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Introdução |
Após
assistir a introdução de Terranigma (basta aguardar alguns instantes depois
de iniciado o jogo em seu Super Nintendo/Emulador) e escolhido New Game
você começará seus primeiros de muitos movimentos sob o comando de Ark.
Prepare-se pois você está prestes a iniciar uma longa aventura
e que lhe trará muitos desafios, porém diversão e experiências
nunca vividas em um jogo antes. |
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Logo que começar a jogar você, Ark, será acordado por Elle, sua grande
paixão, pois um pesadelo estava importunando seu sono. Ark diz que este
pesadelo tem se repetido (seria a introdução do game o pesadelo?). Elle
diz para você sair de sua cama um pouco e ir ver o céu que esta com uma
cor Azul Cristal. Após ela se retirar do quarto você ganhará controle
sobre Ark (aproveita para se acostumar com o game).
Siga uma sala abaixo e uma à esquerda. Você será parado
por uma estranha voz que ecoa em sua mente: "....someone....help....".
Se falar com os quatro homens ao seu lado um deles falará algo a respeito
de uma voz pedindo ajuda, e também como invejam que Elle o acorde todos
os dias. Após o papinho, siga uma sala acima e você encontrará com o Elder,
dono desta casa que você reside. Ele lhe dará uma bronca pois você tem
aprontado muito ultimamente (sim, a sua fama na vila não é lá essas coisas...)
e o que você tem a lhe dizer a respeito aonde surgirão duas opções. Escolha
a primeira para pedir desculpas. Ele dirá que você deve desculpas às costureiras
(a casinha com nome Weaver's) e não à ele. Desça então três salas e você
sairá do lado de fora da casa.
Repare que o nome da cidade é Crysta e que existem diversas
locações, algumas inclusive muito inúteis, a se visitar. À extrema esquerda
está a cartomante que sempre lhe dirá algumas instruções para que não
fique preso e não deixe de avançar no game. Indo para a direita e atravessando
a ponte está o Mercado (Merchant) e do lado o Magishop (é Magishop mermo).
Para mais detalhes quanto à estes dois últimos confira em "Informações
Gerais". Logo acima da Elder's House está o Weaver's. Chegando lá conversa
com a mulher que está logo à frente de Elle, escolha "Apologize" quando
surgir opções e por fim saia da casa.
Volte a Elder's House. Suba uma tela e chegando lá aqueles quatro homens
(na verdade três pois um deles está se borrando de medo atrás de mesa)
estão tentando abrir uma porta azul, que de acordo com o Elder, nunca
deveria ser aberta. Um deles o desafia a abrir a porta, aceitando ou não
basta carregar dois daqueles três potes na parte superior da sala e arremessá-los
contra a porta. Abrindo-a os quatro homens sairão cagando de medo! Hehehehe,
entre na porta e desça dois andares. Ao chegar em um longo corredor escuro
a voz ecoará em sua mente novamente. Continue firme seguindo em frente
e você encontrará uma caixa flutuando e girando. Essa é a Pandora's Box.
Examine-a para conquistá-la. Dela, um serzinho chamado Yomi sairá. Ele
lhe explicará que ele também é um ser vivo e também sabe falar (Ark indagou-o
quanto a isso). Após explicar também que a caixa agora lhe pertence, ele
dirá que para entrar dentro dela (?) basta apertar SELECT em seu controle.
Antes de ganhar controle sob Ark, Yomi fará um Tour ao redor da caixa
e lhe explicará o que há de útil nela. Para mais explicações vá em "Informações
Gerais". Repare que na sala das armas, Weapon's Room, há uma pequena luz
brilhando. Após as explicações em torno da caixa ele dirá para você ir
a Weapon's Room, pois algo o aguarda lá. E de fato isso é verdade pois
examinando aquele ponto luminoso você conquistará a CrySpear, sua primeira
arma do jogo.
Saindo da caixa você encontrará Elle. Ela dirá que você não deveria ter
entrado na porta, pergunta o que é Yomi, e rapidamente ela começa a se
sentir mal e então é congelada (se você for na casa no canto superior
esquerda antes de tudo isso e conversar com uma das crianças, esta dirá
que teve um sonho aonde todos foram congelados...). Ark então se desespera
e toma satisfações com Yomi, que diz que a culpa não dele porém ele sabe
como salvá-los. Subindo as escadas você verá que todos realmente foram
congelados. Tente sair da Elder's House e você encontrará com o Elder
em pessoa. Este brigará com Ark, porém ele segue adiante pois deposita
em você a esperança de que ainda é possível salvar a todos. De acordo
com ele isso tudo ocorreu porque você se interagiu com um objeto de outro
mundo, e que os dois mundos entraram em colapso. Para tentar salvar a
todos você deverá encontrar Cinco Torres, e nelas vencer certos desafios
para livrar essa maldição das pessoas dos diversos continentes (???).
