc. Fale com o garotinho do lado direito desta tela e ele lhe agradecerá por você ter achado e trazido o gatinho perdido dele.

Na mesma tela onde você encontrou o gatinho, há um pacote rosa de comida. Ele pertence ao velhinho que está andando de um lado para o outro na mesma tela. NÃO MEXA NO PACOTE ROSADO!

Na primeira tela de Leene Square, se você falar com Melchior, o vendedor de armas, este lhe perguntará se você não quer vender o Pendante de Marle para ele. Responda que NÃO. Fique atento pois ele lhe perguntará todas as vezes que você falar com ele, portanto, preste atenção no que está fazendo!

Agora você está livre para se divertir nos mini-games de Millenial Fair. Você pode coletar Silver Points em certos mini-games e ganhar alguns prêmios ao dar um fim nestes, seja utilizando-os em outros mini-games para ganhar novos prêmios, seja vendendo os Silver Points por 50G em uma barraca próxima ao Leene's Bell. Lembre-se de que você tem um cartão para armazenar os SP e este tem um limite de 200 SP. Os mini-games são:

Uma tela à esquerda de onde se encontrava o gatinho e de onde se encontra (eu espero...) o pacote rosado, há um robô chamado Gato. Em um combate, vença-o para conseguir 15 SP.

Ao lado do garotinho que perdeu o gatinho, há um senhor postado ao lado de uma mesa. Fale com ele e dispute quem bebe mais rápido. Como prêmio você ganhará 5 SP. Abuse do controle Turbo!

Uma tela à direita de onde se encontra o garotinho, há um grupo de dançarinos de música pré-histórica. Basta apertar X, Y, L e R para que Crono e o resto da equipe dancem. Não custa nada e é divertido, embora não represente algum bônus.

Na primeira tela de Leene Square, no canto inferior esquerdo, há um sino. Examine-o e deixe Crono chegar o mais distante possível do sino para só então apertar o botão de ação. Dessa maneira você acertará o pedal com muita força e o sino será, ou não, tocado. O prêmio é um mísero SP.

Na primeira tela de Leene Square, no lado direito, há uma tenda próxima à Melchior. Há um jovem dentro dela e, em volta desta primeira tela, quatro corredores disputam uma corrida. Quando os quatro corredores estiverem alinhados na chegada, fale com o jovem e aposte quem ganhará a corrida. Você pode atrapalhá-los durante a prova, e vale a pena, pois o prêmio são 20 SP.

Na Tent of Horrors (canto superior direito da primeira tela de Leene Square), há um mini-game que custa 10 SP. Neste mini-game, três soldados se movimentarão e você deve adivinhar quem é o soldado que Norstein Bekkler (o fantasma, ou seja lá o que ele for...) lhe indicar. O prêmio é uma Poyozo Doll.

Na Tent of Horrors há outro mini-game que, por sua vez, custa 40 SP. Você deve seguir os movimentos que o clone de Crono fizer. Basta apertar os botões certos imitando os movimentos do clone. Após algum tempo, você vencerá. O prêmio é o próprio Clone, que ficará em Crono's House.

O último dos mini-games da Tent of Horrors custa 80 SP. Você deve manter a segunda personagem longe das chamas examinando constantemente o ponto luminoso do lado esquerdo enquanto mantém três monstros longe de você. O prêmio é um gatinho!

Após algum tempo se divertindo na Millenial Fair, falando com os habitantes e utilizando os Shops, uma tela com um aviso de que os preparativos para a demonstração de Lucca estão prontos aparecerá. Siga para a tela onde Crono e Marle chocaram-se e a passagem norte estará aberta. Antes de subir uma tela, Marle resolverá comprar doces. Enquanto ela decide qual doce quer comprar, NÃO SE MOVA. Assim que ela escolher o doce, suba uma tela.

Fale com Lucca e suba no Telepod. Crono será teletransportado de uma máquina à outra. Fale com Marle e então ela resolve experimentar também. Acontece que algo dá errado durante o processo e a garota é tragada por algum tipo de portal (foto ao lado). Depois que Taban expulsar o público, examine o Pendante para que Lucca e Taban repitam a operação, desta vez, com você. Crono também entra pelo portal e você assistirá pela primeira vez uma cena que você verá dezenas de vezes...

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Viagem Temporal! - The Queen Returns
Itens: 2x Tonic, 1x PowerGlove, 1x Power Tab, Shelters Infinitos, 2x Ether, 100G e 1x BronzeMail
Level Recomendado: 1~3
Equipe: Crono

Truce Canyon (600 A.D.): Crono aterrissará em uma clareira no meio das montanhas. Siga para a esquerda (onde fica a saída) e três Blue Imps lhe atacarão. Derrote-os facilmente com ataques normais e siga uma tela para a esquerda. Partindo de onde você saiu, suba e atravesse a ponte, onde dois Blue Eaglets lançarão dois Blue Imps para você combater. Derrote-os facilmente e siga para o canto superior esquerdo onde você encontrará um Tonic em um baú. Desça e, no meio do caminho, você encontrará uma PowerGlove em outro baú. Equipe-a enquanto estiver sozinho. Ao final do caminho você cruzará dois Imps e um Roly, que podem ser facilmente vencidos com um Cyclone devidamente utilizado. Saia de Truce Canyon.