Esclareça suas dúvidas falando com o Elder novamente (você pode recuperar
seu life com ele escolhendo a opção "...I'm Tired..."). Pegue 50 Gems
e um S. Bulb nos dois baús e saia da cidade de Crysta (um portão surgiu
para o mundo afora).
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Saindo
de Crysta note que há uma espécie de teto correndo acima de sua cabeça...
isso se dá porque você está no interior do planeta... Siga um pouco
abaixo e depois continue à esquerda e você se deparará com uma espécie
de construção... seria uma das 5 Torres? (duh, porque será que o sub-título
acima é Torre #1?) Então... entrando na torre você verá que ela além
de ser alta possui uma face nos portões (?) que após alguns diálogo
libera a sua passagem.
Entre na torre e na nova tela você pela primeira vez
entrará em combate em Terranigma. Não há segredo neste primeiro momento,
apenas ataque os inimigos e siga uma tela acima. No andar superior desça
as escadas a sua frente, desça um pouco no novo piso e suba na plataforma
no meio da sala. Ali você enfrentará três inimigos e, após vencê-los,
você libertará uma alma que abrirá passagem para o andar superior. Siga
para a entrada do novo andar, mas antes siga para a direita e encontre
sua primeira Magirock!
No novo andar desça as escadas e você se deparará com um novo inimigo
mais poderoso, o Living Statue que requer muitos golpes para ser derrotado
à essa altura do game. Vencido, siga para o canto superior esquerdo
e pegue uma Magirock.
Agora vá para o canto inferior direito e derrote o inimigo para libertar
mais uma alma.
Volte
e siga para o canto inferior esquerdo, pegue no baú a sua frente um
S.Bulb e desça para atravessar a janela em frente. Suba pelas correntes
e você alcançará o último andar. Na nova tela desça para o piso inferior,
e pegue uma Magirock.
Volte e siga pelo caminho superior caindo aonde não houver apoio. Vá
descendo, se quiser voltar suba na plataforma do meio e caia aonde não
houver apoio, agora se quiser continuar apenas siga pela escada à direita
e vá subindo até as escadas que o levarão ao último andar, na parte
superior da tela. Contorne a orla do último andar e você encontrará
pela primeiro vez o Guardião
das Torres. Fale com ele e, para provar que você é realmente digno,
ele lhe desafiará a vencer um grupo de Red Huballs. Vencidos entre pela
porta. Nela você verá uma animação aonde Ark
liberta as pessoas da Eurasya
(Europa e Asia Ocidental). Logicamente falando através das outras quatro
torres você conseguirá libertar mais pessoas. Saindo da torre volte
para Crysta para conferir as pessoas descongeladas ou siga para a Segunda
Torre.
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Para chegar até aqui basta avançar alguns passos no mapa através do
estreito entre as montanhas e atravessar a ponte à esquerda, chegando
em frente a torre, agora basta só entrar. Logo que entrar passe pela porta
e na primeira tela pegue o caminho a esquerda, suba as escadas, desça
e encontre uma Magirock!
Siga para a direita e desça para pegar 30 Gems no baú. Suba e note que
em cada uma das cachoeiras nos lados do andar, existem duas estátuas,
e uma delas é diferente da outra (possui uma Gema Rosa na cabeça). Tente
empurrá-las para revelar uma escada que o levará ao piso superior. Faça
isso primeiro na estátua da direita. Já no andar superior pelo lado da
direita suba e ative o botão. Desça e pegue uma Magirock!
Volte ao andar inferior e pegue o caminho da esquerda, mova a estátua,
revele a escada e suba para o andar superior.
No
novo andar desça toda vida e você encontrará um inimigo diferente, Cadet.
Vença-o e pegue no baú ao lado dele um S. Bulb. Agora suba até não consigar
mais aonde você encontrará outro botão, que abrirá uma porta no piso inferior.
Desça as escadas logo abaixo do botão e circunde a área de água acima
para chegar a passagem agora revelada, que o levará a uma escada para
chegar a um novo andar. Agora siga para a esquerdam, ative o botão, empurre
a Estátua
com a Gema Rosa na cabeça, ative o botão logo abaixo dela, tome cuidado
com o Cadet e depois desça. Continue indo a esquerda e ative o outro botão,
empurre para cima a estátua com Gema Rosa e ative o outro botão. Com os
quatro botões ativados sua passagem será liberada para um novo andar quando
uma ponte é revelada. No novo andar siga para o canto superior esquerdo
e pegue mais uma Magirock!