Truce Village (600 A.D.): Explore Truce Village e descubra que você está no passado! No Shop, comprei um Karate Gi, um Bronze Helm e de uma Iron Blade, todos para Crono. Compre também uma Dart Gun para Lucca. Siga para Guardia Forest (foto ao lado). No lado esquerdo, na parte inferior, há dois pontos luminosos. Aquele que pisca menos é um Power Tab e o outro é uma isca para uma batalha. Aproveite que você está aqui e suba alguns Levels. No meio da floresta há uma arbusto que se mexe. Examine-o para encontrar um Kilwala que derruba um Shelter durante sua fuga. Você pode fazer isso quantas vezes quiser. Sem mais o que fazer continue andando até alcançar a passagem norte de Guardia Forest.

Guardia Castle (600 A.D.): Entre no castelo e você será recebido por dois guardas. Eles não permitem a sua entrada até que Queen Leene chega e ordena que você entre. Antes de seguí-la, siga para o lado esquerdo e desça as escadas. Fale com a empregada para que você descanse em uma das camas. Retorne ao Hall de entrada do castelo e siga para o lado direito. Desça as escadas e você estará na cozinha. Há um baú próximo aos caldeirões que contém um Ether. Pegue-o e volte a entrada do castelo. Desta vez, suba as escadas e entre pela porta. Você estará na sala do Rei. Siga para a esquerda e suba por uma série de escadas que levam ao quarto do rei. No meio do caminho você encontrará 100G. No último andar, no quarto do rei, em baú, há uma Bronze Mail. Retorne a sala do rei descendo todas as escadas e, desta vez, siga para o lado direita. Repita o processo e suba todas as escadas para chegar ao quarto da rainha. No meio do caminho há um Tonic. Fale com o soldado barrando a passagem para você entrar. Pegue um Ether no baú do quarto da rainha e fale com a mesma. Queen Leene revelará que na verdade é... Marle! De alguma forma confundiram-na com a rainha que continua perdida. De repente, Marle começará a brilhar e então sumirá! (foto acima) Retorne à sala do rei e você encontrará Lucca que explicará algumas coisas. Marle é, na verdade, a Princesa Nadia, filha do rei, em 1.000 A.D.! E Marle provavelmente desapareceu pois sua precedente, Leene, está correndo perigo! Lucca une-se à Crono na busca por Leene, pois se esta for morta, Marle nunca existirá! Saia do castelo e siga para Cathedral.

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É hora do Resgate! - The Queen is Gone
Itens: 3x Tonic, 1x Revive, Naga-ette Bromide, 1x MaidenSuit, 2x Ether, 1x SteelSaber, 1x Power Tab, 100G, 1x Speed Belt, 1x Defender, 1x Shelter, 1x Heal, 1x Iron Sword e 1x Mid Ether
Level Recomendado: 3~6
Equipe: Crono e Lucca

Cathedral (600 A.D.): Fale com a freira próxima ao orgão. Um ponto luminoso sob o altar aparecerá. Examine-o para encontrar o grampo (Hair Pin) real, pertencente à Queen Leene. As quatro freiras revelam-se monstros! Derrote as quatro Naga-ettes (foto abaixo) facilmente. Quando Lucca estiver distraída outra Naga-ette surgirá. Felizmente um cavaleiro sapo (?) a salva. Este é na verdade Frog, o cavaleiro real que protege Queen Leene. Quando Lucca perguntar, escolha a primeira opção para Frog entrar na equipe. Assim que ganhar o controle sobre Crono, examine o orgão para abrir uma passagem no canto superior esquerdo. ntre por ela e você sairá em uma área à parte da Cathedral.

Partindo da entrada, siga para a esquerda e derrote os cinco Diablos que encontrar. No meio deste primeiro corredor horizontal, há dois baús contendo um Tonic e um Revive. Siga para a esquerda e suba as escadas chegando ao piso elevado. Entre na primeira porta e examine a mobília para encontrar um Naga-ette Bromide. Três Henchs aparecerão. Derrote-os e pegue nos três baús uma MaidenSuit, um Tonic e um Ether. Saia da sala e continue subindo. Em baú no extremo norte há um SteelSaber (não deixe de equipar em Crono). Repare que há alguns espinhos no piso envolta da porta. Passe por baixo deles e examine a caveira para desativar os espinhos. Entre na porta e você descobrirá dois soldados. Fale com eles e examine o pote para encontrar um Power Tab. Faça todo o caminho de volta e desça as escadas. Siga para a esquerda e lute contra dois Diablos e, na escadas, contra dois Gnashers. Suba a escada e entre na primeira porta que encontrar. Fale com os monstros (que lhe confundirão com outros monstros disfarçados) para descobrir alguns dos planos de Yakra. Fale com o Diablos até que ele saia da sala. Siga-o para encontrar, na sala acima, um local secreto dedicado à adoração de Magus, o líder dos monstros. Primeiramente você encontrará cópias de um soldado, do Rei e da Rainha Leene. Nos dois baús você encontra 100G e um Ether. Repare que há um vão na parede dá direita. Ali está a passagem escondida para a tal sala secreta. Fale com um dos monstros para lutar contra três Diablos e duas Naga-ettes. Nos dois baús você encontra um Speed Belt e um Defender. Faça todo o caminho de volta ao começo, antes de subir as escadas. Desta vez, siga pelo caminho do meio e enfrente três batalhas. Entre pela porta e você sairá em outra parte de Cathedral.

Há um Save Point ao lado das escadas. Suba por elas e siga para o lado esquerdo. Pegue um Shelter no baú e desça as escadas. Ignore o Hench e entre pela porta, enfrentando dois Mad Bats. Examine a caveira e enfrente mais dois Mad Bats. Suba pela outra porta e siga para a esquerda. Próximo ao papel afixado na parede (que diz "No Entry", sendo que não há porta...) há dois baús contendo um Tonic e um Heal. Continue seguindo para a direita, desça e, na sala com dois Mad Bats e dois Diablos, ative a caveira. Dessa maneira, a porta diante da primeira escada desta área se abrirá. Desça, derrote o Mad Bat e o Hench que deslizar pelo corrimão, suba as escadas e entre pela porta do meio. Você enfrentará três Henchs e dois Diablos. Pegue no baú uma Iron Sword para Frog e examine o orgão. Retorne para onde se encontrava o papel afixado na parede e... oh! Agora há uma porta! Entre por ela e suba, derrotando todos os inimigos, até chegar em um Save Point. Salve e utilize um Shelter se julgar necessário. Prepare-se, você vai enfrentar o primeiro chefe do jogo! Entre pela porta e você encontrará Chancellor conversando com a Queen Leene...

Chefe: Yakra
HP: 920
EXP: 50 - TP: 5
G: 600G
Chancellor mostra sua verdadeira forma! Yakra! Este monstro não é difícil de se derrotar, basta abusar de X-Strike's e Fire Whirl's, portanto, tenha certeza de que você já liberou Flame Toss, Cyclone e Slash, e Slurp Cut com Lucca, Crono e Frog, respectivamente. Apenas fique atento aos contra-ataques dele, que são frequentes. Se o seu HP ficar abaixo de 40, use Tonics ou Slurp com Frog. Após a batalha, liberte (ou não) Chancellor do baú da esquerda e pegue, no outro baú, um Mid Ether.

De volta à Guardia Castle, siga para a torre da rainha e encontre Marle. Ela se unirá ao grupo. Saia do castelo e, no meio do caminho, Frog despede do grupo. Será que vamos vê-lo de novo? Siga para Truce Canyon e, na clareira onde Crono chegou, Lucca abrirá um portal de volta ao presente com um item chamado Gate Key.
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De volta para o Presente! - We're Back!
Itens: -=-
Level Recomendado: 6
Equipe: Crono e Marle

Truce Village (1.000 A.D.): Siga para Guardia Forest e, caso não tenha pego o Power Tab no canto inferior esquerdo da tela, pegue-o agora. Chegando no castelo, você será recebido pelo Chancellor. Ele acusará Crono de ser o sequestrador da Princesa Nadia. Crono será capturado e levado à um juri que decidirá se ele é culpado ou inocente por ter "raptado" a Princesa Nadia. As suas ações em Millenial Fair somado às suas respostas às perguntas de Chancellor determinarão se você é culpado ou não. Quando Chancellor lhe fizer a primeira pergunta, responda com a primeira opção, "I Did". Em seguida, responda com "No" e "Not At All", ambas primeiras opções de outras duas perguntas. Se você seguiu todas as minhas recomendações em Millenial Fair, o juri determinará que você é inocente. Mesmo assim, Crono é levado à prisão do castelo (foto acima) para ficar três dias confinado por ter saído com a Princesa Nadia. A caminho dá prisão, Chancellor determinará que você será executado em três dias! Os guardas serão chamados e Crono desmaia após um golpe de um deles.

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Fugindo da Prisão - The Trial
Itens: 8x Ether, 1x Bronze Mail, 8x Mid Tonic, 3x Ether, 3x Shelter, 1500G e 1x Lode Sword.
Level Recomendado: 6~7
Equipe: Crono