Repare bem na Estátua
abaixo com a Gema Rosa. Basta empurrar está e uma outra que está do outro
lado da sala para abrir uma escada na parte de cima da tela. Suba a escada
e no novo andar contorne a tela e na parte inferior da tela carregue um
dos potes em chamas e jogue-o contra o Botão
que está fora do seu alcance. Agora atravesse a passagem aberta, fale
com o Guardião
e entre outra vez no portal para libertar mais um continente, desta vez
América
do Sul! Volte para Crysta e confira mais pessoas descongeladas ou
siga para a Terceira Torre!
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 Partindo
da Segunta Torre volte para a direita e basta seguir caminho para cima
para atingir a Terceira Torre. Passe batido pela entrada e basta andar
normalmente que os bloquinhos formarão uma ponte para se atravessar o
foço (não há andares inferiores e se você subir e cair no "escuro" você
perderá life ao invés de descer um andar). Siga para a direita e suba
diretamente até chegar em uma escada. Desça através dela e pegue no canto
extremo esquerdo da sala uma Magirock!
Agora volte e siga para o meio da sala e suba as escadas. Repare no baú.
Parece inalcansável mas basta você atravessar esse muro falso a sua frente
para chegar até ele e conseguir um S. Bulb. Agora suba para chegar nas
escadas que o levarão ao andar superior.
Lá, siga para a esquerda, suba pela escada para chegar
ao piso superior, lá, desça até chegar em quatro botões (cuidado com as
lanças que saem frequentemente da parede, basta aguardar alguns segundos).
Para atravessar o foço basta você acionar o botão respectivo ao bloquinho
duas vezes, uma para ativar seu movimento e uma segunda vez para pará-lo
na posição desejada. Com bastante habilidade no controle é possível atravessar
o foço na posição inicial da ponte. Do outro lado continue contornando
a tela e tomando cuidado com as lanças. Chegando ao final do caminho no
piso superior você encarará um inimigo um tanto quanto chato. Ele se chama
Guardner
e tem a capacidade de mandá-lo para o mundo dos sonhos (duh, fazê-lo apagar
de tanto sono) e com isso lhe teletransportar para a entrada da torre.
Para vencê-lo basta executar um ataque aéreo em sua cabeça (pule e ataque).
Desça as escadas abaixo e suba as escadas para chegar ao andar superior,
à esquerda. Lá, siga para um dos lados e vá tomando cuidado com lanças,
inimigos e o maldito Guardner até chegar em uma porta bem iluminada, passe
por ela.
Na
nova sala siga para a esquerda e pule o foço para a área a esquerda para
conseguir um Sleepless Seal no baú que, com ele equipado, você ficará
imune a Magias de Sleep (como a do Guardner, por exemplo). Volte ao caminho
e siga diretamente para a direita para alcançar uma Magirock!
Volte mais uma vez ao caminho central e siga diretamente para cima, aonde
você chegará em outra daquelas portas bem iluminadas, só que para abrí-la
desta vez basta apertar os botões a sua frente. Assim que você abrir um
monte de Red Huballs sairão da porta para atacá-lo. Derrote-os e continue
em frente! Na nova, e última tela desta torre, só é necessário contornar
a orla do grande foço. Agora siga para a área central aonde você será
preso e desafiado a vencer um Cadet turbinado. Mas peraí! São três! É
que dois são falsos e você deve acertar o verdadeiro. Para acertá-lo note
que a magia de ataque dele vem mais rapidamente, mas há muitas vezes que
os três são falsos. Atacando um falso você terá de enfrentá-lo (é apenas
um Cadet medíocre). Após vencê-lo sem muita dificuldade entre pela porta
(pois o caminho que havia sido trancado agora está liberado) e liberte
a África!
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 Partindo
da Terceira Torre basta descer alguns passos e seguir para a direita subindo
um pouco para atingir a já visível Quarta Torre. Entre na Torre e logo
que entrar você encontrará o Guardião que lhe desafiará. Mate os Cadets
e depois siga tanto para a esquerda ou para a direita. Chegando no piso
superior caia aonde não há muro para chegar ao andar inferior. No novo
andar existem quatro buracos no chão que, caso você caia em algum deles,
o levarão para algum lugar da fase. Três deles o levarão para um mesmo
lugar e o buraco restante, o buraco da parte inferiora direita, o levará
a continuação no avanço da fase. Primeiro caia em um dos três buracos,
recomendo o superior direito, e então siga todo o caminho até subir de
andar. No novo andar desça e pegue em cada lado 44 Gems e uma Magirock!
Volte de onde veio e suba as escadas até chegar em um novo andar sem escadas
visíveis. Basta seguir para baixo e você avistará duas cordas, desça e
atravesse a corda de baixo. No meio do caminho você pegará uma Magirock!