Guardia Castle (1.000 A.D.): Crono acordará em sua cela. Caso o resultado da audiência seja inocente, um pacote rosado estará na cela de Crono. Examine-o para conseguir um Ether. Examine três vezes as grades para um dos guardas entrar na cela. Crono o derrota facilmente. Saindo da cela você terá de enfrentar o outro guarda. Nada que dois golpes não resolvam. Siga três telas para a direita e derrote o guarda postado ao lado da cela. Puxe a alavanca e entre na cela. Você encontrará dois Mid Tonics e dois Ethers. Volte até que um Omnicrone aparece. Após alguns golpes ele fugirá. Siga duas telas para a esquerda e derrote os dois Blue Shields (espere até que eles removam os escudos da frente). Suba para a passagem do canto superior direito e siga duas telas para a direita. Abata os inimigos sem que eles o vejam para conseguir Mid Tonics. No extremo direito desta tela há uma cela com um jovem preso à guilhotina. Este é Fritz. Liberte-o e pegue no baú ao lado um Mid Tonic. Na cela acima, derrote dois Decendents e pegue no baú uma Bronze Mail. Saia de ambas as celas e siga para a bifurcação um pouco antes da entrada da primeira cela. Suba e siga três telas para a esquerda. Na primeira cela, pegue um Shelter. Volte uma tela para a direita, derrote os dois Blue Shields e suba para o canto superior esquerdo. Siga uma tela para a esquerda e, na segunda cela, saia pelo buraco na parede. Você sairá do lado de fora de uma das torres. Desça o paredão e, de volta à uma das celas, pegue no baú um Shelter. Entre no buraco e desça para a cela do andar de baixo para conseguir 1500G e uma Lode Sword para Crono. Faça todo o caminho de volta aos Blue Shields e, desta vez, siga para o canto superior direito e siga uma tela para a direita. Suba as escadas, derrote os guardas e siga para a saída para encontrar Lucca. Examine o corpo do Supervisor para encontrar cinco Mid Tonics. Examine o bloco de papel para descobrir algumas coisas sobre algo chamado... Dragon Tank. Use um Shelter no Save Point, salve e só então saia. É hora de enfrentar Dragon Tank!

Chefe: Dragon Tank
HP: 600 (corpo);
206 (rodas);
266 (cabeça)
EXP: 40 - TP: 5
G: 500G
Dragon Tank é extremamente fácil, contanto que você lute contra ele utilizando a inteligência. Não utilize técnicas elementais, ou seja, nada de Fire Whirl e Flame Toss. Primeiramente, ataque a cabeça de Dragon Tank até derrotá-lo, ou então ela curará à si mesma e as outras duas partes (o corpo e as rodas). Alguns Cyclones e Slashs também ajudarão a derrotar as outras duas partes. O chefe só estará derrotado depois que você matar as três partes. Não deixe que seu HP fique abaixo de 50 pois alguns ataques de Dragon Tank são perigosos, como por exemplo, as investidas e os mísseis.

Vencida a batalha Dragon Tank explodirá, sendo que Chancellor e dois soldados servirão de ponte para você chegar à torre do castelo. Desça até o primeiro andar e não deixe de pegar um Shelter no meio do caminho. Siga para a entrada de Guardia Castle e, antes de sair, Marle se unirá ao grupo após brigar com o pai. Encurralados, o seu grupo será perseguido pelos soldados reais em Guardia Forest. A passagem para o caminho à esquerda está fechada, então resta apenas seguir para a direita, em direção à um caminho sem saída (?). Chegando lá, adivinhe o que encontramos: um Gate! Chancellor e diversos soldados chegarão, deixando vocês sem escolha. Ative o portal examinando-o, mesmo sem saber para onde estamos indo. (foto ao lado)
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O Futuro Apocalíptico - Beyond the Ruins
Itens: 1x Berserker, 1x Lode Sword, 1x Lode Bow, 1x Ether, 1x Seed, 2x Mid Ether, 1x Bike Key, 1x Mid Tonic e 1x Race Log
Level Recomendado: 7~9
Equipe: Crono, Marle e Lucca

Bangor Dome (2.300 A.D.): Crono e cia. chegarão à um futuro muito distante pois todas as construções mostram traços tecnológicos muito avançados, como diria Lucca. A porta atrás do portal está trancada, assim como os baús de 1.000 A.D. e 600 A.D. e que em outras ocasiões serão abertos. Partindo de Bangor Dome (os Domes são as cidades do futuro), siga para sul em direção à Trann Dome (foto abaixo). É impressão minha ou aconteceu uma guerra? Está tudo destruído!

Trann Dome (2.300 A.D.): Chegando em Trann Dome você verá que alguns humanos ainda estão vivos. O primeiro deles vende alguns itens e equipamentos. Não deixe de comprar uma Iron Suit e um Iron Helm para cada um dos integrantes da equip, uma AutoGun para Lucca e alguns Tonics (COMPRE E NÃO FAÇA PERGUNTAS). Falando com as pessoas você descobre que nada do que você conhecia existe neste futuro, como por exemplo, a cidade de Truce. O aparelho no extremo esquerdo serve como um Inn e se chama Enertron, mas seus personagens continuarão com fome. Saia de Trann Dome pois não há mais nada para fazer.

Lab 16 (2.300 A.D.): Antes de começar a ação, note que há diversos ratos perambulando de um lado para o outro desta área. Estes ratos não entrarão em batalha com você. Na verdade, caso você encoste neles, eles lhe roubarão um Tonic. Caso você não tenha Tonics, lhe roubarão 500G! Fique atento, não há segredo para evitar estas pestes, basta observar suas ações para só então agir, afinal, eles seguem rotas pré-determinadas, apesar de que podem alterar a rota caso você se aproxime deles.

Vamos à estratégia! Siga para o lado direito e pegue um Berserker dentro do baú. É um ótimo acessório contra inimigos que gostam de apanhar, o que não é o caso dos inimigos daqui de 2.300 A.D., portanto, não equipe o acessório. Volte à entrada e suba até encontrar três Craters e um Man Eater. SEMPRE derrote os Man Eaters antes de partir para cima dos outros inimigos. Continue caminhando e você encontrará outro baú. Examine-o e uma batalha contra um Man Eater e dois Octopods acontecerá. Dentro do baú, após a batalha, você consegue uma Lode Sword. Continue subindo e, em um vão na rota do segundo rato, há um baú contendo um Lode Bow para Marle. Desça e enfrente os dois Man Eaters e dois Octopods. Continue subindo e você encontrará cinco Craters. Nada que um Cyclone não resolva. Continue seguindo para a direita e você sairá na segunda área de Lab 16.

Vê aqueles três pontos azuis? São Shadows, inimigos que só são afetados por ataques mágicos. Utilize Slashs, Cyclones e Flame Toss para acabar com eles. No canto inferior esquerdo há um Ether. Siga para o canto superior direito, onde se encontra a saída e derrote os Shadows e Mutants que encontrar ao longo do caminho.

Arris Dome (2.300 A.D.): Partindo de Lab 16 você tem três lugares disponíveis para se visitar: Arris Dome, Lab 32 e Sewer Access. Como vê no começo do parágrafo, temos que ir para Arris Dome. Portanto, siga para Arris Dome. Siga para a esquerda e contorne o (não tão) confuso layout desta área. Fale com todos os habitantes deste refúgio e fique sabendo que um deles desceu as escadas em direção ao armazém para conseguir comida, e ainda não retornou. Doan, o velhinho, é um descendente do diretor deste Dome. Ele lhe avisa que há um "guardião" protegendo o local e, quando vê que vocês vão descer as escadas, avisa também para que tomem cuidado. Antes de descer, descanse no Enertron, compre alguns itens com a menina atrás das caixas e salve no senhor McCoy para, só então, descer as escadas.

Siga para a porta no canto superior esquerdo, ignorando o ponto luminoso. Atravesse as vigas até chegar à uma saída no canto superior direito. Note que a música de fundo mudou para um barulho que mais parece um aviso de perigo... Prepare-se pois é a hora de enfrentar Guardian!

Chefe: Guardian; 2x Bits
HP: 1200 (Guardian);
200 (Bit)
EXP: 300 - TP: 5
G: 1000G
Como Dragon Tank, Guardian só precisa de paciência e uma estratégia pré-determinada. Antes de começar o combate, entenda algumas coisas. Guardian é protegido pelos dois Bits, ou seja, você tem de derrotá-los antes de cogitar um combate contra Guardian. Cada um deles possui 200 de HP, o que um ataque de cada personagem deve resolver. Preste atenção nos ataques destes e não deixe-os ganhar terreno na batalha pois, combinados, podem causar muito dano ao amplificarem suas forças através de Guardian. Mesmo sozinhos, eles podem utilizar o Amplifire e causar pesarosos 50 de HP em um membro. Em hipótese alguma ataque Guardian ou os três inimigos utilizarão o Delta Attack que significa MUITO DANO + MÚLTIPLO DANO, ou seja, muita dor de cabeça. Derrotados os Bits, ataques freneticamente Guardian com simplórios ataques físicos. Guardian contará de 5 à 0 para reviver os dois Bits, portanto, ataque-o neste intervalo de tempo. Se fizer tudo certo, duas rodadas de ataque em Guardian devem acabar com o inimigo.

Vencida a batalha, avance uma tela. Examine o sujeito adiante e descubra que ele está morto. Em uma das mãos dele há uma nota dizendo que o rato é muito mais que um estátua e sabe o segredo deste Dome. Você encontrará uma Seed (semente) (foto ao lado), que pode ser a solução para os habitantes deste futuro, afinal, a comida do armazém está estragada. Siga para a tela das vigas e corra o mais rápido que puder para alcançar o rato. Capturado, ele lhe dirá que você tem de segurar L+R e apertar A no console para liberar a passagem.

Siga para a tela com o ponto luminoso e faça o que o rato recomendou. Uma plataforma surgirá entre o console e a porta que anteriormente estava isolada. Entre pela porta e faça caminho, derrotando os inimigos, até o canto superior direito, onde há uma porta. Há um Mid Ether no meio do caminho. Entre por ela e siga para o canto superior esquerdo onde você deve subir no elevado, que o levará para uma porta. Dentre desta, está o Info Center. Lucca ativará o console esquerdo e descobrirá que existe outro portal em Proto Dome, à leste daqui. Marle ativa o console direito e, em uma cena, descobrirmos a causa deste futuro apocalíptico. Em 1.999 A.D., no Day of Lavos, um ser destruiu a Terra com raios e explosões (foto acima) , emergindo do centro desta. Conscientes do futuro trágico da Terra, o grupo resolve achar uma maneira de impedir que uma tragédia destas aconteça com a Terra. Por enquanto, vamos nos limitar à achar o portal.