Continue em frente e pegue nos dois baús um Life Potion e um M. Bulb.
Agora volte tudo até o andar da escolha dos quatro buracos a se cair.
Pegue desta vez o buraco inferior da direita e siga caminho em frente.
Suba todas as escadas (quatro lances de escadas) e no terceiro andar siga
para baixo (único caminho) e quando o caminho se dividir siga para cima
e pegue um Crystal
Thread no baú. Agora volte ao caminho central e continue a descer.
Agora você avistará mais cordas a se atravessar. Opte por atravessar a
corda inferior e do outro lado pegue logo depois da última corda uma Magirock!
Agora atravesse a corda mais próxima de você e você encontrará o Guardião
que lhe desafiará contra o chefe Dancing Huball Troupe. Vença-o apenas
acertando e matando a bola laranja da série de bolas azuis. Após vencer
entre pelo portal e liberte a América
do Norte!
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 Agora
saia da Quarta Torre e se dirija novamente a Crysta. Em Crysta, vá falar
com Elle no Weaver's com o item Crystal Thread equipado. O papo não
será longo. Após acordar na sua cama vá vê-la novamente à noite
e converse com ela. Depois, veja-a novamente de manhã e você ganhará o
item ElleCape.
Você se pergunta o porque deste item? Eu apenas poupei o seu tempo, pois
se tentasse entrar na Quinta Torre (que se localiza à direitada Quarta
Torre) sem o ElleCape equipado, você simplesmente seria mandado para fora
da Torre pelo Guardião!
Agora siga as coordenadas em direção à Quarta Torre
e depois em direção à para a Quinta Torre! Prepare-se
pois os piores pesadelos o aguardam nesta torre! Buh!
Chegando
na quinta torre basta entrar e você encontrará o Guardião! Como dito,
ele tentará lhe expulsar, porém será em vão caso você esteja com o ElleCape
equipado! Siga adiante nos próximos 3 andares apenas subindo as escadas
sem se preucupar com os inimigos que estão nestas. Ao chegar no último
andar você verá uma porta enorme com uma imensa luz vindo do lado de fora...
NÃO ENTRE POR ELA! Você cairá da torre e terá de escalar tudo de novo!
Siga um pouco abaixo e você encontrará o Guardião, e após o papo basta
seguir adiante pelo comprido caminho e você encontrará o primeiro chefe
realmente poderoso, o ShadowKeeper!
ShadowKeeper:
Para vencer o monstrinho basta, inicialmente, atacar suas garras! Cuidado
pois ele avança contra você através de simples passos, investidas com
suas garras e até lasers contra você (estes são uma dor de cabeça)! Vencidas
as duas garras ele começará a usar a própria cauda contra você e agora
o alvo se torna a face de ShadowKeeper! Continue desviando dos ataques
de ShadowKeeper e, vencida a face dele, agora é a hora de atacar o ShadowKeeper
em si! Ataque através do buraco que você fez na face dele. Continue tomando
cuidado com seus ataques e com seu mais novo amigo, sua cauda eletrificada!
Vencido, basta seguir em frente para ressuscitar a Austrália!
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 Antes
de seguir para Crysta para completar este capitulo de sua grande história,
existem dois locais possíveis de se libertar, e, eu recomendo muito para
futuros benefícios, libertar estas duas regiões, a Polinésia e a ilha
Mu. Para libertar a Polinésia suba partindo da Quinta torre, um pouco
a oeste e depois de um estreito, além de estar na margem da água. Entre,
derrote todos os inimigos, incluindo os Whisps fora de seu alcance que
podem ser exterminados com lançamento de jarros que estão por ali. Com
isso o Portal
se abrirá e você conseguirá libertar a Polinésia!
Fácil não?
Agora
para chegar a Mu se torna um pouco mais díficil, apesar de que basta subir
todo o caminho à norte da Terceira Torre. Chegando no local empurre para
cima a terceira pedra da esquerda para a direita. Agora suba pelo caminho
da esquerda e empurre a pedra do meio para a direita. Por fim empurre
a pedra do meio no último lance de pedras para a esquerda e chegue finalmente
ao Portal,
libertando a ilha de Mu!
Agora basta seguir para Crysta para proceder os últimos acontecimentos
deste capítulo! |
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  Chegando
em Crysta todos estarão descongelados e você está livre para ter um último
momento de prosa com eles! Após terminar todo seu papo furado siga ao
Elder para falar com ele! Então saia da vila e siga para o buraco (que
surgiu) a direita. Lá, fale com o Elder e quando ele perguntar se você
está pronto diga que não! Volte e despeça-se de Elle e só então fale novamente
com o Elder para pular no buraco e terminar este capítulo!
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