Faça todo o caminho de volta aonde estão os habitantes e entregue a Seed à eles. Doan lhe entregará a Bike Key, para você ter acesso à uma moto que está em Lab 32. Saia de Arris Dome e agora, decide seu caminho. Você deve ir para Lab 32 mas, se quiser, pode fazer uma visitinha à Sewer Access e conseguir alguns itens e equipamentos muito interessantes. Futuramente você VAI ter que passar por ali, portanto, vou deixar o link AQUI caso você queira conferir o trecho da estratégia explicando detalhadamente como passar por Sewer Access.

Lab 32 (2.300 A.D.): Pegue um Mid Tonic logo na entrada e suba até que quatro Protos surjam. Em sequência Johnny aparecerá e propõe uma corrida. Vença-o na corrida e o acesso ao outro lado de Lab 32 será aberto. Não é muito difícil, basta se mover de forma que barre a passagem de Johnny e, colidindo com a parte da frente dele, ganhe velocidade. Há uma barrinha que, quando cheia, ativa os Boosts. Você tem direito à três Boosts por corrida, portanto, utilize-os como achar melhor. Recomendo que guarde um para a linha de chegada pois não há como se distanciar muito de Johnny, pois tanto você, quanto ele, correm na mesma velocidade. Vencida a corrida, você já pode sair de Lab 32, mas como adoramos pegar tudo no jogo, corra novamente e, de volta ao lado esquerdo de Lab 32, siga uma tela para a direita. Neste longo corredor recheado de Mutants e alguns Shadows, no extremo direito, há um baú contendo o Race Log. Com este Key Item você pode alternar a corrida entre dois modos, um com turbos e outro sem turbos, mas com mudança de perspectiva, e também poderá anotar os pontos que faz na corrida e ganhar prêmios! O único prêmio essencial é um Power Tab, que conseguimos ao vencer a corrida com 1500 pontos. Saia de Lab 32 assim que enjoar de correr, o que pode demorar um pouco.

Proto Dome (2.300 A.D.): Partindo de Lab 32, siga para o sul ignorando a Factory e entrando no único Dome nas redondezas, Proto Dome. Derrote os Buggers que encontrar, descanse no Enertron e, no final do caminho, você encontrará um robô humanóide desativado. Lucca acredita que pode ativá-lo. Após algum tempo esperando, ela consegue ligar o robô. Este é R66-Y que em seguida é renomeado como Robo. A porta atrás dele, onde se encontra o portal, está fechada. Ele explica que a energia deve estar desligada e que ele pode ativá-la se fizer uma visitinha à Factory. Um dos personagens deve ficar para trás. Eu recomendo que deixe Lucca para trás, visto que você pode precisar de Marle para curar HP. Saia de Lab 32 com a sua equipe já definida e siga para a estrutura que ignoramos anteriormente: Factory!
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Ativando a Energia - The Factory Ruins
Itens: 2x Mid Ether, 1x Robin Bow, 2x Ether, 1x Mid Tonic, 400G, 2x Shelter, 1x Bolt Sword, 1x Titan Vest, 1x Hammer Arm e 1x Plasma
Level Recomendado: 9~11
Equipe: Crono, Robo e Lucca/Marle

Factory (2.300 A.D.): Assim que entrar em Factory (foto ao lado), examine o console para que Robo desative o laser da esteira. Um Acid aparecerá (dois ataques serão o suficiente). Suba pela esteira e derrote os três Debuggers. Desça pelo elevador da direita (ponto verde sob uma alavanca) e siga para a porta do lado esquerdo. Pode parecer estranho mas há um baú com um Mid Ether na parte interna direita desta porta. Examine a área e você encontrará. Desça e, ainda no elevado, desça pela escada da esquerda e siga para o extremo esquerdo da tela. No final do caminho você encontrará um Robin Bow para Marle. Faça o caminho de volta e desta vez desça pela escada da direita. Repare que, nas esteiras mais abaixo, Protos são carregados. Você deve ir do extremo direito ao extremo esquerdo, desviando-se dos Protos ao entrar nos vãos da esteira. No primeiro vão há um Ether e, no segundo e último, a saída. Caso você encoste em um Proto, prepare-se. Uma série de batalhas chatas contra alguns robôs o aguardam. Em compensação, você sai diante da saída! Chegando a saída você sairá em uma sala com quatro Bugs. Derrote-os com um Cyclone e suba pela escada para sair em um elevado da sala anterior. Na parte superior, próximo à porta da direita, há um Mid Tonic em um baú. Entre nessa mesma porta e examine o computador para ficar sabendo dois códigos (XA e BB). Os dois Proto 3 serão libertados, portanto, derrote-os. Nos dois baús ao lado você encontrará um Mid Ether e 400G. Saia e siga para a direita, em direção à outra porta. Mais dois Proto 3 e dois baús. Derrote-os (não os baús, os Proto 3! XP) e dois Debuggers aparecerão. Derrote-os também para conseguir um Shelter e um Ether nos baús. Saia pela passagem à direita e utilize os dois códigos (aperte no controle XA e depois BB, um código para cada barril) no guindaste para tirar os barris do caminho. Volte ao elevado e desça as escadas ao lado da porta que você veio. Siga para a esquerda e entre na porta do canto superior esquerdo. Examine o computador para descobrir o código Zabie (XABY). Ao lado do computador há uma Bolt Sword dentro do baú.

Retorne à entrada de Factory e desça pelo elevador da esquerda. Por mais que todos os andares estejam disponíveis, não adianta explorá-los pois as passagens estão barradas por lasers. No segundo andar, derrote os inimigos da sala superior e examine o computador para abrir uma escada ao lado de um baú, que contém um Shelter. Desça pela escada e siga para a esquerda, contornando em sentido anti-horário a tela até chegar em uma sala ampla. No canto superior esquerdo desta há um baú com uma Titan Vest. Examine os computadores para que Robo desative todos os lasers de Factory. Cinco Alkalines surgirão. Derrote-os com alguns Cyclone ou Slash de Crono ou então um simples Laser Spin de Robo. Examine o baú ao lado para conseguir uma Hammer Arm, para Robo. Siga para a esquerda e desça pela escada. Suba e, no computador ao lado da porta trancada, insira o código Zabie (aperte XABY no controle e nesta ordem) para destrancá-la. No baú ao lado há uma Plasma Gun para Lucca. Entre pela porta e acione o switch. O sistema de segurança será ativado e o grupo começa a correr para conseguir escapar. Siga para a escada que o levou aqui (os elevadores estão desativados) e faça todo o caminho de volta à saída. No terceiro andar, na sala de cima, você encontrará seis robôs azuis, supostos amigos de Robo. Fale com eles e então eles dirão que Robo os traiu e começarão a atacá-lo (foto abaixo). É hora de enfrentar os seis R Series!

Chefe: R Series
HP: 6x 150
EXP: 6x 100 - TP: 6x 1
G: 6x 100G
Esta batalha é extremamente fácil, contanto que você use a inteligência. Robo não está aqui para ajudar então você só conta com duas personagens. Utilize Cyclone com Crono em uma das colunas e você causará em torno de 100~115 de HP. Apesar de ainda não estarem mortos, esta primeira coluna está mais para lá do que para cá (whoa, do que estou falando? eles são robôs!). Deixe que a outra personagem termine com eles enquanto Crono usa mais um Cyclone na outra coluna. Em alguns turnos você acabará com eles sem precisar se curar!

Robo está em péssimo estado e nossos afazeres em Factory se acabaram. Crono e Marle/Lucca arrastarão Robo para Proto Dome onde Lucca o consertará mais uma vez. Robo decide acompanhar vocês nesta jornada para salvar o mundo, afinal, ele também quer ter um futuro. Sem controle sobre as personagens, Lucca lidera o grupo e leva todos ao portal. Alguma coisa dá errada e o grupo vai parar em um lugar... estranho...
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O Fim dos Tempos! - The End of Time
Itens: -=-
Level Recomendado: 11~12
Equipe: Crono, Marle, Lucca e Robo

The End of Time (???): Pilares de Luz? Siga para a direita e você encontrará um velhinho cochilando (foto abaixo). Fale com ele e este lhe explicará onde estamos. De acordo com as leis da física e da viagem do tempo, quando quatro ou mais pessoas entram em um portal, elas vêm parar aqui, um lugar no meio do nada, ou seja, o fim dos tempos. Aqueles pilares de luz são portais temporais e a cada novo portal que você descobrir, um novo pilar aparecerá. Um dos membros terá de ficar. Recomendo que deixe Robo pois vamos precisar de Magia na próxima dungeon...

No ponto luminoso da esquerda você cura HP/MP do grupo; há um senhor McCoy ao lado; no ponto luminoso da direita, você enfrenta Lavos. Siga para os pilares de luz e o velhinho lhe avisa que você deveria conferir o inteiro da porta (que anteriormente estava trancada...). Entrando na sala, você encontrará Spekkio, o Mestre da Guerra! Além de lhe ensinar magias ele representa um desafio aos jogadores pois, a sua força é a força dele, ou seja, a cada vez que enfrentá-lo ele estará no seu nível. Caso vença as batalhas contra ele, diversos prêmios poderão ser ganhos, principalmente Tabs. Fale com ele e ele lhe explicará algumas coisas sobre a "Magia" e os quatro elementos: Lightning, Water, Fire e Ear.... SHADOW! Para que ele lhe ensine as magias, você tem que dar três voltas na sala em sentido horário, encostando nas paredes e partindo da porta. A força que você provavelmente verá é a de um Kilwala (Level 10~19), mas alguns apressadinhos podem encontrar um Amphibite (Level 1~9). Antes de continuarmos a aventure, entre no portal do meio e siga para Proto Dome. Logo abaixo do portal há um Power Tab. Recomendo que você faça o caminho de voltar à Bangor Dome para utilizar o portal e liberar dois pilares de luz (Bangor Dome, 2.300 A.D.; Guardia Forest, 1.000 A.D.). Volte para The End of Time e entre no portal para Medina Village, 1.000 A.D., acima do portal de Proto Dome, 2.300 A.D..

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Voltando para casa! - The Village of Magic
Itens: 1x Magic Tab, 1x Speed Tab, 2x Ether, 1x MagicScarf, 11x Mid Ether e 1x Taban Vest
Level Recomendado: 12~14
Equipe: Crono, Marle, Lucca e Robo

Medina Village (1.000 A.D.): A equipe sairá dentro de um armário de uma das casas de Medina Village. Conversando com os habitantes da casa você descobrirá que esta é a vila dos Mystics, raça de demônios/humanos que perderam a grande guerra ao lado de Magus, em 600 A.D.. Não há muito o que fazer na vila. Na Elder's House você encontra um Speed Tab na mesa do primeiro andar e no segundo andar você encontra um Magic Tab. O Inn e o Market de Medina vendem os itens à quantias que são muito altas, portanto, nem pense em gastar seu precioso dinheiro nestes equipamentos. Para curar HP/MP basta voltar à The End of Time e utilizar o ponto luminoso. Sem mais o que fazer, siga para o extremo esquerdo do mapa e entre na casinha chamada Melchior's Hut.

Melchior's Hut (1.000 A.D.): Melchior, o vendedor de armas, voltou da Millenial Fair para casa. Fale com ele e compre alguns equipamentos. Uma Red Katana para Crono, um Robin Bow para Marle e uma Plasma Gun para Lucca (caso você não tenha pego nenhuum destes em Factory) e Titan Vests para a equipe inteira. Quando sair, ele lhe dirá que há uma caverna nas montanhas à norte de sua casa, e que leva à região de Truce. É a Heckran Cave (foto abaixo), justamente para onde estamos indo.

Heckran Cave (1.000 A.D.): Recomendo que use Robo aqui, visto que a maior parte dos inimigos são vencidos apenas com ataques mágicos. Assim que entrar você será recebido por dois Henchs. Suba esse corredor derrotando todos os inimigos e siga para a esquerda, em direção ao canto inferior esquerdo onde encontrará uma passagem. No meio do caminho você tem de descer duas escadas e, entre elas, há um baú com um Ether. Na nova tela, derrote os dois Tempurites e desça uma tela. Siga para a esquerda e derrote os três Rolypolys e os três Cave Bats para pegar, no baú, um MagicScarf. Volte e siga para a esquerda, encontrando um Mid Ether no baú. Continue seguindo para a esquerda e, mais acima, há um baú com um Ether. Quatro Tempurites aparecerão. Após derrotá-los, desça uma tela e siga para a esquerda, derrotando mais Rolypolys e Cave Bats. Neste longo corredor com um Jinn Bottle, você encontrará um baú selado. Entre na passagem acima do baú e caia na correnteza. Caminhe até atingir a marge superior, próxima à um senhor McCoy. Use um Shelter e salve pois é hora de enfrentar Heckran.

Chefe: Heckran
HP: 2100
EXP: 250 - TP: 10
G: 1500G
Heckran é extremamente fácil, e o terceiro dos chefes que podem ser vencidos facilmente com estratégias simples. Basta utilizar Techs mágicas nele. Deixe Crono conjurando Lightning para 110~140 de dano e Marle e Lucca agindo juntas com a Double Tech Antipode, que deve causar em torno de 270~310 de dano. Preste atenção em Heckran antes de lançar uma magia. Se ele "ligar" o modo de defesa/contra-ataque (ele coloca a garra na frente, como se estivesse defendendo, mas não deixe se enganar, preste atenção nos diálogos pois há momentos em que ele está assim e com o modo de contra-ataque desligado) não ataque-o. Aproveite esse tempo para usar a Double Tech de Crono e Marle, Aura Whirl, para curar o grupo e, também, deixar as barras de ATB cheias. Se você atacá-lo quando ele estiver defendendo, prepare-se para a Ocean Wave, um ataque razoavelmente forte e que atinge todos do grupo. Não há motivo para se preocupar com as bolhas e os Cyclones dele, afinal, ele constantemente defende, o que lhe dá a chance para se curar.

Vencida a batalha, preste atenção no que Heckran diz. Magus? Lavos? 600 A.D.?! Lucca conclui que devemos ir para o passado e impedir que Magus "crie" Lavos, eliminando o mal pela raiz. Siga para a fonte adiante e pule para sair ao lado da casa de Lucca. Aproveite que está por perto e vá na casa de Lucca. Taban preparou um equipamento para a filha (ele fará mais equipamentos em outras ocasiões...), a Taban Vest, portanto, não deixe de falar com ele. Lembra-se de Fritz, o jovem que você libertou na prisão de Guardia Castle? Então, siga para o Market e fale com ele para ganhar DEZ Mid Ethers!! Passe em sua casa para ver a reação de sua mãe (você quase foi executado, lembra-se?). Siga para Leene Square e, na tela onde Lucca instalou os dois Telepods e fez a apresentação, ainda está o portal para Truce Canyon, 600 A.D.. Entre por ele e você sairá em The End of Time, liberando mais dois pilares. Siga para o pilar de Truce Canyon, 600 A.D. pois é hora de acabar com Magus!
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©RPG aQui! 2004 - http://rpga.cjb.net/
Seção feita por Spider
Colaboração: Majin Alucard, Omnicrone_RED e Masamune

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